Recapagem de pneus gera economia para a frota? Confira a resposta

Será que a recapagem de pneus é mesmo uma ação que reduz custos na frota? Você pode ter a resposta definitiva hoje, basta ler esse texto.
a recapagem de pneus pode reduzir custos na sua gestão de frotas

Embora a maioria das frotas de ônibus e caminhão já realizam esse processo no Brasil hoje em dia, muitas continuam perdendo pneus pela impossibilidade de recapar.

Para entender porque isso acontece e como melhorar o índice de recapabilidade dos pneus, preparamos esse conteúdo para você.

Além disso, esse procedimento tem impacto direto na redução de custos da frota e sustentabilidade. Vamos lá?

Redução de custos para a frota

O processo de recapagem tem um preço médio de 400 reais. Caro? 

Bem, se comparar com a aquisição de um único pneu novo por um mínimo de 2 mil reais, fica baratinho, né?

Aqui fica claro o motivo de a recapagem de pneus ser uma via de economia para as transportadoras, seja de cargas ou passageiros.

Sustentabilidade: economia de recursos

Ainda no viés da economia, esta se dá também pensando além da transportadora. O que isso quer dizer?

A recapagem de pneus utiliza apenas 20% da matéria-prima necessária para a produção de um pneu novo. Sabia disso?

Do ponto de vista de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, é um ponto extremamente positivo para a recapagem.

Maior durabilidade de pneus

Os pneus duram em média 5 anos. Isso, é claro, se você faz uma boa gestão de pneus e os mantém sempre calibrados, limpos, etc. Se você ainda não sabe todas as tarefas dessa gestão, confira nosso post sobre o assunto depois.

Antes disso, você precisa saber que: os pneus recapados podem durar até mais 2 anos após realizado o processo. Como este pode ser repetido mais 1 ou 2 vezes ainda, você ganha uma média de 5 anos a mais para os pneus da frota.

Lembre-se: para a recapagem ter essa durabilidade, a gestão dos pneus é ainda mais crucial.

Processo seguro

Alguns gestores ficam em dúvida sobre a realização desse processo apenas por falta de informação sobre a segurança da recapagem. Mas estamos aqui para te afirmar:

O processo é, sim, seguro!

Contudo, é importante realizar testes que garantam a segurança dos pneus reformados e sua utilização, como fez a prefeitura de Socorro. Além disso, é obrigação que os pneus reformados sejam registrados junto ao INMETRO.

Processo de recapagem de pneus

O primeiro passo da recapagem é a inspeção do pneu feita de maneira rígida para garantir que o mesmo pode de fato passar por esse procedimento e ter um resultado bom e seguro. 

Por exemplo, se o pneu estiver com desgaste excessivo, abaixo do determinado pelo INMETRO, de 1,6 mm, ele deve ser descartado imediatamente. Não serve para recapagem e, muito menos, para continuar rodando.

Uma dica: optar por uma empresa recapadora especializada, profissional e certificada/autorizada é essencial para a segurança da reforma dos pneus.

Que tipo de pneus podem ser recapados

A recapagem é mais comumente feita em pneus de veículos pesados. Para veículos leves, apesar de ser possível, não é uma prática recomendada. Inclusive, é proibida para veículos como ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos.

Reforma de pneus

Apesar de ser um tipo de reforma de pneu, há uma diferença entre reforma e recapagem de pneus.

Isto é, os pneus reformados também podem ser recauchutados ou remoldados. Os processos são diferentes. Neste primeiro, a borracha é “substituída” em toda a superfície de contato dos pneus — mas a borracha velha não é retirada, a aplicação é feita sobre ela.

Já na remoldagem, o pneu passa por um processo de reconstrução. Toda a borracha e componentes são retirados, ficando apenas a estrutura interna do pneu para utilizar materiais novos e ter um produto seminovo no final.

Pneus reciclados

Mesmo que cerca de 80% dos pneus de ônibus e caminhões no Brasil sejam recapados, ainda se perdem muitos pneus pelo cuidado errado (gerando recusa de recape) ou pela falta de conhecimento.

Entretanto, os pneus também podem ser reciclados e utilizados para, por exemplo, confeccionar pisos de quadras poliesportivas e pavimentos de rodovias.

Uma informação extra: cada pneu recuperado e reutilizado proporciona uma economia de em torno de 80% de energia elétrica e 57 litros de petróleo.

Com todos esses dados em mãos, você já chegou à conclusão de que a recapagem de pneus é um benefício para a sua frota?

Para aprender ainda mais sobre pneus e sua gestão, faça download do nosso material gratuito: Guia da Gestão de Pneus.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.