Você já sabe como fazer a inspeção de caminhão basculante? Sabia que o checklist pode diferir de acordo com os modelos de veículo?
É verdade que uma frota com diversidade de veículos está em bom caminho. Isso significa que consegue atender demandas diferentes e ser uma solução completa para as empresas que precisam do transporte de cargas.
Contudo, uma dúvida que surge com frequência é sobre a necessidade de diferentes inspeções para cada um desses tipos de veículos. O caminhão basculante, por exemplo, tem algumas particularidades que devem receber mais atenção — isto é, o sistema hidráulico que movimenta a caçamba.
Então, vamos lá:
Quais os itens em uma inspeção de caminhão basculante?
O processo de levantamento do basculante é realizado por sistemas hidráulicos que usam a força do motor para bombear o óleo e acionar o pistão, que faz o trabalho de erguer e descer a carroceria.
Dependendo do modelo que estiver disponível na frota, esse funcionamento pode ser “manual” (o motorista que utiliza controles para fazer toda a movimentação), mas em veículos mais modernos, o processo é feito com maior agilidade de dentro da cabine.
Dito isso, você pode concluir que, para a inspeção do caminhão basculante, é necessário incluir no checklist questões como:
- O sistema hidráulico está funcionando corretamente, sem falhas ou travas?
- O sistema de controle para erguer e descer a caçamba está respondendo de acordo?
- Existe algum desgaste nas peças que movimentam a caçamba?
- Roldanas, cabos e parafusos estão todos firmes em seus lugares?
Outras questões, que não são exatamente específicas para esse veículo, mas que são extremamente importantes para evitar que o funcionamento deste fique comprometido, são:
- Existem sinais de vazamento de óleo hidráulico no veículo?
- O óleo do motor está completo e sem vazamentos?
- As luzes dos faróis estão todas funcionando?
- Os alarmes de movimentação estão todos funcionando e audíveis?
Depois disto, também é preciso investigar alguns elementos considerando o veículo inteiro. Aqui, você já pode pensar em perguntas que estariam em outras listas de inspeção de caminhões. Por exemplo:
- A buzina está funcionando?
- As portas estão todas fechando e sem sinais de problema?
- Os pneus estão em boas condições?
- Qual o nível do combustível atual?
- Os freios estão funcionando corretamente?
- O para-brisa está livre de rachaduras e trincas?
- A documentação do veículo está disponível e válida?
Entre tantas outras perguntas para construir um checklist, você deve analisar o que é mais importante para os caminhões da sua frota e para o momento da inspeção. Se for apenas uma verificação diária, perguntas sobre o filtro do ar condicionado não são consideradas essenciais, mas sobre as luzes do farol, sim.
Então, busque entender a necessidade da frota para conseguir planejar um checklist que funciona de verdade.
Por que ter um caminhão basculante na frota?
Esse estilo de veículo é considerado bem versátil entre os modelos de caminhão. Seu grande diferencial em relação aos outros é que a sua caçamba consegue ser erguida para retirar a carga transportada (sem a necessidade de interferência humana).
Ou seja, ele torna o processo de descarregamento do caminhão bem mais rápido.
Por ter essa facilidade, é muito utilizado em obras e no transporte de materiais de construção. Também pode ser versátil e utilizado em operações mais longas, transportando cargas a granel, como grãos, areia, brita, e similares.
Quando realizada a inspeção de caminhão basculante com frequência e corretamente, o veículo apresenta bastante segurança nos transportes e ainda tem o benefício de aumentar a produtividade com uma carga e descarga ágil — além da facilidade no manuseio.
Qual a verdadeira importância da inspeção de caminhão basculante?
Segundo a FENIVE, em pesquisa de 2018, 58% dos caminhões basculantes apresentaram problemas mecânicos. Dos 3,4 mil veículos analisados, foram encontradas em torno de 9 mil itens “NOK” (não conformidades).
Por conta do dispositivo de segurança, que havia sido recentemente tornado obrigatório nos veículos, esse número (provavelmente) foi maior que o normal. Porém, ainda assim, muitos dos caminhões apresentaram problemas em freios, faróis e suspensão.
Qualquer item que estiver “NOK” pode gerar risco à segurança do veículo e motorista, e você deve tratar a manutenção preventiva como uma tarefa obrigatória da frota. Todos os veículos devem estar com a sua inspeção em dia.
Para você conseguir focar sua atenção em analisar os dados adquiridos através do checklist e tomar decisões mais inteligentes na frota, nós preparamos um checklist gratuito de caminhão basculante que pode te ajudar. Faça o download para começar a usar.