CPMV: como usar o custo de manutenção sobre valor de reposição na sua gestão

O controle de custos com manutenção da sua frota pode ser ainda mais eficiente ao acompanhar o indicador CPMV. Conheça mais sobre ele.
Entenda como funciona e porque usar o CPMV na manutenção de frotas.

Os indicadores de manutenção são fundamentais para você conseguir controlar e acompanhar os resultados e custos dos serviços realizados na sua operação de transportes. 

Dentre eles, está o CPMV, Custo de Manutenção sobre Valor de Reposição. 

Trata-se de um cálculo realizado com as informações da frota para entender qual o percentual de custos com as manutenções de um veículo em comparação com seu valor de aquisição.

Ainda contribui para a decisão sobre manter ou substituir o veículo na operação. Veja com mais detalhes:

O que é CPMV?

CPMV é um indicador de desempenho da gestão de manutenção com o objetivo de entender qual é o custo com manutenção utilizado em cada equipamento, máquina e/ou veículo de uma empresa. 

A sigla representa “Custo de Manutenção sobre Valor de Reposição” e você também pode conhecer esse indicador por “ERV”, que representa Estimated Replace Value e se traduz para “Valor Estimado de Reposição”. 

Apesar de serem nomes um pouco diferentes, representam a mesma coisa.

Para que serve o custo de manutenção sobre valor de reposição?

O CPMV é muito útil para entender quando está na hora de renovar os veículos da frota.

Isso porque ele indica se os valores com serviços de manutenção do veículo ultrapassaram os limites ou se ainda estão dentro de parâmetros considerados aceitáveis.

Mas lembre que esse é um indicador auxiliar, por isso, é importante considerar outros indicadores de manutenção antes de tomar uma decisão, como o nível de confiabilidade de um veículo.

Além disso, o CPMV na manutenção da frota serve para:

  • Entender o custo benefício de um veículo ao longo do tempo

Ao calcular o quanto um veículo demanda de manutenção durante determinados períodos, contribui para ter uma visão de longo prazo desse ativo, identificando se o custo de aquisição dele compensa o tempo de utilização que teve na frota.

  • Identificar se os custos com manutenção estão sendo bem administrados

Se os valores de manutenção dos veículos estão muito altos, isso vai aparecer no cálculo de custo de manutenção sobre valor de reposição também. 

Portanto, pode ser um indício para você buscar alternativas para controlar melhor os serviços da sua operação e orçamentos aprovados.

  • Avaliar se a rotina de manutenções da frota está adequada

Se os veículos estão com o CPMV alto e isso acontece em pouco tempo de utilização, o problema não está nos veículos, mas sim na condução incorreta ou em falhas na rotina de manutenções da frota.

  • Avaliar se os veículos da frota são adequados para as suas operações

Quando o custo de manutenção ERV está muito alto, o problema pode estar no próprio veículo. Por exemplo, se ele for um veículo antigo e que já passou por muitas substituições de peças, é provável que tenha perdido qualidade na rodagem.

Outra situação plausível é quando o veículo, mesmo novo, perde desempenho muito rápido por não ter as condições adequadas para performar nas operações necessárias da sua empresa.

Como calcular o CPMV?

O cálculo para o CPMV é:

Cálculo CPMV: Custo de manutenção sobre valor de reposição.

Como usar o CPMV?

Quanto menor o valor encontrado no seu cálculo, melhor. Isso significa que o seu veículo ainda vale a pena para a operação e está com os custos dentro do normal. Porém, como identificar um valor considerado “normal” ou mesmo acima da média?

Parâmetros de uma manutenção adequada segundo o CPMV

Você pode descobrir valores de referência através da prática de benchmarking com outras empresas. Mas, há alguns valores de referência descritos em diversos trabalhos e livros desenvolvidos por profissionais da área:

  • Acima de 6%: manutenção deficitária
  • Até 3%: manutenção adequada
  • Até 2%: manutenção de alto nível
  • Abaixo de 2%: manutenção classe mundial

Ou seja:

Se o valor do custo de manutenção sobre valor de reposição do seu veículo for até 6% do valor utilizado na aquisição dele, o resultado ainda pode ser considerado adequado. Mas um resultado ideal é manter esses custos com manutenções até 3%.

Vale considerar que os valores dependem do tipo de veículo que a sua frota possui. Normalmente, veículos mais pesados possuem valores maiores de manutenção por serem mais trabalhosos para a mão de obra.

Contudo, se as manutenções são realizadas por uma equipe interna e você mantém a rotina de prevenção corretamente, os custos gerais podem ainda se manter na mesma taxa de cerca de 2 a 3%.

Quando realizar o cálculo de CPMV?

Outro fator importante a se considerar é a frequência para calcular e acompanhar esse indicador:

Ele deve ser acompanhado com uma frequência trimestral e anual, para entender não apenas os custos pontualmente, mas ter uma visualização da tendência de aumento ou redução dos custos de manutenção de um veículo ao longo do tempo de utilização.

É também uma maneira de entender se os valores orçados para as manutenções da sua frota batem com a realidade e que tipos de ajustes podem ser realizados para um próximo trimestre e/ou ano da operação.

Quer saber mais sobre quais são os principais indicadores de manutenção e como planejar uma gestão de manutenção mais eficiente? Baixe o nosso guia gratuito sobre o assunto.

Autor

Jade Zart

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.