Gestão de pneus: benefícios da aferição de pneus com o uso de tecnologia

Luiz Felipe
Luiz Felipe

Aferir frequentemente os pneus já é uma atividade conhecida por equipes de gestão de frotas. Os gestores, e os próprios colaboradores da equipe sabem bem como o controle da calibragem e do desgaste dos pneus afeta suas rotinas e o desempenho dos veículos.

Mas quais os benefícios de usar tecnologia e equipamentos digitais no processo de aferição?

Veja ao longo deste texto!

Precisão das informações

Se comparados as ferramentas manuais, os equipamentos como profundímetros e calibradores digitais, proporcionam ganhos significativos de assertividade na informação. O equipamento já proporciona essa vantagem pela tecnologia que utiliza. Mas, além disso, há a vantagem da possibilidade de dispensa de anotação e transcrição das informações para um sistema de gestão.

Geralmente, as ferramentas digitais trazem acoplados dispositivos que permitem a conexão e transmissão de dados para outros equipamentos, como tablets, smartphones e computadores. Isso acontece por exemplo, através do uso de bluetooth. Aliando a coleta e o lançamento das informações, evitam-se perdas e erros, aos quais um processo manual está suscetível.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Tempo de aferição e redução do retrabalho

Outra vantagem do uso da tecnologia na gestão de pneus, é o tempo de execução do processo de aferição. Apenas a etapa de medição dos sulcos e checagem da pressão, já pode ser feita com muito mais agilidade. Quando o processo é feito por um equipamento digital, capaz de salvar os dados coletados e exportar para o sistema de gestão, além dos possíveis erros, o tempo de realização da atividade é diminuído. Pois, desta forma, são eliminadas outras tarefas manuais que seriam desempenhadas por exemplo, por um grupo de funcionários.

Veja um exemplo disso, com um vídeo comparativo entre método tradicional X método Prolog de gestão de pneus.

Visibilidade da frota e planejamento

Um grande estudioso da área de gestão, Peter Drucker dizia que “Se você não pode medir, não pode gerenciar”. Informações disponibilizadas em maior volume, mais organizadas e atualizadas com maior agilidade, permitem criar um histórico do comportamento dos pneus. Assim, torna-se mais fácil enxergar a verdadeira situação da frota.

Armazenar e analisar as informações, permite estudar e identificar diversos fatores que influenciam na durabilidade dos pneus e desempenho dos veículos. Desse modo, os dados coletados passam a servir não só para ações pontuais e corretivas. Com eles, o gestor consegue ter em mãos o poder de controlar certos acontecimentos, antevendo situações que podem prejudicar o desempenho e a rotina da frota.

Além destes, existem outros benefícios trazidos pelo uso da tecnologia. Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre a aplicação da tecnologia na gestão de pneus e frotas.

Powered by Rock Convert

0 Comments

Deixe uma resposta

More great articles

Como o Prolog pode melhorar a gestão de pneus

A gestão de pneus é sempre um desafio para os gestores de operações de transporte rodoviário. É constante a busca…

Read Story
Quais os melhores indicadores de desempenho na gestão de frotas?

Indicadores de desempenho na gestão de frotas: o que são e por que você precisa deles

Você quer melhorar a sua gestão dentro de uma transportadora? Precisa ainda de algumas dicas? Os indicadores de desempenho na…

Read Story

Como um software para gestão de frotas pode aumentar a produtividade da equipe

A gestão de frotas em operações de transportes é uma atividade que demanda muitas tarefas. São diversos envolvidos nas atividades:…

Read Story

Never miss a minute

Get great content to your inbox every week. No spam.
[contact-form-7 404 "Not Found"]
Arrow-up
Translate »