Sistema de monitoramento de pressão de pneus: como funciona?

O sistema de monitoramento de pressão de pneus é uma forma moderna de cuidar da gestão de pneus da sua frota. Veja como ele funciona e quais benefícios pode trazer para a sua empresa.
O sistema de monitoramento de pressão dos pneus é mesmo necessário?

Um sistema de monitoramento de pressão dos pneus é importante para manter-se atento a calibragem da frota e realizar os cuidados com frequência de forma mais rápida e segura.

Ao manter a pressão dos pneus nos níveis corretos, você reduz os custos de combustível, compras de pneus e ainda garante a segurança dos motoristas da sua empresa.

Esquecer ou deixar para depois por falta de tempo é coisa do passado. Hoje em dia, os próprios veículos (a maioria deles, pelo menos) já vem com um sistema de monitoramento de pressão dos pneus instalado. 

Algo que traz muitas vantagens para a sua empresa, mas existe ainda outro sistema que você precisa conhecer — principalmente se o que você busca é automação e economia.

Mas afinal…

O que é o sistema de monitoramento de pressão dos pneus?

Vindo da sigla TPMS, que significa “Tyre Pressure Monitoring System” (Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus), trata-se de um medidor de pressão de pneus embutido nos pneus que envia informações diretamente para o painel do motorista no veículo.

Em veículos mais modernos ele já costuma vir instalado. Ou seja, você não precisa buscar um profissional para realizar a instalação à parte.

E como funciona, exatamente?

O aviso surge no visor com pictogramas, uma luz ou ambos, e indica que um ou mais pneus estão com problemas de pressão, mas ele não mostra qual dos pneus e nem o nível de calibragem.

Quando esse aviso surgir, você precisa entrar com o segundo equipamento: o medidor de pressão de pneus manual ou digital.

Se você possui um aferidor digital, basta ligá-lo, encaixar sua ponta no bico do pneu e observar na tela qual a porcentagem de calibragem atual.

Caso você não tenha um medidor de pressão de pneus digital, precisa de um aparelho manual. Geralmente, ele consiste em um tipo de caneta que possui um medidor, como um termômetro, que indica a medida de pressão do pneu.

Lembre-se de seguir o manual de instruções do seu aparelho, ok? Cada marca possui uma forma de ligar e de leitura.

Também é indispensável comparar a calibragem final do medidor com a calibragem indicada pelo fabricante no manual do veículo.

Por fim, você precisa criar uma planilha em um computador, tablet ou realizar anotações manualmente para obter um controle. Em caso de gerenciamento de frotas, esses dados devem ser enviados aos responsáveis de acordo com a rotina de inspeção do caminhão.

Existe outra maneira de realizar o controle de pressão dos pneus?

Através de um aplicativo, como é o caso do que oferecemos aqui no Prolog, você consegue cadastrar e acompanhar a saúde dos pneus dos caminhões de uma forma muito simples e intuitiva.

Como isso acontece:

Primeiro, você deve ter em mãos o manual que vem junto ao veículo ao comprá-lo, certo?

Em seguida, adicione o número da placa, marca, modelo, qual o tamanho mínimo que o sulco do pneu pode atingir, entre outros dados. Depois, é preciso inserir também os dados sobre os pneus da frota: marca, modelo, número de fogo, quilometragem, etc.

Essas informações geram o cadastro do caminhão e do pneu, para você conseguir criar cronogramas e acompanhar prazos de inspeção de cada item.

Ao realizar as inspeções, os dados são atualizados no aplicativo e mostram, sem complicações, se está na hora de realizar algum tipo de serviço ou manutenção, mantendo o controle de pressão dos pneus e calibragem em dia.

O diferencial de você possuir um sistema do Prolog é que você recebe um kit de equipamento de inspeção eletrônica que manda os dados diretamente para o aplicativo, sem necessidade de trabalho manual.

A partir dos dados coletados pelo equipamento, as ordens de serviço são criadas para correção e manutenção dos veículos assim que é finalizado o processo de inspeção.

Incrível como a praticidade melhora a rotina de qualquer trabalho, não é mesmo?

Qual a vantagem de ter esse sistema de monitoramento de pressão dos pneus digital na frota?

Um sistema de monitoramento de pressão dos pneus em aplicativo contribui no aumento de vida útil do pneu, fazendo com que a sua empresa visualize, compreenda e consiga reduzir o número de compras e descartes do material.

Igualmente, a economia é importante na sua transportadora, já que reduzindo os custos em uma área, você pode investir em outras. E é isso que o sistema traz: economia! Tanto com pneus, quanto combustível e manutenção veicular.

O aumento da produtividade da equipe é outro benefício, já que agora eles podem realizar a inspeção de pneus semi automatizada e investir mais tempo em outras funções.

Afinal, a única tarefa manual é inserir o aferidor digital no local correto do pneu, depois disto, a coleta de informação é feita automaticamente em segundos e enviada, também de forma automática e em tempo real, para o sistema no celular.

Outro fator é haver mais segurança nas estradas, pois a manutenção preventiva mantém os pneus bem cuidados, garante uma frenagem mais precisa e gera mais confiança por parte dos motoristas ao diminuir o risco de acidentes.

Agora você pode estar se perguntando…

Se o veículo já tem o TPMS, que diferença faz adquirir o Prolog ou não?

Embora o sistema de monitoramento de pressão dos pneus embutido seja importante e auxilie nessa tarefa de manter os pneus sempre calibrados corretamente, ele não tem nenhum tipo de histórico ou visualização da saúde dos pneus.

Como você vai analisar o desempenho do veículo e dos pneus assim? Ainda mais se você não tiver um controle via planilha para anotar manualmente todos os dados obtidos pelo TPMS, você está desperdiçando um conhecimento inestimável.

Com um software, que faz o monitoramento digital, os dados são analisados automaticamente e incluídos em visualizações como: 

  • Nível de desgaste por pneu;
  • Quantidade de pneus com calibragem incorreta (e quais são estes);
  • Serviços abertos com detalhamento do estado atual do pneu e o motivo para a realização do serviço.

Entre muitos outros, você já consegue ter uma ideia da real necessidade de obter um sistema digitalizado para o controle de pressão dos pneus, certo?

Usufrua de todos os benefícios direto do seu celular com o Prolog App recebendo o kit de monitoramento de pressão digital (pistola + mangueira) totalmente integrado ao sistema e com agendamentos de inspeção automáticos.

Conheça nossa solução por completo e entre em contato com a gente!

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.