Conheça os riscos do pneu careca e seus impactos na frota

Entenda os riscos do pneu careca e saiba como evitar acidentes por causa de pneus desgastados na sua frota.
Riscos do pneu careca para as operações de transporte.

Um veículo que circula com pneus desgastados apresenta perigos tanto à segurança do veículo de sua frota quanto a de outros na estrada. Por isso, compreender os riscos do pneu careca é fundamental para garantir maior segurança nas operações de transporte. 

Além disso, conhecer a importância da gestão adequada dos pneus da frota é um meio de  prevenir esses riscos e determinar a melhor abordagem para cuidar dos pneus, evitando que cheguem a um estado de desgaste tão avançado a ponto de se tornarem carecas.

Entenda a seguir:

Os riscos do pneu careca

Perda de aderência

Um dos mais sérios riscos do pneu careca é a perda de aderência ao solo. Ou seja, quando o sulco do pneu está desgastado a ponto o pneu não conseguir mais proporcionar a tração adequada, especialmente em condições climáticas adversas, como dias de chuva forte. 

Isso aumenta muito o risco de derrapagens e perda de controle do veículo, colocando em perigo não apenas o motorista da frota, mas também outros motoristas da estrada.

Aumento do tempo de frenagem

Pneus carecas reduzem a capacidade de frenagem do veículo. Com menos aderência ao solo, o tempo necessário para que o veículo pare após pisar no freio aumenta consideravelmente.

Torna-se especialmente perigoso em situações de emergência, onde uma distância de frenagem maior pode resultar em colisões.

Desgaste irregular

Um desgaste irregular significa que algumas áreas do pneu podem estar mais gastas do que outras, comprometendo a estabilidade do veículo. 

Além disso, também pode ser um indicativo de problemas mecânicos no veículo, que, se não forem corrigidos, agravam ainda mais os riscos do pneu careca.

Aquaplanagem

Pneus desgastados não possuem mais os seus sulcos, significando que não conseguem evacuar a água da superfície da estrada de maneira eficaz.

Essa situação pode levar à aquaplanagem, onde o veículo perde o contato com o solo e desliza sobre a água. Nesse caso, o motorista pode acabar perdendo o controle do veículo, resultando em acidentes.

Maior consumo de combustível

Quando os pneus estão desgastados e carecas, o contato entre o pneu e a superfície da estrada aumenta devido à menor quantidade de banda de rodagem, o que pode resultar em um aumento no atrito.

Como resultado, o consumo de combustível tende a ser maior, impactando tanto nos custos operacionais da frota, quanto nas emissões de poluentes adicionais.

Desgaste prematuro de componentes

Um dos riscos do pneu careca é levar ao desgaste prematuro de outros componentes do veículo, como suspensão e sistema de direção. Isso acontece por conta do aumento das vibrações e tensões nas peças do veículo devido à falta de amortecimento dos pneus em mau estado. 

O desgaste prematuro desses componentes não apenas resulta em custos adicionais de manutenção, mas também pode levar a problemas de segurança.

Multas e penalidades

Dirigir com pneus carecas ou outros componentes do veículo em estado precário de conservação, é uma violação das leis de trânsito no Brasil. 

Motoristas e frotas que são flagrados com pneus em mau estado podem enfrentar multas e penalidades, incluindo a apreensão do veículo em casos mais graves.

Tipos de acidentes causados por pneus desgastados

Derrapagens e perda de controle

Pneus desgastados são mais propensos a derrapagens, ainda mais em estradas molhadas ou escorregadias.

Quando um veículo derrapa, o motorista perde o controle e pode não ser capaz de evitar colisões com outros veículos, objetos ou até mesmo sair da estrada.

Colisões

O motorista pode não conseguir parar a tempo de evitar uma colisão com um veículo à frente ou em uma situação de tráfego lento devido à perda de aderência dos pneus e aumento do tempo de frenagem. 

Colisões podem ocorrer com mais frequência quando os pneus estão em mau estado, causando danos materiais e ferimentos aos envolvidos.

Pneus estourados

A falta de borracha pode fazer com que os pneus carecas se rasguem ou até mesmo estourem enquanto o veículo está em movimento. Algo que pode causar danos ao veículo, lesões aos ocupantes e representar uma ameaça para outros motoristas na estrada.

Saídas de pista

Pneus desgastados não conseguem fornecer a tração necessária especialmente em curvas. Isso pode ocasionar saídas de pista, onde o veículo deixa a estrada e colide com obstáculos. 

Acidentes em condições adversas

Em condições adversas, como chuva forte ou neblina, a falta de aderência pode levar a acidentes devido à incapacidade dos pneus de atender aos comandos de frenagem corretamente.

Tombamento ou capotagem

Pneus carecas podem contribuir para incidentes de tombamento ou capotagem, especialmente em veículos mais altos, como caminhões e ônibus. 

Quando os pneus não conseguem fornecer tração adequada em curvas ou manobras evasivas, o veículo pode escorregar, ainda mais em pista molhada, e levar ao tombamento.

Falhas mecânicas

O aumento das vibrações devido ao desgaste irregular pode levar a danos na suspensão, no sistema de direção e em outros componentes, e essas falhas mecânicas podem resultar em acidentes nas estradas. 

Portanto, manter os pneus em bom estado é essencial para evitar falhas mecânicas e reduzir o risco de acidentes.

Quando um pneu fica careca e como evitar os riscos associados?

Um pneu é considerado careca quando sua banda de rodagem atinge um nível crítico de desgaste, geralmente indicado quando os sulcos estão no mesmo nível que a superfície do pneu. 

Uma das indicações do pneu careca é quando os sulcos ultrapassam o limite mínimo de 1,6 mm — que é , inclusive, estabelecido por lei.

Nesse caso, a capacidade do pneu de aderir à estrada e proporcionar tração já está comprometida. 

A rapidez com que um pneu fica careca depende de vários fatores, incluindo a qualidade do pneu, a frequência de uso, as condições de condução e a manutenção adequada.

Para evitar os riscos do pneu careca, é fundamental ter uma rotina de gestão de pneus e manutenção preventiva, incluindo atividades como a verificação regular da profundidade dos sulcos dos pneus, calibragem com a pressão ideal e garantir que os pneus sejam substituídos quando atingirem um determinado limite de desgaste. 

Ao adotar essas medidas preventivas, é possível evitar que os pneus atinjam o estágio careca, reduzindo os riscos de acidentes e garantindo a segurança nas operações de transporte.

Para ter esse controle adequado, você pode começar a utilizar um sistema de gestão de pneus. Conheça essa tecnologia que irá revolucionar os resultados e segurança nas suas operações de transporte!

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.