O conceito de Manutenção Classe Mundial é amplamente conhecido nas fábricas e indústrias, mas com a evolução na gestão de manutenção e tecnologias logísticas, está ganhando espaço nas frotas de transporte.
Essa metodologia organiza as práticas de manutenção de uma empresa com um foco claro em alta performance, qualidade e na utilização das tecnologias disponíveis.
Ficou curioso? Continue lendo para descobrir:
- O que é Manutenção Classe Mundial;
- Para que serve a Manutenção Classe Mundial nas frotas;
- Como funciona a Manutenção Classe Mundial na frota de veículos;
- Como alcançar o nível de Manutenção Classe Mundial na sua frota.
O que é Manutenção Classe Mundial?
A Manutenção Classe Mundial, ou WCM, do inglês “World Class Maintenance”, é uma metodologia de gestão que tem como objetivo elevar os níveis de qualidade, produtividade e eficiência do setor de manutenção de uma empresa.
É uma abordagem que reúne diversos princípios e concentra-se na liderança do setor, que deve organizar as atividades e rotinas com base em uma série de pilares técnicos. Esses pilares são:
- Produtividade: busca aumentar a quantidade de rotas e operações de sucesso, com qualidade, utilizando o menor tempo e recursos possível.
- Custo: visa garantir o funcionamento adequado dos veículos ao menor custo possível por meio de práticas preditivas e preventivas.
- Moral: investe em cursos de capacitação e treinamentos para elevar a moral e habilidades dos motoristas.
- Confiabilidade: é essencial ter a certeza de que o veículo não apresentará falhas ou problemas durante uma operação.
- Qualidade: quanto menos falhas e melhor a sua gestão, maior será a qualidade dos serviços prestados.
- Segurança, saúde e meio ambiente: práticas de manutenção sustentável e controle de jornada dos motoristas contribuem para a prevenção de acidentes e segurança no trabalho.
- Estoque: controlar o inventário da frota, incluindo peças e pneus, ajuda a evitar desperdícios e custos de armazenamento.
- Flexibilidade: a capacidade de se ajustar às condições que não podem ser controladas, como o clima e horários de tráfego, é fundamental.
- Pontualidade: uma gestão eficiente da frota resulta em melhores resultados e pontualidade no cumprimento dos prazos de entrega da frota.
- Liderança e gerenciamento: o papel do gestor é fundamental para administrar todas as atividades da frota, assegurando a eficácia da estratégia WCM.
Para que serve a Manutenção Classe Mundial na frota?
A Manutenção Classe Mundial (WCM) desempenha um papel fundamental na gestão de frotas, servindo para adotar as melhores práticas e otimizar os resultados operacionais.
Ela promove uma gestão mais dedicada, com foco no desenvolvimento de colaboradores, na implementação de soluções tecnológicas facilitadoras e no esforço contínuo de melhoria.
Sua principal função? Garantir a disponibilidade dos veículos para as operações da frota.
Assim, a WCM viabiliza que os ativos estejam em pleno funcionamento quando necessários e contribui diretamente para o sucesso e eficiência das operações de transporte da empresa.
Como funciona a Manutenção Classe Mundial na frota de veículos?
Na frota de veículos, a WCM é um processo gradual que envolve diferentes estágios, partindo do “Caos” até atingir o nível Classe Mundial. Cada estágio representa um nível de maturidade na gestão de manutenção, com impactos diretos na disponibilidade dos veículos e nos custos operacionais.
Confira quais são esses estágios:
Caos
Nessa fase inicial, não há processos de manutenção eficazes, e os custos de manutenção são elevados devido às frequentes falhas e correções emergenciais. A implementação de inspeções regulares e o agendamento prévio de serviços são passos que você precisa dar para sair desse estágio.
Controle
Nesse ponto, já existe um certo controle sobre os veículos da frota, mas é necessário focar na melhoria contínua das atividades de gestão de manutenção.
Simplificação
Aqui, a análise do ciclo de vida dos veículos e do tempo gasto em manutenções corretivas é fundamental. É preciso identificar soluções que aumentem a disponibilidade e o desempenho dos veículos.
Automação
Essa etapa é fundamental para a otimização logística na rotina da frota. Usar sistemas inteligentes para automatizar tarefas diárias, coletar e armazenar dados, além de gerar relatórios e insights é fundamental para chegar ao próximo — e máximo — nível:
Classe Mundial
Agora, você tem uma operação sem problemas e que performa em alto nível operacional. Além disso, as manutenções preditivas e preventivas são predominantes.
A Manutenção Classe Mundial pode ser mais facilmente atingida por meio de uma estratégia de manutenção centrada na confiabilidade dos veículos, que tem a intenção de evitar as falhas mecânicas e inesperadas dos veículos.
Como alcançar uma Manutenção Classe Mundial?
Isso pode ser realizado através de 4 etapas indispensáveis:
1 – Treinamento de equipe
Capacitar todos os membros da equipe, desde motoristas até mecânicos, é essencial para alcançar os padrões de qualidade e produtividade desejados. Isso inclui o entendimento das responsabilidades individuais, a adoção das melhores práticas para cada processo e a correta utilização das ferramentas de manutenção da frota.
2 – Auditoria da frota e inspeções veiculares
A realização de auditorias na frota é uma maneira prática de identificar problemas e áreas que necessitam de aprimoramentos. Essas auditorias fornecem um diagnóstico detalhado da frota, identificando inconformidades, especialmente relacionadas às práticas de manutenção.
3 – Estratégias de manutenção otimizada
Para alcançar o nível de Manutenção Classe Mundial, a implementação de estratégias como a Manutenção Centrada na Confiabilidade (RCM) é fundamental.
Além disso, o uso de uma gestão baseada em dados e análises de manutenção, com indicadores de desempenho e um acompanhamento centralizado das informações sobre veículos e manutenções, é essencial para melhorar continuamente o processo.
4 – Avaliação contínua através do PDCA
A metodologia do ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) é uma ferramenta para conseguir fazer uma gestão analítica na frota.
Ela se baseia no planejamento de ações específicas para solucionar problemas e alcançar objetivos na frota. Essa abordagem ajuda a definir quando um problema ocorre, hipóteses de melhoria, ações a serem aplicadas e os indicadores a serem monitorados para avaliar os resultados.
5 – Utilizar as tecnologias adequadas
Como a Manutenção Classe Mundial exige que você tenha dados atualizados continuamente e tome decisões melhores e mais rápidas, as tecnologias de coleta e análise de dados se tornam indispensáveis.
Sem dúvidas, um sistema de gestão de manutenção deve fazer parte da sua rotina, controlando não apenas os serviços e custos de manutenção, mas também o estoque e inventário da frota.
Dessa forma, você terá um controle em tempo real da rotina de manutenções e conseguirá os parâmetros necessários com baixo esforço para aplicar as melhorias desejadas.
Conheça agora e agende uma demonstração gratuita do sistema de gestão de manutenção Prolog App, que pode proporcionar todas essas facilidades e muito mais às suas operações de transporte.