4 motivos para usar a tecnologia na gestão de pneus da sua operação.

Tempo de leitura: 2 minutos

A evolução da tecnologia tem trazido benefícios para o cotidiano de muitas atividades nos dias atuais. O uso da tecnologia em operações de transportes e mais especificamente na gestão de pneus, tem se mostrado fundamental, para que as empresas possam manter-se competitivas e eficientes.

Ainda não conta com recursos tecnológicos para dar suporte às atividades de gestão de pneus na sua operação? Neste texto trazemos quatro motivos para que você passe a usar a tecnologia. Confira!

1 – Economizar: tempo, esforços e recursos

Muitas vezes, uma das principais preocupações na hora de optar por implementar uma tecnologia é o quanto ela representará no custo da operação. No entanto, é importante mensurar também os benefícios, e os custos paralelos que serão diminuídos ou extintos com a introdução de recursos tecnológicos. Se comparada a uma metodologia manual de gestão de pneus, certamente o uso de tecnologia trará reduções no tempo de realização das atividades, recursos humanos (esforço da equipe) investidos no processo, recursos materiais (papel, impressões, materiais de escritório).

2 – Padronizar processos

O uso de softwares, aplicativos e outras tecnologias, facilita a definição de parâmetros na operação. Por meio deles, todos os detalhes podem ser inseridos no dia a dia da equipe através de dados previamente cadastrados, campos de preenchimento obrigatório, formulários personalizados, entre outras possibilidades. Estabelecer o fluxo de trabalho, regras em relação aos processos, responsáveis por atividades e a forma de realizá-las torna-se mais fácil e confiável, quando todos esses detalhes estão imputados dentro de um sistema de gestão. Além disso é possível medir também a aderência e engajamento da equipe com a realização das atividades.  

3 – Gerar informação

Outro ponto forte da tecnologia na gestão de pneus, é a possibilidade que elas trazem de armazenar e analisar dados. Além de serem o meio de geração, as ferramentas tecnológicas funcionam como centralizador da informação gerada dentro da empresa. Através da tecnologia é possível gerar, compartilhar e unificar dados vindos de diferentes setores e processos da empresa. Os dados coletados e analisados, se transformam em informação, com a qual é possível embasar a tomada de decisão.

4 – Prever ações

Com informação, processos bem definidos e recursos otimizados a operação pode se tornar mais eficiente. O responsável pela gestão de pneus pode se organizar, e prever as ações que precisa tomar dentro da operação. Sejam elas rotineiras, ou ações estratégicas para trazer mudanças e benefícios para a operação como um todo.

Mais do que pensar na tecnologia como custo, é preciso enxergá-la como um investimento. Antes de qualquer decisão é necessário considerar os benefícios e oportunidades que virão com a adoção de uma nova tecnologia, e sobretudo mensurar o ROI, o retorno que a empresa terá sobre este investimento. Apenas dessa forma, é possível tomar uma decisão assertiva.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *