Pressão correta dos pneus: como saber, medir e acompanhar?

Entenda o que é necessário para descobrir a pressão correta dos pneus da sua frota — e como fazê-lo com mais eficiência.
Saiba qual é a pressão correta dos pneus para os veículos da frota.

Manter a pressão correta dos pneus é fundamental para uma viagem segura e sem imprevistos.

 Você já leu que é preciso calibrar os pneus a cada 7 dias? 

Isso é indicado porque a perda de pressão é algo natural. Estima-se que, em média, a cada mês, uma libra seja perdida. Mas, antes da calibragem, a aferição (verificação) da pressão deve ser feita toda semana, a fim de evitar erros, porque há fatores que aceleram a perda de ar. 

Dentre eles, furos e cortes na borracha, falhas de vedação ou problemas na válvula de enchimento.

A aferição dos pneus semanal não é uma regra, você pode adaptar o período de acordo com o tipo de estrada a qual os veículos costumam rodar, o peso transportado, e por aí vai.

O importante é realizar  o acompanhamento de pressão, pois o mesmo é bem importante.

Além de evitar os diversos problemas que podem acontecer pela calibragem inadequada dos pneus, como aquaplanagem, derrapagem, tombamento de veículo, estouro de pneus, e assim por diante.

Fora essas questões mais pontuais, também há o desgaste excessivo e/ou irregular da banda de rodagem, que pode ser uma consequência de não ter a pressão ideal.

Então:

Qual é a pressão correta dos pneus de caminhão?

Essa é uma pergunta difícil de responder, pois cada modelo de pneu tem uma pressão mais recomendada. Assim como o veículo em que está instalado pode influenciar nisto, e até a estrada enfrentada.

Por exemplo, um pneu radial da Goodyear de medida 7.00R16, e índice de carga 113/112, em uma montagem simples, para uma carga incidente de 1.250 kg, a pressão recomendada é de 85 psi — confira na tabela.

Está vendo como há vários fatores para determinar a pressão mais adequada?

E isto é apenas uma recomendação do próprio fabricante, tendo em vista essa única marca e modelo de pneu.

Vale ressaltar que ajustes na pressão podem ser necessários conforme o clima enfrentado. Sabia que, em dias frios, o pneu fica mais propenso a perder libras? Por isso, durante o inverno, é prudente aumentar a atenção e cuidado com a calibragem dos pneus da frota.

Resumidamente, a pressão correta dos pneus depende de quais modelos você está lidando e os demais fatores apresentados até aqui. Agora, você deve estar pensando:

Como saber a pressão correta dos pneus?

Essa resposta é um pouco mais fácil. Todos os fabricantes de pneu já indicam uma pressão mais adequada para cada modelo. Porém, para saber a pressão ideal de calibragem dos pneus da frota, você precisa realizar o monitoramento dela:

Toda semana, use um aferidor, eletrônico ou manual, para ver a pressão que está no momento. Simultaneamente, você precisa analisar o nível de desgaste dos pneus através da profundidade dos sulcos.

Isto porque esse desgaste está diretamente relacionado com a calibragem. Quando a pressão está baixa, o desgaste é maior nos ombros do pneu. Já para uma calibragem alta, o desgaste é mais perceptível no centro da banda de rodagem.

Caso a calibragem seja ideal — e não tenha nenhum outro problema no veículo (alinhamento, balanceamento, suspensão, etc.) —, você vai notar que o desgaste acontece de maneira regular ao longo de toda a banda.

Dessa maneira, através do desgaste dos sulcos, você consegue entender se a pressão está boa ou se precisa de ajustes.

Inclusive, muitas empresas usam a tabela de controle de profundidade dos sulcos para fazer o acompanhamento. Nela, é identificado qual é o desgaste esperado para certa quantidade de quilômetros rodados. Assim, quando um pneu sai desse padrão, os ajustes de pressão de rodagem são realizados. 

Observando o tipo de desgaste, você consegue saber se precisa aumentar ou diminuir. Mas, caso não consiga identificar, vale realizar alguns testes e ir anotando todos os dados para criar a sua base de conhecimento da frota!

Como escolher e usar um medidor de pressão dos pneus?

O medidor de pressão pode ser manual ou digital. Considere fatores como custos e benefícios para a empresa, visando também o tempo de realização da tarefa e a precisão de medições.

Enquanto um medidor manual pode ser mais barato, ele costuma trazer mais erros na leitura e passagem dos dados para a planilha de controle. Já o digital evita essas questões, sendo mais ágil, prático e seguro de utilizar — mesmo tendo um custo um pouco mais alto.

Em frotas menores, talvez não seja o momento exato de investir ainda. Mas, para quem já possui cerca de 30 placas ou acima, o tempo economizado nas aferições se paga facilmente.

Além dessas alternativas, muitos veículos já possuem instalados os sensores de pressão dos pneus. Se você não sabe o que são, talvez reconheça pela sigla TPMS, usada para descrever o “sistema de monitoramento da pressão dos pneus”.

Esses não são os mais indicados para coletar dados da frota, pois não enviam as informações para nenhum local e não ajudam, necessariamente, na leitura da pressão atual de cada pneu.

O papel dos sensores é, apenas, enviar um sinal de alerta ao painel do condutor quando houver alguma inconsistência na calibragem.

Precisa ter um software de monitoramento de pressão dos pneus?

Caso você tenha a intenção de armazenar e analisar dados da operação, sim, você precisa deste software.

Então, para entender o impacto que os pneus estão tendo na produtividade da equipe e dos veículos e, ainda mais, nas economias da operação, a plataforma de controle é a escolha ideal.  

Inclusive, é através dela que o seu objetivo de encontrar a pressão correta dos pneus se concretiza.

Na verdade, você contrata um software de gestão de pneus, que contém o controle de pressão como um de seus principais atributos — justamente por ser de tamanha importância. 

Nas telas do seu sistema, terão as aferições mais recentes, problemas encontrados, quais pneus precisam passar por uma revisão ou precisam da calibragem, e assim por diante. 

Igualmente, com o histórico dos dados, o sistema gera relatórios automáticos para apresentar os pneus de melhor e pior desempenho, assim como o CPK de cada marca e modelo.

Confira o nosso especialista e CEO aqui do Prolog, Jean Zart, respondendo ainda mais dúvidas sobre a pressão e calibragem de pneus:

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.