Controle de carga em viagem: como fazer e seus benefícios

Entenda o que é um sistema de tracking e como ele ajuda a aumentar o controle de carga em viagem.
Entenda como fazer o controle de carga em viagem.

O controle de carga em viagem, também conhecido como “tracking de entregas”, é uma solução para rastrear as mercadorias durante seu transporte, que pode englobar fábricas, centros de distribuição e o cliente final.

Outra forma de falar sobre o assunto é se referindo a ele como monitoramento ou rastreamento de frotas. De maneira geral, há um grande objetivo nesta ação: 

Aumentar a segurança no transporte, impedindo que as cargas se percam, sejam roubadas ou sofram extravios. Mas, os benefícios vão além disto. Confira, neste post:

Como realizar o controle de carga em viagem

Planejando roteiros com antecedência

Nenhum veículo pode sair da central da operação sem saber exatamente o caminho que precisa percorrer. Isso torna o processo de entregas desorganizado e confuso para você, os motoristas, e até para os clientes da empresa.

Portanto, você precisa ter os caminhos possíveis em mãos e analisar qual é a melhor alternativa. Esta, baseando-se em diversos fatores, como a sequência dos pedidos, as janelas de atendimento do cliente, a distância a ser percorrida, as condições da estrada, o movimento no horário de saída da frota, combinar as coletas com as entregas, e assim por diante.

Para isso, você precisa de um sistema de tracking que seja integrado a uma funcionalidade de roteirização, permitindo este trabalho de selecionar os melhores trajetos e comparar os caminhos previstos com os realizados, entendendo se ocorreu algum imprevisto no trajeto.

Analisando os riscos da operação

É preciso entender quais são os riscos da operação de transporte para cada rota gerada.

Se existe uma região de pouco movimento, pode haver um risco maior de roubo de cargas. Já se a região possui muito movimento, as chances de atrasar a rota ou mesmo de ocorrer um acidente de trânsito são maiores.

Ao integrar a sua ferramenta de controle de carga com sua solução de roteirização, você tem os dados necessários para avaliar todos os cenários e ter planos de ação definidos para cada caso. Além de ter meios de controle de carga que permitam entender e agir em tempo real.

Tendo um protocolo de emergência

Toda empresa que atua com o transporte de cargas precisa ter uma política de frotas estabelecida. Através desse documento, o gestor da frota determina as mais variadas ações preventivas em relação aos veículos, processos e riscos de cada operação.

Utilizando um sistema de rastreamento e controle de carga

Acompanhar a movimentação da carga em tempo real é uma tarefa que hoje se tornou prática, existindo alternativas tecnológicas e fáceis de utilizar para toda a frota.

Na maioria dos casos, basta que seja instalada no veículo a tag de rastreamento e o sistema já tem o monitoramento daquele caminhão em todos os momentos.

Em um sistema moderno, como o Acompanhamento de Fretes da Lincros, você ainda recebe funções de:

  • Comunicação via chat entre o motorista e a central;
  • Análise e monitoramento da velocidade utilizada no percurso;
  • Monitoramento da temperatura da carga transportada;
  • Relatórios customizáveis;
  • Controle da jornada da equipe de entrega;
  • Dashboard intuitivo com todas as informações da rota.

Principais benefícios do controle de carga em viagem

Aumentar a credibilidade da empresa

Todas as etapas de uma operação de transporte são essenciais para gerar maior confiança e segurança ao cliente, aumentando também sua satisfação. Porém, a etapa de entregas é a principal, pois é nela que acontece o contato entre transportadora e cliente final.

Portanto, ter o controle de carga em viagem, sabendo exatamente onde estão os produtos e dando previsões precisas das datas de entrega é uma parte crucial para você ganhar reconhecimento e promover credibilidade à empresa.

Otimizar os prazos de entrega

Estipular um prazo de entrega pode ser um passo que faz parte da etapa de roteirização, já tendo realizado um cálculo base, considerando tráfego e horário de deslocamento, para saber quanto tempo um veículo leva para fazer o percurso.

Dessa forma, podendo definir também o dia e horário previsto de entrega. Contudo, com o  controle de carga em tempo real, esses prazos podem ser ainda mais exatos.

Isto porque um sistema de rastreamento e monitoramento de cargas consegue salvar as informações da rota, fornecendo uma base de conhecimentos para você analisar e utilizar nos próximos planejamentos. 

Inclusive, gerando datas de previsão mais adequadas à realidade de cada operação de transporte.

Reduzir os custos da operação

Da mesma maneira que usar um sistema para controle de carga associado à solução de roteirização gera informações para criar roteiros mais rápido, também permite encontrar os percursos de menor custo com pedágios, além de evitar reentregas.

Além disso, outra medida que reduz os custos operacionais da frota é encontrar caminhos que evitem semáforos ou trechos de risco.

Isso se explica porque o motorista não precisa realizar tantas ações de aceleração e frenagem, mantendo uma velocidade mais constante ao longo de toda a rota, o que torna o consumo de combustível mais eficiente.

Otimizar os processos de coleta e entrega

Tendo os dados de movimentação de carga em mãos, você consegue identificar, com maior agilidade e precisão, quando os veículos estão ocupados ou disponíveis para uma nova operação.

Assim, pode agilizar as organizações em armazéns e centros de distribuição para ter todas as cargas prontas para serem carregadas no veículo assim que ele chegar ao CD. O tempo de ociosidade é reduzido (e até eliminado), resultando em duas consequências:

  1. Maior produtividade nos processos de coleta de carga;
  2. Prazos de entrega mais curtos.

Ainda mais, o  controle de carga permite identificar problemas no transporte, como falhas de veículos, e outros imprevistos em tempo real. Portanto, as soluções são providenciadas com mais agilidade e em menos tempo.

Promover maior segurança no transporte

O gerenciamento de riscos deve ser uma das responsabilidades do gestor de frota, sempre oferecendo treinamentos aos motoristas sobre as leis de trânsito, direção defensiva ou protocolos de como agir em caso de acidentes, assaltos e roubos de carga.

Através dessas ações, você já consegue garantir um aumento na segurança dos condutores em suas rotas. Porém, o monitoramento de cargas é um diferencial. 

Ao fazer esse controle de transporte, você identifica também qualquer atividade suspeita, como paradas não planejadas ou saídas repentinas de rota, podendo entrar em contato com o motorista e já se preparar para ações mais drásticas, caso necessário — como acionar a polícia rodoviária.

Auxiliar na tomada de decisões da frota

Reunir dados deve ser algo que você tem se deparado bastante nos últimos meses. 

Trata-se de uma tendência logística latente, onde todas as etapas e processos geram informações para alimentar um sistema de gestão de frotas, que então organiza esses dados e fornece relatórios para análise e tomada de decisões.

O  controle de carga é mais um dos momentos em que você consegue reunir essas informações para decisões que tornem a frota mais eficiente.

Por falar nisso, entenda, a seguir, se você está fazendo uma gestão de frotas eficiente:

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.