Como avaliar o custo benefício de sistemas de gestão de frotas?

Saiba como avaliar o custo benefício de sistemas de gestão de frotas para fazer a melhor escolha em sua operação.
O custo benefício de sistemas de gestão de frotas precisa estar claro. Entenda como medir.

A avaliação do custo benefício de sistemas de gestão de frotas é indispensável para contratar soluções que, de fato, gerem retornos positivos à frota.

Ao considerar a implementação de um sistema de gestão de frotas, gestores se encontram em um ponto crítico de decisão: 

Investir em uma solução integrada que promete abranger múltiplas funcionalidades ou adotar sistemas de gestão de frota especializados, cada um focado em atender necessidades específicas da operação.

Essa escolha reflete diretamente na estrutura operacional e financeira da empresa, influenciando a eficiência, os custos operacionais e a agilidade em atender às demandas do mercado.

Confira a seguir:

Como avaliar o retorno sobre o investimento ao escolher um sistema de gestão de frota?

Avaliar o retorno sobre o investimento (ROI) ao escolher um sistema de gestão de frota envolve uma análise dos custos iniciais e contínuos do sistema em comparação com os benefícios que ele oferece.

Para começar essa avaliação, você deve quantificar os custos diretos, como aquisição de software, hardware necessário e treinamento de equipe. Além disso, considere custos operacionais futuros, incluindo atualizações e suporte — se houver.

O próximo passo é avaliar os benefícios, que podem variar desde a redução de custos com combustível e manutenção até melhorias na conformidade regulatória.

Uma análise de ROI também pode considerar benefícios menos tangíveis, como o aumento da segurança do motorista e a redução do impacto ambiental.

Comparando esses custos e benefícios, fica mais fácil determinar o valor real do investimento em um sistema de gestão de frota e como ele se alinha com os objetivos estratégicos da empresa.

Qual é o ROI ao escolher um ERP em comparação com sistemas específicos de gestão de frotas?

O ROI pode variar dependendo das necessidades específicas e da escala da operação de transporte.

Um ERP, ao integrar diversas funções de negócios em um único sistema, pode oferecer uma visão mais abrangente da operação, facilitando a tomada de decisão e potencialmente reduzindo custos operacionais por meio da otimização de processos.

Contudo, sistemas especializados em gestão de frotas são projetados para atender às necessidades únicas do setor de transporte, oferecendo funcionalidades mais profundas, como telemetria, gestão de manutenção e otimização de rotas, que podem resultar em economias mais diretas.

Em casos onde a empresa precisa de maior organização operacional, o ERP pode ser mais efetivo e fornecer um ROI mais interessante.

Quando o problema está mais direcionado às atividades como roteirização ou gestão de pneus, espera-se que o sistema específico traga resultados muito melhores.

A escolha entre um ERP e sistemas específicos deve considerar mais do que o ROI esperado, focando na capacidade de atender a requisitos específicos do setor e, principalmente, das necessidades da empresa.

Quais são as diferenças e benefícios de sistemas integrados em comparação com sistemas especializados?

Sistemas integrados de gestão de frotas oferecem uma plataforma unificada que abrange múltiplas funções operacionais.

Esse tipo de ferramenta facilita a tomada de decisões estratégicas ao centralizar dados, o que pode levar a uma maior eficiência operacional e redução de custos por meio da eliminação de redundâncias e da otimização de processos.

Por outro lado, sistemas especializados focam em aspectos específicos da gestão de frotas, como manutenção de veículos, telemetria ou gestão de combustível, oferecendo funcionalidades detalhadas e adaptadas às necessidades particulares dessas áreas.

Os benefícios incluem a profundidade de análise, precisão no monitoramento e potencial para melhorias significativas em áreas críticas da frota.

Quais são as principais vantagens e limitações de optar por sistemas especializados em gestão de frotas?

Optar por sistemas especializados em gestão de frotas traz vantagens como a capacidade de atender com precisão a necessidades específicas da operação, oferecendo funcionalidades aprofundadas em áreas direcionadas.

Esses sistemas possibilitam uma análise detalhada e um monitoramento mais acurado, facilitando intervenções precisas e melhorias direcionadas que podem resultar em economias e aumento da eficiência operacional. 

No entanto, as limitações desses sistemas se manifestam na dificuldade de integrar dados entre diferentes plataformas especializadas, o que pode levar a desafios na obtenção de uma visão consolidada da operação da frota.

Além disso, a dependência de múltiplos sistemas para diferentes funções pode aumentar a complexidade da gestão e elevar os custos operacionais com treinamento e manutenção de várias plataformas.

Portanto, para contratar diferentes sistemas específicos para a sua gestão, é preciso avaliar essas condições: capacidade de integração, impacto na rotina da operação e custos adicionais ao longo do tempo.

Quais fatores devem ser considerados ao escolher entre soluções múltiplas e uma solução integrada para a gestão de frotas?

Ao decidir entre diferentes soluções e uma solução integrada para a gestão de frotas, diversos fatores devem ser considerados para alinhar a tecnologia para frotas com os objetivos estratégicos e operacionais da empresa.

Além da abrangência e/ou especialização, é preciso avaliar fatores como:

Escala da operação

O tamanho e a complexidade da frota podem influenciar a necessidade de sistemas mais especializados ou a preferência por uma solução integrada que possa escalar de acordo com o crescimento da empresa.

Custo total da contratação

Inclui não apenas o custo de aquisição, mas também despesas contínuas com manutenção, treinamento e atualizações.

Uma solução integrada pode ser mais prática e econômica, mas também pode possuir limitações que exigem a necessidade de investimentos adicionais em outros tipos de ferramentas. 

A solução específica pode ter custos iniciais mais baratos e manter um custo mensal fixo, mas também pode haver adicionais ao longo do tempo em períodos de atualização de hardware ou, até mesmo, de software.

Vale questionar esse tipo de informação ao realizar demonstrações e solicitar propostas das soluções que pesquisar.

Fluxo de trabalho e processos internos

 A forma como as operações de frota estão organizadas e como as equipes interagem com os sistemas de gestão pode favorecer soluções mais flexíveis e personalizáveis ou uma plataforma unificada que centralize as operações.

Compatibilidade com sistemas existentes

A habilidade de integrar novas soluções com sistemas de TI já em uso pela empresa pode ser um fator decisivo, especialmente para evitar duplicidade de informação e garantir a fluidez dos dados entre departamentos.

Pronto para elevar a gestão da sua frota ao próximo nível? Agende agora uma demonstração gratuita das nossas soluções tecnológicas para a gestão de sua frota.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.