Você tem um checklist para caminhão de lixo? Sabe quais os itens mais importantes para inspecionar? É isso que vamos falar hoje.
Embora sejam veículos bastante comuns, estando presentes em todas as cidades do Brasil, será que eles são bem cuidados? O caminhão de lixo costuma ser uma propriedade do município, mas isso não quer dizer que os cuidados precisam ser precários.
Eles ainda precisam passar pelo processo de manutenção preventiva a fim de evitar, é claro, os perigos. Portanto, trouxemos hoje os principais itens que devem ser inspecionados no caminhão de lixo.
Hidráulica
O caminhão de lixo depende da hidráulica para cumprir sua função. Afinal, é a partir desta que o peso do lixo é levantado e/ou empurrado para dentro do caminhão. Algumas coisas que você pode incluir para conferir no seu modelo de checklist para este tipo de veículos são:
Filtro
É preciso conferir se há sujeiras ou detritos que podem entupir o filtro e prejudicar o funcionamento da máquina.
Haste do cilindro
Quando a haste está danificada, pode haver vazamentos. Então, procure por desgastes nesta região.
Linha de fluidos
Verifique se há vazamento em alguma região, mesmo que a haste esteja normal. Isso é sinal de problemas na linha de fluidos e precisa ser investigado um pouco mais a fundo.
Tambor do cilindro hidráulico
Muitos problemas podem acontecer pela falha do tambor do cilindro, por isso, procure por sinais de inchaço ou outros sintomas ao realizar a inspeção nessa região do veículo.
Carregamento lateral
Procure por sinais de resistência nas laterais do cilindro para evitar problemas mais sérios.
Lâminas do compressor
A olho nu, as lâminas podem parecer perfeitas, mas é preciso inspecionar cada parte dela e garantir que estão limpas, sem resíduos ou detritos. Esta é uma forma de prolongar a durabilidade e funcionamento do veículo.
Além disso, procure os parafusos e pinos para garantir que estão bem presos à estrutura — nem precisa citar o perigo que seria um acidente com essas lâminas, né?
Carregador e braçadeiras (garfos)
O carregador é responsável por levantar os contêineres de lixo para jogar o conteúdo para dentro do caminhão. Esse sistema contém diversas pequenas partes que devem ser inspecionadas com frequência: as roldanas e polias do cabo, as travas para o contêiner, as alavancas de comando, e assim por diante.
Sempre busque por sinais de desgaste em todas as peças e veja se todas as partes estão devidamente lubrificadas para funcionamento adequado.
Para as braçadeiras, ou garfos, cheque todos os pinos e parafusos da estrutura. Eles são cruciais para o bom funcionamento da máquina e segurança do veículo. Confira também a velocidade e lubrificação desses garfos carregadores.
Nível de óleo e fluidos
Não realizar a verificação e troca de óleo quando necessário por causar falhas e barulhos incômodos. É preciso notar, nesse momento da inspeção, se há vazamentos, como está a pressão do sistema e se as válvulas estão limpas.
Qualquer problema nesses componentes, assim como no reservatório de óleo, pode levar o caminhão de lixo à um mau funcionamento e risco à segurança dos trabalhadores.
Cabos da bateria
Inspecionar e manter esses cabos nem precisa dizer porque é importante, né? Mas, ainda assim, vamos reforçar: todo o veículo e suas funções dependem da bateria. Então, os cabos precisam ser bem cuidados e sempre testados para prevenir danos e falhas.
Se o cabo não estiver transmitindo uma carga completa, durante o teste de carga, é preciso corrigir este problema com a equipe de manutenção elétrica. Desse modo, garantindo uma durabilidade maior ao caminhão de lixo.
Para montar o seu check list para caminhão de lixo de modo rápido e prático, conheça o sistema de checklist eletrônico Prolog — com modelos personalizáveis e automatização de relatórios!