Rodar com a calibragem de pneus fora do recomendado pode gerar consequências sérias nos veículos da sua frota.
Embora seja uma tarefa rotineira, você sabe, realmente, qual é a maneira correta de realizar a calibragem de pneus? A utilização da pressão correta é necessária para evitar danos em componentes do veículo e garantir a estabilidade do veículo na estrada.
Para entender a importância da calibragem ideal, é preciso conhecer os riscos de desleixar-se no controle de pneus.
Calibragem de pneus incorreta: pressão alta e baixa
Qualquer variação na pressão pode afetar o comportamento do veículo, seja acima ou abaixo do recomendado. Isso lembra que devemos mencionar também: o número de libras ideal está indicado no manual do proprietário do veículo.
As libras mudam de acordo com o modelo do veículo, tipo de pneu, peso da máquina, e assim por diante. Por isso, não confie apenas na sua experiência e conhecimento, sempre verifique o manual.
Riscos da calibragem baixa
Aquaplanagem
Primeiro, você sabe o que é isso? A aquaplanagem é quando o veículo desliza ou flutua sobre a água e “perde” o contato com o solo. Isso apenas acontece devido à baixa pressão dos pneus.
A princípio, a calibragem abaixo do recomendado aumenta o contato do pneu com o solo. Contudo, ao passar por uma pista molhada ou com poças, o pneu acaba não tendo tanta força para “afundar” e manter o contato com o chão. Dessa forma, podendo causar o deslizamento do veículo.
O motorista fica vulnerável e sem controle sobre o veículo por um descuido tão fácil de resolver.
Danos por impacto
Os pneus ficam mais baixos e “moles” com a pressão baixa e isso acarreta em maior impacto quando passam por buracos e irregularidades nas rodovias.
Não é apenas prejudicial aos pneus, mas ao veículo como um todo. Cada choque irá mexer com a máquina inteira e pode levar a quebra ou deslocamento de peças.
Detalonamento
Esse é o nome dado quando o pneu sai (ou desencaixa) da roda com o veículo em movimento. Este é um problema mais raro, mas sabe quando ele acontece?
Quando a calibragem está baixa!
Principalmente em estradas com curvas muito fechadas e quando há excesso de peso no veículo.
Maior consumo de combustível
Com os pneus murchos, o veículo precisa fazer mais força para rodar e as consequências disso são o aumento no desempenho do motor e desgaste precoce dos pneus.
Além disso, o consumo de combustível será bem superior ao que seria caso a calibragem estivesse correta.
Aumento de desgaste dos pneus
Com a calibragem baixa, os pneus aumentam a área de contato com o solo, correto? E eles também ficam mais “moles”, menos resistentes. Assim, os pneus sofrem mais danos nas viagens, o que ocasiona o aumento de desgaste da superfície.
Por consequência, diminui a durabilidade dos pneus.
Riscos da calibragem excessiva
Perda de estabilidade
A pressão alta faz o contrário da baixa, ela diminui a área de contato do pneu com o solo. Dessa forma, prejudica o equilíbrio do veículo, o que é perigoso principalmente em curvas
Outro resultado da pressão alta é que o pneu fica mais rígido e acaba “quicando” mais, podendo danificar outros componentes do veículo.
Frenagem ruim
Para frear o veículo, é preciso parar a rotação dos pneus. Ou seja, o sistema de freios está diretamente conectado aos pneus.
Quando a pressão deles está acima do que deveria, existe uma redução da eficiência do sistema de freio.
Dicas para calibrar corretamente
A melhor dica que nós podemos dar, na verdade já foi dada anteriormente: consultar o manual do proprietário e seguir as recomendações do fabricante.
Também recomenda-se que seja realizada a calibragem a cada 7 dias, mas esse tempo varia de acordo com o uso e condições.
Uma terceira dica importantíssima é calibrar com os pneus frios. Isso ajuda a manter a pressão ideal correta e por mais tempo.
Software para transportadora: gestão de pneus
Além dessas orientações, você também pode usar um software para transportadora que auxilia no controle de pneus. Se você escolher a solução do Prolog, você recebe um kit de aferição eletrônico.
Clique no vídeo e assista como essa ferramenta tecnológica vai te ajudar na calibragem dos pneus:
Com ele, você vai seguir um cronograma e realizar esse processo de aferição para descobrir tanto a pressão do pneu quanto a profundidade dos sulcos. Assim, evitando o desgaste excessivo, prolongando a vida do pneu e aumentando a economia da frota.