Tudo sobre controle de pressão dos pneus

Aumente a durabilidade dos pneus e reduza custos na frota com o controle de pressão dos pneus. Entenda o porquê e como fazer isso.
Métodos para controle de pressão dos pneus.

Fazer um controle de pressão dos pneus significa reduzir custos com combustível, manutenção, descarte e compra de novos pneus.

Mas, como isso acontece? Primeiro, porque a pressão baixa gera maior contato com o solo, prejudica a borracha e aumenta o consumo de combustível. 

Também causa mais impacto para o veículo em buracos e estradas acidentadas, podendo quebrar ou desgastar peças antes de sua vida útil e gerando gastos com uma manutenção não-prevista.

A pressão alta, da mesma maneira, traz alguns estragos — principalmente quando falamos da segurança do veículo. Afinal, o equilíbrio deste fica prejudicado e as curvas se tornam um risco desnecessário de tombamento da carga.

Entendeu um pouco dos riscos e consequências da falta de monitoramento? Então confira:

O que é e para que serve o controle de pressão dos pneus?

Esse tipo de controle é realizado nos pneus de uma frota, através de aferidores manuais ou digitais, e serve para identificar quando um pneu está com a pressão acima ou abaixo da medida ideal.

Dessa forma, providenciando a solução quando necessário: a calibragem dos pneus.

Também tem como objetivo reduzir as perdas precoces de pneus, evitar o desgaste irregular e/ou acelerado dos pneus, e prevenir a fadiga da carcaça.

Qual a importância do controle de pressão dos pneus na frota?

Você pode reduzir seus custos em diversos setores da frota, desde os pneus até custos com manutenção. Isso porque os pneus influenciam em outras partes do veículo, como no sistema de freios.

Nesse caso, um desgaste excessivo dos ativos pode aumentar a distância de frenagem, fazendo com que o motorista pise com mais força para fazer o veículo parar e acabe gerando, também, desgaste no sistema de freios.

O desgaste dos pneus também influencia no consumo de combustível de um veículo. 

Quando o pneu começa a desgastar, ele perde gradualmente sua aderência ao solo. Isso faz com que o motor realize um esforço maior para gerar a tração necessária à movimentação do veículo. Ou seja, queima mais combustível.

Cada libra a menos no pneu, pode aumentar o consumo de combustível em até 0,3% por quilômetro rodado.

Além de todas essas vantagens, os custos de implementação do controle de pressão dos pneus ainda são inferiores ao custo que você teria com o descarte antecipado de carcaça e aquisição de novos pneus.

Aplicar esse controle na frota é uma das garantias que você tem para parar de perder pneus antes da hora na sua operação de transporte.

Quais são os meios para controle de pressão dos pneus?

Manualmente ou “no olho”

Controlar a pressão manualmente é o mesmo que dizer que você não tem um método confiável de controle. Aqui, estamos falando de táticas como o uso do martelo para ver se o pneu está firme ou não.

Outro meio é esperar que o pneu fique visualmente murcho para confirmar uma pressão baixa. Ambos são tipos inadequados de medição.

Caso você ainda não tenha um medidor de pressão dos pneus na sua frota, você deve ir atrás! Porém, seguem algumas recomendações básicas para manter os pneus em boas condições:

  • Calibrar a cada 5 mil km rodados;
  • Veículos de pouco uso, realizar a calibragem mensalmente — mesmo se o veículo estiver parado;
  • Quando a temperatura baixar (ou subir) drasticamente, fazer uma nova calibragem.

TPMS

Imagem do sensor de pressão dos pneus.

Essa é uma sigla do inglês para descrever “sistema de monitoramento da pressão dos pneus”. Existem algumas variações desse sistema, então o modo de funcionar pode variar levemente de um para o outro.

Entretanto, o objetivo final é sempre o mesmo: ter o controle de pressão dos pneus! 

Qual é o segredo?

Tratam-se de sensores instalados nas válvulas de cada pneu que enviam informações via rádio-frequência à cabine. O TPMS também analisa individualmente a pressão e temperatura de cada pneu.

Ignorar o sensor quando ele dá avisos de pressão inadequada traz prejuízos: 

Afeta a estabilidade da direção, aumenta o desgaste dos pneus e o consumo de combustível. Por consequência, também aumenta a emissão de gases poluentes (CO²) na atmosfera.

Portanto, se decidir aderir ao TPMS, dê atenção aos avisos que este trouxer. Você estará reduzindo os custos da frota e aumentando a segurança das operações de transporte.

Prolog App

Sistema Prolog App para gestão de pneus da frota.

A solução Prolog não tem captação da temperatura, como o TPMS, mas tem outra grande vantagem: 

Além do controle de pressão dos pneus, a ferramenta faz a coleta da profundidade dos sulcos.

Combinar e acompanhar essas duas informações sobre os pneus traz conclusões esclarecedoras sobre a pressão ideal e melhores modelos para cada operação de transporte.

Ao utilizar essa alternativa, você recebe um aferidor digital e o software de gestão de pneus completo. Em questão de segundos, o aferidor coleta os dados de pressão e profundidade e já envia tudo via bluetooth em tempo real para o sistema.

No sistema, acontece o processamento e organização desses dados em relatórios automatizados sobre os pneus da frota.

Quer saber a previsão de troca para X pneu? Qual o modelo com melhor custo-benefício? Quantas compras serão necessárias nos próximos 6 meses? O Prolog te diz tudo isso e mais.

Tem como saber a pressão correta para cada pneu?

Sim, desde que realize o controle regular da pressão e desgaste dos pneus. Embora cada pneu já venha com uma pressão de ar recomendada, nem sempre ela é a mais adequada para o transporte sendo realizado.

De início, a recomendação deve ser seguida e respeitada. Conforme o pneu for utilizado e monitorado, pode ser que você note a necessidade de ajustar o PSI da calibragem.

Por exemplo, se ao longo de 3 meses notar um desgaste irregular ou excessivo, ajuste a pressão (5 PSI a mais ou a menos) de cada pneu e analise os resultados novamente após mais um período de utilização.

Se o desgaste normalizar, você encontrou a pressão correta dos pneus. Se piorou ou gerou outro tipo de desgaste irregular, identifique qual pode ser o motivo e realize um novo ajuste na medida de calibragem.

Todas essas conclusões são facilitadas pela escolha de um sistema de gestão de pneus como o Prolog. Faça o controle de pressão dos pneus com a nossa tecnologia para aproveitar ao máximo a vida útil dos ativos — conheça a solução Prolog.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.