calibragem de pneus de caminhão em dia: como controlar

Como manter a calibragem de pneus de caminhão em dia

Luiz Felipe
Luiz Felipe
Powered by Rock Convert

Normalmente, os pneus são os componentes de um veículo que mais sofrem. Eles estão em contato direto com o solo e podem ter mais ou menos danos com base no peso sendo transportado, o que torna a calibragem de pneus de caminhão essencial.

Igualmente, os demais cuidados com os pneus devem ser rigorosos.

Aliás, sabia que apenas 12,4% das estradas no país são pavimentadas? Esse índice é baixíssimo se pensar na extensão das rodovias no Brasil. 

Desse modo, a fim de evitar desgastes excessivos e trocas antes da hora, manter a calibragem de pneus de caminhão em dia é essencial. Há diversos fatores que podem afetar a pressão dos pneus, como o peso da carga, o número e distância da viagem realizada e, óbvio, as condições da estrada.

Pensando nisso, vamos dar aqui algumas tarefas para evitar desperdício de pneus na sua frota. Confira a seguir!

1 Educar o caminhoneiro

Por mais que o motorista tenha o principal contato com o caminhão, muitas vezes ele não conhece tamanha a importância da gestão de pneus. Ou seja, não sabe exatamente quais são os cuidados que não podem faltar antes, durante e após uma viagem, incluindo a calibragem de pneus do caminhão.

Assim, uma das tarefas do gestor de frota é conscientizar os motoristas das suas operações de transporte que os pneus são fundamentais para o veículo e quais as tarefas para mantê-los em condições adequadas.

2 Ler o manual do proprietário

Dentro de uma concepção de educar o motorista, ler o manual do proprietário de cada veículo é essencial.

Nesse documento, estão informações valiosas sobre a calibragem de pneus de caminhão ideal para cada posicionamento de pneu. Em alguns casos, têm algumas variações de acordo com a situação (viagens longas, viagens curtas, viagens em estrada de chão, etc.).

Então, é importante conferir o manual sempre que adquirir um novo veículo e garantir que o motorista responsável saiba suas responsabilidades.

3 Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é importante por muitas razões. Primeiro, nela é feita a revisão de todo o veículo para analisar (e diminuir) a necessidade de reparos. Segundo, ela ajuda a reduzir custos na transportadora.

Depois, manter um cronograma para essa manutenção vai ser o diferencial para os seus pneus. Eles precisam ser verificados com frequência para controlar o desgaste, realizar o rodízio e entender a necessidade de recapagem ou descarte de pneus.

O que nos leva à:

Powered by Rock Convert

4 Aferição de pneus

Tem muitas responsabilidades importantes na gestão de frota e uma delas é a gestão de pneus. Se você quer reduzir custos com pneus, aumentar a durabilidade deles e economizar combustível com apenas uma tarefa, é aqui que você terá o seu desejo realizado.

Com um cronograma de aferições, você estará coletando dados para:

  • manter a calibragem de pneus de caminhão em dia;
  • entender qual veículo e motoristas abrem mais OS;
  • controlar o desgaste de cada pneu;
  • saber a hora certa de realizar o rodízio;
  • etc.

Portanto, realizando essa medição da pressão e profundidade dos sulcos, o controle de pneus será mais efetivo. Consequentemente, você sempre saberá a hora certa para realizar a calibragem. 

Afinal, se esperar o pneu demonstrar a olho nu essa necessidade, eles já estarão em uma situação precária e causando prejuízos para a frota.

5 Calibragem de pressão ideal

Quando um pneu estiver com pressão baixa ou alta, é necessário realizar a calibragem. Cada fornecedor tem a responsabilidade de indicar as medidas ideias para cada tipo de pneu ou veículo.

Informação esta que deve ser repassada para os motoristas responsáveis pelo veículo.

Os riscos de andar com pneus descalibrados podem variar em perda precoce de pneu, reduzindo a vida útil desses componentes em 20%, impossibilidade de recapagem, aumento de 10% no consumo de combustível, entre outros.

Bônus: boas práticas para a calibragem de pneus de caminhão

Vamos ressaltar aqui que a calibragem de pressão ideal é mais do que apenas uma economia para a frota, mas questão de segurança para os motoristas. Ou seja: deve receber a devida atenção.

De modo geral, a calibragem deve ser feita pelo menos uma vez na semana. Além disso, com obrigatoriedade, antes de sair para cada viagem.

Algumas dicas para realizar a calibragem de maneira correta e fazer com que a pressão seja mantida por mais tempo incluem:

  • respeitar as recomendações de fábrica;
  • calibrar antes de viagens, com pneus frios;
  • checar se todas as válvulas estão tampadas.

Por último, um outro lembrete é que os motoristas devem sempre verificar a pressão do estepe também. Inclusive, ele costuma esvaziar mais rápido por ficar parado. Então, a recomendação é que deve ser calibrado com duas libras acima do recomendado quando necessário.

Aqui no Prolog, nós temos uma solução para agilizar todas as informações da sua gestão de pneus. Já incluindo todos os dados em um sistema que pode ser integrado no seu sistema de gestão de frotas.

Quer conhecer mais? Confere aqui!

Powered by Rock Convert

More great articles

O que faz o calibrador de pneus digital?

Como um calibrador de pneus eletrônico torna a gestão de pneus mais eficiente

Você já utiliza o calibrador de pneus digital na sua frota? Sabia que ele é excelente para tornar sua gestão…

Read Story
Como identificar o indicador de desgaste do pneu?

Indicador de desgaste de pneu: você sabe o que é?

Que tal entender melhor sobre recapagem de pneus? Para isso, você precisa conhecer o indicador de desgaste do pneu. Não…

Read Story
O essencial sobre a gestão de pneus.

Tudo o que você precisa saber sobre a gestão de pneus

A gestão de pneus é uma etapa essencial da gestão de frotas. Por meio dela, você garante que todos os…

Read Story

Never miss a minute

Get great content to your inbox every week. No spam.
[contact-form-7 404 "Not Found"]
Arrow-up
Translate »

O GUIA DA
GESTÃO
DE FROTAS