Prolog App - Gestão de Pneus

Mais economia em pneus e combustível para a sua frota em uma única solução

Programa para controle de pneus: por que você precisa de um

Existe um programa para controle de pneus que pode te ajudar a aumentar a durabilidade dos pneus e evitar descartes antecipados. Entenda!
entenda como um programa para controle de pneus ajuda a sua frota

Você é responsável pelos cuidados com pneus da frota? Então deve saber que é essencial ter um método ou um programa para controle de pneus.

Caso contrário, você precisa deste artigo. Continue lendo.

Um monitoramento eficiente depende de diversas constantes, como: a verificação da pressão dos pneus, a inspeção dos sulcos, o controle do nível de desgaste, entre outras.

As formas de realizar esse monitoramento também podem variar, sejam planilhas, através de sistemas ou aplicativos. Recentemente, o conceito de “mapeamento de pneus” nos chamou a atenção.

Embora não seja um termo tão comum assim, vale a pena entender do que se trata e como aplicar essa organização na sua frota.

O que é mapeamento de pneus?

“Mapear” alguma coisa é fazer um controle de item a item, reunindo todas as informações mais importantes. “Levantamento de dados” e “traqueamento” são outros conceitos que podem ser usados para entender do que estamos falando.

Com os pneus, significa que o gestor desta parte da operação deve saber qual é o tipo, modelo e marca do pneu sendo utilizado em cada veículo, há quanto tempo está sendo usado, qual o nível de desgaste de cada um, e assim por diante.

Esse mapeamento, ou controle de pneus, é um auxílio para entender qual a posição que cada pneu está, qual é a hora de fazer a calibragem, quando realizar um rodízio, qual o CPK de cada veículo e como está o desempenho geral dos pneus da frota.

Diversas tarefas relacionadas aos pneus podem ser facilitadas com esse acompanhamento mais próximo.

Como é possível fazer esse controle?

Você pode ter todas as informações anotadas à mão e arquivadas, usar uma planilha no seu computador ou adquirir um programa de controle de pneus.

Quer entender um pouco mais como funciona cada processo?

Ao fazer tudo na mão, você (e os demais colaboradores responsáveis por esta tarefa) acabam perdendo muito tempo. O processo acaba apresentando mais erros no caminho também.

Além disso, torna-se bastante fácil perder dados e não conseguir montar um histórico para criar relatórios e analisar o dia a dia da frota.

Já com a planilha, alguns desses problemas são resolvidos.

Embora o preenchimento das informações não seja necessariamente usando um sistema tecnológico, muitas vezes precisando imprimir as tabelas para completar durante uma inspeção de pneus, os dados podem ser inseridos na planilha posteriormente e tudo estará ali para revisitar com maior facilidade futuramente.

Porém, ainda falta um processo que aumente a produtividade e eficiência das inspeções.

Aqui entra o programa para controle de pneus. Com um verdadeiro sistema, usufruindo das tecnologias disponíveis para gestão de frotas, é possível melhorar não apenas o tempo e facilidade de preenchimento das informações, mas também a precisão dos dados.

Quais os benefícios de um programa para controle de pneus?

Diferente dos outros métodos de monitoramento, o programa para controle de pneus se destaca. Ele tem, por exemplo, a vantagem de automatizar algumas funções e gerar relatórios.

Outro exemplo é que você pode determinar um limite de profundidade do sulco e ser avisado quando atingi-lo.

Além dos benefícios relacionados a processos e produtividade na inspeção de pneus, você ganha ainda mais conveniências, como:

Segurança na estrada

Cuidar dos pneus significa que eles terão menos desgaste e estarão sempre nas condições ideais para encarar as rodovias brasileiras (que podem ser bem precárias). Assim, evitando acidentes e demais problemas.

Redução de consumo de combustível

Junto dos pneus, é o maior gasto das operações de transporte. Isso você já sabia, mas sabia que também é possível reduzir combustível ao usar um programa de controle de pneus?

Conforme você realiza os cuidados apropriados, verá que o consumo de combustível se torna mais eficiente.

Uma demonstração disto é quando a calibragem de pneus é feita corretamente. Se os pneus ficam baixos, o consumo de combustível aumenta porque o veículo precisa de mais força para se movimentar e ganhar velocidade.

Localização de pneus

Fica mais fácil encontrar os pneus quando realizando o mapeamento deles, certo? Se você tem um sistema indicando em que veículo está cada pneu, você pode acessá-lo e encontrar rapidamente o que precisa.

Mais do que isso, você pode encontrar todo e qualquer tipo de informação relacionada aos pneus no programa.

No todo, o mapeamento de pneus precisa acontecer. É fundamental e inevitável. Isto é, se você quiser ter controle total sobre as condições físicas dessas peças.

Pensando nisso, nós desenvolvemos uma solução que pode te ajudar:

Descubra a gestão de pneus Prolog e entenda se ela é a ideal para a sua frota.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.