Mais de 400 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Entenda o que você precisa para o seu planejamento de frotas [ATUALIZADO 2022]

Já está na hora de entender qual é o caminho do seu planejamento de frotas para 2022. Confira algumas dicas do Prolog App aqui.
Como fazer um planejamento de frotas?

O ano de 2022 está se aproximando e queremos te perguntar: você já fez o planejamento de frotas?

Muitos gestores sabem ser preciso planejar com antecedência, mas muitos estão tão ocupados que esta tarefa passa batida.

Embora totalmente compreensível, é algo que deve ser evitado a todo custo.

É essencial para a gestão de frotas que você tire um tempo para analisar o ano que passou e entender qual é a melhor estratégia a ser adotada para os próximos meses.

Com isso em mente, nós preparamos um conteúdo para ajudar a guiar o processo e fazer um planejamento de frotas para 2022 que trará resultados brilhantes.

Por onde começar seu planejamento de frotas

Você precisa fazer uma análise de como foi o ano que passou, tanto externa quanto interna. Ou seja, do mercado que você atua, competidores e oportunidades, mas também de como a sua transportadora performou durante o ano, quais foram os altos e baixos dela.

Certamente, tudo deve ser feito baseado em dados reais. Assim, você garante estar criando metas para a sua empresa de maneira confiável e que estas serão, de fato, atingíveis.

As etapas básicas do planejamento de frotas são: coleta de dados, análise de informações e estabelecimento de objetivos e metas. Após isso, chega a hora da implementação de ações planejadas e o acompanhamento das mesmas para verificação de resultados. E, claro, os reajustes conforme for necessário.

INFOGRÁFICO
6 Tecnologias para incluir no planejamento de gestão de sua frota

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Toda essa última parte será apenas para quando o planejamento de 2022 já estiver em andamento.

Por mais que pareça simples, não podemos deixar de mencionar que tudo está envolvido nesse planejamento, desde o controle de combustível até a compra de novos caminhões para a frota.

O aviso aqui é: não negligencie essa tarefa.

Tendências do transporte de cargas para 2022

As tendências costumam surgir nessa época do ano e elas são bastante importantes para o seu planejamento de gestão de frotas. Por meio delas você consegue definir a necessidade de orçamentos, capacitações, entre outros.

Para 2022, mais do que nunca, as tecnologias se fazem presente.

Já tem algum tempo que a gestão de frotas é dominada por sistemas tecnológicos para auxiliar e substituir trabalhos manuais. Por exemplo, o checklist eletrônico já é usado em muitas transportadoras, tornando o processo de manutenção preventiva mais ágil.

Porém, também temos outras tendências da logística em vista:

Automação de processos

Existem sistemas para cobrir diversas tarefas da gestão de frotas, alguns mais completos, outros mais voltados para assuntos específicos.

Para explicar melhor:

Alguns softwares chegam a lidar com orçamentos, controle de combustível, controle do cronograma de manutenções, controle de rendimentos por veículo e assim por diante. 

Enquanto isso, alguns sistemas são mais exclusivos, focados em tarefas únicas. Um exemplo disso é o sistema de gestão de pneus da Prolog App.

Com ele, você tem o controle total dos pneus da frota, contando com o cronograma de aferições, a abertura de ordens de serviços para corrigir eventuais problemas e uma análise de dados para entender quando está na hora de realizar a troca desses componentes do veículo.

Sustentabilidade

As medidas para transformar o transporte de cargas em uma atividade menos prejudicial ao meio ambiente estão chegando com força — tendo até eventos voltados para a “descarbonização do Brasil”.

Optar por veículos novos e modernos que têm uma queima mais eficiente de combustível, ou mesmo veículos a gás e elétricos, está sendo prioridade nas frotas.

Business Intelligence (BI)

A “inteligência de negócio”, como pode ser chamada em uma tradução livre, é tendência por um motivo simples:

O uso de dados para tomar decisões conscientes e certeiras.

Todas as informações sobre a saúde da frota são reunidas nessa plataforma de BI. Dessa forma, você consegue identificar quais as vantagens das suas operações de transporte, assim como as falhas que têm atualmente — principalmente em relação à falta de produtividade e gastos excessivos.

O que fazer para melhorar a gestão de frotas em 2022

A melhor coisa que você pode fazer para o seu planejamento de frotas para o próximo ano é estudar. Isso inclui tanto estudos sobre a sua própria frota, entendendo os números e as estratégias realizadas para ter esses resultados, quanto leituras sobre as novidades do seu setor.

Você pode ainda aprender um pouco mais sobre o mercado financeiro para 2022 e saber se é a hora certa para fazer investimentos na compra de novos caminhões, por exemplo.

Estar atualizado é um ponto-chave para fazer um bom trabalho e tomar decisões corretas e eficientes.

Para isso, nós estamos aqui sempre trazendo o que você precisa saber para melhorar sua transportadora.

Confira nosso material que inclui 6 tecnologias para o seu planejamento de frotas para 2022 — baixe gratuitamente!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.