O setor de transporte rodoviário de cargas em São Paulo está vivenciando um momento de otimismo.
O Índice de Confiança do Transportador (ICT), que mede a confiança dos transportadores em relação à economia e aos negócios,aumentou para 51,9% no segundo trimestre de 2024, em comparação com o último trimestre de 2023 que havia fechado em 49,8%.
Desenvolvido pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo (FETCESP), esse índice é um medidor importante para entender a percepção dos empresários do setor sobre o ambiente econômico e as expectativas de crescimento.
A pesquisa, realizada entre os dias 15 de abril e 10 de maio de 2024, ouviu 370 empresários do segmento no estado de São Paulo. Os resultados indicam que o otimismo é influenciado pela busca por novos clientes e mercados, a reestruturação de processos internos e o uso de tecnologias emergentes.
Apesar desse aumento na perspectiva otimista, ainda há uma baixa confiança em relação às condições atuais de trabalho, influenciada por questões jurídicas, tributárias e pelo câmbio, com poucas ações de contenção por parte do governo.
Bruno Batista, diretor executivo da CNT, ressaltou em sua fala sobre a importância da confiança dos empresários para impulsionar e realizar investimentos de expansão de negócios no setor de transporte.
“Acompanhar a evolução do indicador que reflete a percepção dos empresários sobre o cenário atual e as perspectivas para os próximos seis meses é fundamental para antecipar a tomada de decisão pelas empresas de transporte. Além disso, o índice auxilia a CNT a identificar as ações prioritárias que devem ser implementadas para a melhoria do ambiente de negócios para os nossos representados”.
Para continuar recebendo notícias e análises sobre o setor de transporte rodoviário, assine nossa newsletter.