Uma gestão de frotas de alto nível depende da análise de diversos indicadores de desempenho e, um deles, é o custo de manutenção e faturamento (CMF) que é relativo à manutenção da frota.
Esse indicador mede a relação entre os custos de manutenção e o faturamento gerado, proporcionando aos gestores uma visão clara sobre a eficiência dos gastos de manutenção e seu impacto na lucratividade da empresa.
Entender esse resultado é fundamental para tomar decisões que promovem, de fato, a otimização (e até redução) de custos operacionais.
A seguir, conheça mais sobre o CMF:
- O que é o custo de manutenção e faturamento (CMF)
- Qual a importância desse indicador para a frota
- Como usar o CMF na sua gestão de frotas
- Como calcular o CMF
- Em que momento utilizar o indicador de custo de manutenção e faturamento
- Como gerar melhorias na sua gestão de frotas com o CMF
O que é o custo de manutenção e faturamento (CMF)?
O custo de manutenção e faturamento (CMF) é um indicador que mede a relação entre os custos de manutenção de máquinas, equipamentos e veículos e o faturamento gerado pela operação responsável.
Com ele, o gestor consegue ter uma visão clara de como os custos de manutenção impactam a lucratividade da empresa.
Quando o CMF está alto, significa que as atividades deste setor estão consumindo uma parte significativa dos lucros da empresa. Quando está baixo, indica que a gestão de manutenção é eficiente.
Qual a importância deste indicador de manutenção para a frota?
Com o custo de manutenção e faturamento, você consegue identificar áreas de ineficiência e oportunidades de melhoria em relação aos custos de manutenção.
Ao monitorar esse indicador, é possível detectar padrões que indicam problemas recorrentes ou gastos excessivos em determinadas áreas.
O CMF também permite tomar decisões informadas sobre a renovação da frota, investimentos em novas tecnologias e ajustes nos processos de manutenção. Também pode ajudar a estabelecer metas para a equipe de manutenção, incentivando práticas mais eficientes.
Como usar o CMF na sua gestão de frotas?
Além de seu papel principal, que é responder ao gestor o impacto dos custos de manutenção em relação aos lucros da empresa, o indicador de custo de manutenção e faturamento também pode ser usado na gestão de frotas para outras análises.
Uma das possibilidades é identificar tendências de aumento de custo ao longo do tempo. Da mesma forma, analisar e entender o CMF em diferentes períodos (mensal, trimestral, anual) ajuda a entender se as ações tomadas estão resultando em melhorias contínuas.
Você ainda pode usar esse indicador de manutenção para estabelecer metas na operação da sua frota, seja ela direta ou indiretamente relacionada.
Por exemplo, uma meta direta poderia ser reduzir o CMF em 10% no próximo semestre. Já uma meta indireta poderia ser melhorar a capacitação da equipe de manutenção.
Além disso, o CMF pode ajudar a identificar outras áreas de análise.
Se você notar uma tendência de aumento nele ao longo dos últimos 3 meses, pode ser hora de avaliar se os veículos precisam ser renovados, se os fornecedores de peças e serviços estão entregando a qualidade esperada, ou mesmo se as práticas de manutenção precisam ser revisadas e otimizadas.
Como calcular o CMF?
Calcular o custo de manutenção e faturamento (CMF) é um processo simples, bastando aplicar a fórmula. Porém, é fundamental que você tenha dados corretos e de alta precisão para obter resultados confiáveis.
Para calcular o custo total de manutenção e faturamento, você precisa dos valores:
- Custo total de manutenção: isso inclui todos os custos relacionados à manutenção dos veículos, como peças de reposição, mão de obra, serviços de terceiros, ferramentas e equipamentos utilizados, entre outros.
- Faturamento total: corresponde à receita total gerada pelas operações da frota, como contratos de transporte, fretes realizados e outros serviços prestados.
A fórmula é:
CMF = Custo total de manutenção / Faturamento total
Em que momento utilizar o indicador de custo de manutenção e faturamento?
O indicador de custo de manutenção e faturamento (CMF) pode ser utilizado em três principais momentos:
- Quando você precisa avaliar a eficiência dos seus gastos com manutenção. O indicador serve para identificar se os custos de manutenção estão impactando de forma desproporcional o faturamento.
- Ele é fundamental nos períodos de planejamento orçamentário. Saber não apenas como está o CMF, mas a sua variação ao longo do tempo permite tomar decisões informadas sobre onde investir e para quais áreas direcionar os recursos disponíveis.
- No momento de definição de metas para o setor de manutenção da frota. A partir da análise do custo de manutenção e faturamento, você consegue identificar possíveis pontos de melhoria na sua gestão e definir suas metas e prioridades para o próximo período.
Como gerar melhorias na sua gestão de frotas com o indicador de custo de manutenção e faturamento?
Ao analisar o CMF, você poderá levantar diversas hipóteses sobre a gestão de manutenção de sua frota. E a partir delas, você terá as bases para começar a levantar, também, as possibilidades de ações para promover melhorias.
Uma das possibilidades é buscar analisar o histórico de manutenções e custos com tipos específicos de problemas, o que ajuda a identificar tendências ao longo do tempo e prever melhor o agendamento de serviços preventivos e menos custosos.
Quando notar um custo de manutenção e faturamento acima dos níveis esperados, também pode buscar entender como está o custo geral por veículo da frota. Você pode acabar se deparando, nessa análise mais aprofundada, que alguns modelos estão precisando ser renovados.
Mais uma ideia para implementar melhorias na sua operação é avaliar como estão os processos de manutenção da sua frota quando identificar um CMF alto. Dessa forma, você pode acabar encontrando processos pouco produtivos e eficientes e que podem, por exemplo, ser automatizados para gerar economia de tempo e recursos.
Se você quer aprofundar ainda mais seus conhecimentos e aprimorar a gestão de manutenção da sua frota, inscreva-se no nosso Curso de Gestão de Manutenção ministrado pelo nosso especialista Emerson Bastos.