Entenda mais sobre o índice de velocidade máxima do pneu

Veja qual é a velocidade máxima do pneu, recomendada pelo fabricante, e entenda as consequências de não respeitá-la.
Sabia que existe uma velocidade máxima do pneu? Entenda mais sobre o assunto.

O índice de velocidade máxima do pneu está inscrito em sua lateral, junto às demais informações de tamanho, limite de carga suportado, data de fabricação, etc.

Esse número indica o limite de velocidade que o pneu pode atingir, mas é preciso ter atenção, pois esse número não tem relação nenhuma com os limites determinados em cada rodovia ou estrada urbana.

Quanto a velocidade de cada pneu, confira as respostas para algumas perguntas comuns se tratando deste assunto:

O que é “índice de velocidade máxima do pneu”?

O índice de velocidade é representado por uma letra, variando de A (o mais baixo) a Y (o mais alto), e indica a velocidade máxima segura que o pneu pode suportar quando totalmente carregado.

Os fabricantes de pneus determinam através de testes específicos, que incluem avaliar o pneu sob várias condições de velocidade até atingir o seu limite.

Confira este assunto assistindo o vídeo que preparamos:

Como encontrar essa informação?

Essa informação está junto aos dados de DOT, medidas do pneu e limite de carga suportada, todos inscritos em sua lateral. Porém, estamos falando não de um número, mas sim, de uma letra. 

Sim, isso mesmo.

O que você precisa fazer é encontrar essa letra e ver qual velocidade em quilômetros ela representa através da tabela de velocidade máxima do pneu. Confira:

SÍMBOLO DE VELOCIDADE VELOCIDADE MÁXIMA DO PNEU (KM/H) SÍMBOLO DE VELOCIDADE VELOCIDADE MÁXIMA DO PNEU (KM/H) SÍMBOLO DE VELOCIDADE VELOCIDADE MÁXIMA DO PNEU (KM/H)
L 120 R 170 V 240
M 130 S 180 W 270
N 140 T 190 Y 300
P 150 U 200    
Q 160 H 210    
Tabela de velocidade máxima do pneu.

O que acontece se exceder o limite de velocidade do pneu?

Esse índice existe justamente para que o pneu não seja prejudicado com um mau uso. Exceder essa velocidade, além de colocar em risco a vida dos motoristas, pode gerar danos irreversíveis no pneu.

A exemplo, o desgaste excessivo, a perda precoce da carcaça ou, em casos mais sérios, a explosão do pneu e danificação do veículo.

Por isso também não se deve usar pneus de diferentes classificações de velocidade. E, caso isso aconteça, é preciso sempre considerar a velocidade máxima de menor valor. 

Ou seja, se um pneu tem o limite de de 160km/h e o outro de 210km/h, você deve manter o de 160km/h como referência.

Como controlar a velocidade máxima do pneu?

Para realizar esse tipo de controle, você deve começar com a escolha de pneus que possuem os índices de velocidade adequados ao veículo e às condições de condução esperadas.

Manter um registro dessas informações e alinhar elas com os motoristas também é fundamental.

Se desejar um controle mais rigoroso, você pode optar por soluções de telemetria e monitoramento, que registram a velocidade média utilizada em cada rota.

Além disso, o motorista deve ficar atento aos limites de velocidade das vias e ajustar a velocidade do veículo de acordo com esses limites e as condições climáticas e de tráfego.

Manter os pneus em bom estado, inspecionando regularmente a pressão, e verificando o alinhamento e o balanceamento, também ajuda a prevenir o desgaste excessivo e falhas que podem ocorrer ao exceder a velocidade máxima recomendada.

Conheça a solução Prolog App para uma gestão mais eficiente de pneus em sua frota.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.