A inovação no transporte não para e, dessa vez, a novidade é um caminhão autônomo sem cabine e movido a motor elétrico.
A combinação de diferentes tecnologias e conceitos da Indústria 4.0, como a inteligência artificial e mobilidade elétrica, em um único caminhão está sendo desenvolvida pela Lume Robotics, que já desenvolve modelos autônomos há alguns anos.
Além disso, o Sistema Lume de Mobilidade Autônoma será aplicado integrando software e hardware avançados. Essa tecnologia é o que capacita a geração de mapas detalhados e localização precisa para navegar sem qualquer tipo de intervenção humana.
Cada modelo desenvolvido pela Lume é testado por parcerias estratégicas com grandes empresas do mercado. Dessa vez, a parceria foi feita com a fabricante de papel e celulose, Suzano, que irá realizar os testes com o caminhão em um de seus terminais portuários.
O caminhão sem cabine e elétrico será o primeiro do tipo na América Latina e tem um valor aproximado de projeto em R$3 milhões, desde o desenvolvimento até a implementação — isso foi balizado por um contrato com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).
A expectativa para o lançamento desse novo modelo é para 2027, tendo o início de testes até 2028. Espera-se que ele tenha uma capacidade de carga de 64 toneladas e uma autonomia de cerca de 200 quilômetros ininterruptos.
Na operação da Suzano, o planejamento é que o caminhão irá transportar celulose do armazém da empresa ao costado dos navios, realizando em torno de 50 viagens ao dia, com uma distância de aproximadamente 4 quilômetros.
Dentro da gestão de frotas e transportes, essa inovação pode representar um marco em direção à promoção da sustentabilidade no setor. A redução de emissões e maior eficiência energética dos veículos são aspectos fundamentais para uma operação que busca seguir os padrões ESG modernos.
Até o lançamento desse novo modelo, você ainda tem bastante tempo para se preparar e planejar. Comece assinando a newsletter gratuita da Prolog para não perder nenhuma novidade.