A vistoria da frota é uma etapa do transporte rodoviário que contribui para um controle de qualidade e pleno funcionamento dos veículos de transporte.
Geralmente, a vistoria de um veículo acontece quando o mesmo é revendido, avaliando quesitos básicos para evitar que o automóvel gere prejuízos ao comprador.
Porém, é uma atividade que precisa ser incluída em toda rotina de gestão de frotas para garantir que a circulação de veículos seja segura e evitar imprevistos nas operações logísticas. Confira, a seguir:
- O que é uma vistoria da frota;
- Diferença entre vistoria e inspeção veicular;
- Importância da vistoria da frota;
- Quando a vistoria é necessária;
- Tipos de vistoria veicular para frota;
- Como fazer e quem faz a vistoria da frota;
- Relatório de condições da frota.
O que é a vistoria da frota?
A vistoria é a inspeção de um veículo realizada pelo DETRAN de cada estado. Nesse momento, a avaliação verifica se o automóvel está em boas condições, se não tem nada em seu funcionamento que possa colocar a segurança de uma viagem em risco e até se as documentações estão em dia.
O que está incluso na vistoria e quais são os critérios avaliados depende da localização, mas você pode considerar itens como:
- Condições de utilização de itens como retrovisor, cinto de segurança e buzina;
- Estado físico dos pneus;
- Luzes e condições dos faróis;
- Para-choque dianteiro e traseiro.
Diferença entre vistoria e inspeção veicular
A vistoria da frota é diferente da inspeção de frotas. A primeira é o ato realizado por um órgão oficial em busca de uma regularização ou confirmação de que o veículo é adequado para o transporte.
Por outro lado, a inspeção é uma ação realizada na própria frota, dentro da rotina de manutenção preventiva, com o objetivo de permanecer com a manutenção em dia e evitar problemas de falhas e quebras veiculares.
Apesar de serem coisas diferentes, partem de um mesmo princípio: verificar os itens e componentes de um veículo para identificar se estão funcionando de maneira correta.
Um cuidado que você precisa ter é que, mesmo que o veículo esteja funcionando normalmente, existem detalhes que o fazem reprovar em uma vistoria de frota.
Importância da vistoria da frota
A vistoria veicular é importante para garantir a segurança em rota, tanto ao motorista e veículo da empresa, quanto a terceiros. Através dela, é possível reduzir a ocorrência de acidentes e imprevistos no trânsito.
Por isso, há uma exigência prevista por lei para que a vistoria aconteça, no mínimo, a cada dois anos.
A vistoria da frota é necessária quando:
- O veículo será transferido para outro proprietário;
- Transferência de propriedade do veículo entre empresas;
- Quando será feita uma segunda via do Certificado de Registro de Veículo;
- Alterações de características do veículo, como mudança de cor, categoria ou tipo de combustível.
Tipos de vistoria veicular para frota
Há diferentes tipos de vistorias, de acordo com a intenção de ela ser realizada. Se o veículo for transferido para outra empresa, por exemplo, deve passar pela vistoria cautelar e também pela vistoria para transferência.
Confira cada uma em mais detalhes:
Tipo de vistoria | Descrição |
Prévia | Realizada antes da liberação de um seguro para o veículo, verifica se há problemas que possam afetar a cobertura do apólice. |
Cautelar (de procedência) | Realizada quando o veículo é colocado para revenda. Avalia, de maneira aprofundada, as condições do veículo e suas características físicas. |
Para transferência | Realizada quando há transferência de nome do proprietário do veículo, verificando se as documentações estão em dia, se as características originais foram mantidas e se os itens de segurança obrigatórios estão em boas condições de uso. |
Como fazer e quem faz a vistoria da frota?
A vistoria de frota deve ser realizada seguindo um checklist de itens a serem verificados e quem irá preencher esse documento é o responsável determinado pelo DETRAN do seu estado.
Porém, você pode descobrir e aplicar os critérios das avaliações na sua rotina de inspeções. Crie um checklist de auditoria para a sua gestão de manutenção e inclua os principais itens da vistoria de frota, determinando a frequência necessária para que seja realizado nos veículos da sua operação.
Além de garantir que o veículo passe na vistoria, também gera maior segurança nas rotas da frota, diminui os acidentes em estrada, contribui para a redução de custos com manutenção e melhora a visualização das atividades e comportamento dos motoristas em rota.
Relatório de condições da frota
Esse tipo de relatório pode ser realizado com uma visão geral da frota ou por veículo. Nele, estão dados sobre a condição do veículo, descrição de serviços e reparos realizados ou necessários e imagens, quando preciso.
O relatório é muito mais importante para o gestor do que para o órgão que realiza a vistoria de frota, que nem chega a ter acesso a esse documento.
Afinal, é um recurso que entrega de maneira resumida e clara tudo o que o gestor precisa para tomar suas decisões em relação a aquisição de novos veículos, processos de manutenção e programação de serviços e inspeções veiculares.
Através de um checklist eletrônico, esse processo na gestão de frotas se torna mais prático e rápido. Confira como funciona a vistoria de frota e outras vantagens em nosso material gratuito fazendo o download aqui.