Qual a importância de manter a calibragem de pneus em dia?

Como a calibragem de pneus vai melhorar sua frota.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A calibragem de pneus é uma das partes mais importantes da gestão de pneus. Quer entender o porquê? Para começar, ela reduz o consumo de combustível.

Junto da segurança em estrada, para o motorista e veículo, esse é o principal fator pelo qual muitas transportadoras prezam pela calibragem correta dos pneus. Contudo, ainda há muitas frotas que realizam operações de transporte sem os devidos cuidados.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Por isso, viemos explicar hoje algumas questões como: o porquê você precisa dar mais atenção para a calibragem de pneus, quais os prejuízos de descuidar dessa tarefa e como realizá-la de maneira rápida e eficiente.

Inclusive, levantamos algumas das perguntas mais comuns sobre o assunto e você vai receber as respostas para elas também.

Quando deve ser feita a calibragem de pneus?

Algo crucial que você já deve saber, mas vamos falar ainda assim: você não consegue ver quando a calibragem é necessária. Ou seja, você precisa testar e conferir a pressão dos pneus de acordo com um cronograma pré-definido.

O enchimento de pneus deve ser feito, pelo menos, a cada 15 dias. O ideal é que seja feita a aferição de pneus durante o processo de manutenção preventiva, sempre que esta estiver prevista no calendário.

E-BOOK
GESTÃO DE PNEUS

Economia e produtividade com a gestão de pneus.

Prolog - Ebook Gestão de Pneus

O que é a pressão alta e baixa?

Quando a pressão está baixa, isso é um indicativo de falta de ar nos pneus. Isto é, pneus murchos, com calibragem desregulada. Os prejuízos vão do aumento no consumo de combustível à perda de peças e componentes do pneu.

Seguindo a lógica, a pressão alta significa que a calibragem está acima do necessário. Encher os pneus além do recomendado também pode acarretar em alguns problemas, como a deterioração acelerada da banda de rodagem e maiores chances de furos e cortes em estrada.

Quem realiza essa tarefa?

Por ser uma tarefa relativamente simples, o próprio motorista pode realizar essa tarefa. Porém, como a calibragem é feita em postos de combustível, um frentista pode ser chamado para auxiliar na tarefa.

Existe necessidade de calibrar o estepe?

Sim, é preciso manter a pressão correta sempre. Aliás, é recomendado sempre calibrar o estepe com duas libras acima do recomendado já que ele fica armazenado e pode esvaziar mais rápido.

Dessa maneira, a cada 7 ou 15 dias, o estepe precisa receber a calibração. É bom estar preparado para imprevistos e, caso um pneu estoure em viagem, o estepe estará em perfeitas condições para assumir o seu lugar.

Qual o prejuízo de um pneu com calibragem desregulada?

Se você não está convencido da importância de realizar a aferição de pneus e calibragem dos mesmos, os dados a seguir vão te fazer mudar de ideia. Alguns dos prejuízos da falta de cuidado com a gestão de pneus incluem:

  • redução da vida útil do pneu em até 20%;
  • aumento de 10% no consumo de combustível;
  • redução da vida útil da suspensão e caixa de direção.

Como se esses dados não fossem assustadores suficientes para o gestor de frota, a calibragem desregulada também causa terror nos motoristas com as consequências de:

  • desequilíbrio do veículo em curvas;
  • aumento na distância de frenagem;
  • desconforto na direção.

Como tornar o processo de calibragem de pneus mais eficiente?

Algumas dicas para melhorar este processo incluem: 1) manter um histórico de verificação da pressão e calibragem; e 2) usar um sistema de gestão de pneus ou de checklist.

 Na verdade, se você utilizar a segunda dica, a primeira já estará inclusa. Isto porque os sistemas mantêm um histórico de dados que é facilmente acessível pela equipe responsável pela gestão de frotas.

Além dessas, seguem algumas outras dicas para você realizar a calibragem de pneus:

Os pneus precisam estar frios

A calibragem é feita em postos de combustível, certo? Então, o ideal é que ela seja feita antes de iniciar a viagem, em no máximo 2km. Quando você calibra os pneus com eles ainda quentes de rodar na estrada, isso prejudica a confiabilidade da pressão.

Caso o único posto disponível seja muito longe e você não tenha tempo para esperar os pneus esfriarem, calibre 3 libras a mais do indicado. Isso garante que o pneu não irá esvaziar e deixar você, mais uma vez, com o veículo desequilibrado.

É preciso conservar a pressão

Alguns comportamentos simples de direção podem ajudar a manter a pressão adequada por mais tempo. A aceleração excessiva, por exemplo, superaquece os pneus e aumenta o desgaste deles. Então, deve ser evitada.

Adicionalmente, evitar arrancar e frear bruscamente, fazer curvas em alta velocidade e subir ou descer em acostamentos.

A calibragem deve estar sempre em dia

Não tem segredo: se você faz a gestão de pneus e segue um cronograma de aferição, estará sempre em dia com a calibragem. É importante que os motoristas tenham ciência da importância de seus papéis para ajudar a transportadora na redução de custos.

Nesse caso, eles devem realizar a aferição e calibrar os pneus quando necessário para diminuir o consumo de combustível e evitar a perda precoce de pneus.

Tudo certo até aqui? Caso tenha faltado responder alguma de suas dúvidas, não deixe de nos perguntar. Estamos disponíveis via chat online (disponível aqui do lado, à direita), WhatsApp e redes sociais.

Economize mais aumentando a vida útil dos pneus de sua frota.

Entenda como a solução de Gestão de Pneus do Prolog faz isso por você.

Aproveite e leia também

como providenciar melhorias na frota com o treinamento para motorista de caminhão

Entenda a importância do treinamento para motorista de caminhão

Você já percebeu que sempre que falamos em redução de custos na frota, há uma seção “treinamento para motorista de…

Read Story
como montar e usar uma planilha de controle de frota

Como fazer controle de frota? Aprenda a montar uma planilha eficiente

Para empresas que estão em período de organização e sem uma metodologia de gestão padronizada, a planilha de controle pode…

Read Story
entenda como prevenir pneus carecas na sua frota

Fuja dos pneus carecas: confira os cuidados ideais para aumentar a durabilidade

Pneus carecas são um acontecimento recorrente, mas devem ser evitados a todo custo. Entenda por que é importante ter controle…

Read Story
Arrow-up