Os tipos de frota são compostos por diferentes modelos de veículos, podendo ser próprios, alugados ou terceirizados. E, também, por variados modelos, desde motos até caminhões.
Eles ficam à disposição de uma empresa e são comandados por um gestor, profissional encarregado em administrar os gastos e desempenho da equipe. Além de lidar com a gestão dos veículos em si, ou do contato com os fornecedores, em caso de frota alugada ou terceirizada.
Cada frota atende a uma determinada demanda, e cabe à empresa decidir qual se encaixa melhor nos seus objetivos. Vamos conhecer:
Quais são os tipos de frota?
Frotas comerciais
As frotas comerciais atendem às maiores operadoras do mercado, como as grandes corporações e multinacionais. Isto porque possuem milhares de veículos, e dos mais diversos modelos, incluindo:
Caminhões, carretas, picapes, carros e vans.
Esses veículos são usados para diferentes tarefas do dia a dia, podendo servir desde o deslocamento de colaboradores até o transporte de cargas.
Se você pensar em operações como as da Coca-Cola ou mesmo do McDonald’s, são empresas que possuem frotas corporativas, a fim de dar conta de todo o trabalho logístico que têm.
Frotas de entrega
A principal função deste modelo é deslocar determinada mercadoria para entregar ao cliente em centros urbanos.
Por abranger uma grande diversidade de produtos a serem entregues, os modelos usados podem variar, mas são todos de menor porte, como: carros, motos, vans, utilitários e pequenos caminhões.
Na prática, os veículos também podem passar por áreas mais distantes, pois seu objetivo é chegar ao consumidor final.
Frotas de serviço público
As frotas de serviço público são de instituições que oferecem atendimento à população, como companhias de energia e saneamento.
São formadas por caminhões capazes de transportar a equipe e suas ferramentas. Também podendo ser um transporte realizado por vans e carros, a depender da necessidade.
Como você viu, são várias as frotas de veículos. No entanto, tudo só acontece de maneira eficiente diante de um bom plano e sistema de gestão de frotas, garantindo maior organização e padrão nas rotinas e processos da operação.
Como se dá a gestão nos diferentes tipos de frotas?
Frota alugada
A frota alugada é geralmente escolhida por empresas que usam os automóveis por um tempo limitado, sendo apenas alguns dias ou semanas.
Essa modalidade de operação não costuma ser aplicada a estratégias de longo prazo. Principalmente, porque a empresa depende única e exclusivamente da disponibilidade da outra companhia para a prestação de serviços.
Por isso, o gestor deve pesquisar o mercado para conseguir melhores condições e firmá-las em contrato.
Frota própria
A frota própria consiste em veículos comprados pela própria empresa que possui demanda o suficiente para adotar essa medida.
Neste caso, o gestor precisa ter um domínio completo do gerenciamento de veículos também. Além das demais especialidades que já são necessárias numa gestão de frotas, como:
- Manutenção preventiva;
- Controle de motoristas;
- Cuidados com pneus;
- Análise de dados e relatórios.
Sua principal desvantagem é o custo elevado, pois todos os gastos ficam por conta da empresa. No entanto, sua maior vantagem é a centralização dos processos e maior controle de frota dos veículos.
Frota terceirizada
A frota terceirizada pertence à outra companhia e possui contrato definindo o tempo de uso dos automóveis, responsabilidades de cuidados e manutenção, dentre outras condições.
Dessa forma, a empresa conta com previsibilidade de gastos, menos burocracia e suporte 24h, podendo substituir os veículos em casos de emergência.
Costuma ser uma contratação bem comum, já que diversas empresas precisam do serviço de transporte de insumos até a produção e, desta, aos pontos de venda (ou até mesmo até o cliente final), mas não querem lidar com o mantimento de um setor de transporte e logística em sua própria empresa.
Afinal, isto envolve contratar pessoas para o administrativo e operacional, incluindo motoristas, assistentes, mecânicos, analistas, entre outros. Além de precisar adquirir os veículos e tecnologias para gerenciar toda a operação com eficiência.
No embate frota própria vs. alugada, cabe ao gestor da empresa identificar onde se encaixam suas necessidades.
Confira no vídeo como escolher o tipo de frota mais adequada para a sua operação:
Quais são os veículos que formam diferentes tipos de frota?
Em cada tipo de frota, um determinado veículo é usado para cobrir uma demanda. Dentre elas:
Frota de carros
A frota de carros possui tamanho considerável e costuma ser implantada perto de aeroportos, rodoviárias e centros turísticos.
Dentre os tipos de frota, este modelo disponibiliza o aluguel de carros para pessoas que procuram usar por apenas algumas horas ou dias.
Frota de ônibus
A frota de ônibus é usada diariamente para o transporte público e privado de pessoas, por isso, possui grande capacidade.
A atenção e cuidado para este serviço deve ser redobrada. As demandas vão muito além de abastecer os veículos e colocá-los para andar, sendo necessário o máximo de segurança na manutenção e direção dos veículos.
Frota de motos
Comumente utilizada por serviços de entrega urbana para produtos menores e, na maioria dos casos, para produtos médicos e comida. Isto porque o veículo disponibiliza mais agilidade e rapidez na hora de driblar o trânsito.
Neste caso, o rastreamento das motocicletas é um grande aliado quando o assunto é segurança.
Frota de caminhões
Esta frota é voltada principalmente ao transporte de mercadorias, possuindo maior capacidade de armazenamento.
Geralmente, as frotas de caminhões transportam equipamentos eletrônicos e matérias-primas, como grãos e outros insumos.
Agora que você já conhece os principais tipos de frotas, é preciso aprender também como aplicar uma boa gestão para atingir pleno funcionamento.
Confira nosso e-book gratuito: Como criar uma gestão mais eficiente e econômica.