Como calibrar os pneus: ações para manter a pressão em dia

Confira como calibrar os pneus e entenda a importância dos cuidados básicos, mantendo uma rotina de trabalho mais segura e econômica.
Saber como calibrar pneus e a hora certa de fazê-lo é importante.

Saber os impactos de uma calibragem e como calibrar os pneus da forma correta é fundamental para quem atua com o transporte rodoviário. 

Os pneus são itens de alto custo para a empresa, um dos maiores, por sinal. Portanto, cuidar deles é um meio de gerar economia, além de aumentar a segurança das operações.

Pode parecer contraditório, mas, mesmo conhecendo a necessidade de manter a pressão adequada do pneu, muitos motoristas e colaboradores que trabalham com transporte não sabem exatamente os prós e contras dessa atividade.

A calibragem incorreta, além de reduzir consideravelmente a vida útil da peça, traz uma série de outros malefícios que prejudicam componentes do caminhão e aumentam os riscos de acidentes. Vamos explicar melhor nos próximos tópicos:

O que é um pneu mal calibrado?

Um pneu mal calibrado é quando o responsável pela atividade determina uma frequência inadequada para o tipo de pneu utilizado. 

O ativo pode ficar com aspecto murcho e possibilita que a borracha da banda de rodagem toque o chão com mais intensidade, danificando ela própria, a carcaça do pneu e alguns componentes do veículo.

Isso acontece pois, a baixa pressão direciona os impactos para a suspensão e outras partes do caminhão.

Também, pode gerar a aquaplanagem, quando uma camada de água fica entre o pneu e o asfalto. O que pode fazer o veículo deslizar sobre a superfície, aumentando os riscos de acidentes.

E tem mais:

Há chances de o pneu ficar destalonado. Ou seja, de acontecer o desencaixe da roda, podendo causar acidentes ao reduzir a estabilidade do veículo e a eficácia da frenagem.

O pneu mal calibrado também pode ser por conta de um enchimento de ar excessivo. Algo que gera desequilíbrio e instabilidade nos deslocamentos, aumentando o desgaste no centro da banda de rodagem e levando à perda antecipada do pneu.

Veja quais são os riscos de rodar com a calibragem incorreta. Clique no vídeo e assista!

Como calibrar pneus da forma adequada?

O motorista inclui a medida desejada de calibragem no aparelho e encaixa a mangueira na válvula de pressão do pneu. Após ouvir o bip sonoro, indicando que o ar chegou à pressão indicada, é preciso retirar a mangueira e fechar o bico corretamente, para evitar vazamentos.

A calibragem deve ser realizada com aparelhos específicos para isso. Geralmente, calibradores são encontrados em postos de abastecimento de combustível ou na própria central da operação, como é o caso de grandes negócios, 

Em qualquer tipo utilizado, o seu funcionamento será semelhante:

Quando a mangueira do calibrador é encaixada na válvula do pneu, ela realiza uma leitura que compara a pressão programada no aparelho e a que sai do pneu.

Se a pressão no pneu estiver abaixo do indicado, o aparelho envia ar para o seu interior. Já quando a pressão estiver acima, o aparelho faz com que o ar em excesso passe pela mangueira saindo do pneu para chegar na pressão ideal.

Sempre que o pneu chegar na pressão recomendada pelo fabricante do veículo que foi adicionada ao calibrador, ele emite um sinal sonoro confirmando que está pronto.

Por motivos de segurança, a mangueira dos calibradores é “sem pressão”. Ou seja, quando ela não é usada, a pressão é zero. De maneira geral, funciona como um diafragma, abrindo e fechando o seu interior para permitir ou não a passagem de ar.

Como saber quando um pneu precisa ser calibrado?

Sempre que ele estiver com aspecto murcho ou você notar que os ombros do ativo não estão tocando o chão, precisa fazer ajustes na pressão. Alguns especialistas recomendam que a calibragem seja feita, no mínimo, uma vez por semana.

A melhor maneira de saber a hora certa para realizar a calibragem é tendo o acompanhamento de pressão dos pneus. Ou seja, aferindo os itens, em uma inspeção semanal, e identificando se estão em conformidade ou precisando de ajustes.

Quais são as ações para manter a calibragem dos pneus em dia?

Utilizar uma tabela de calibragem de pneus

Para saber a data certa de calibrar, é fundamental possuir algum tipo de controle. 

Uma forma é utilizar a tabela (manual ou digital) para anotar a placa do veículo, data da última calibragem e responsável por ela.

Todas as informações que forem pertinentes para o controle do gestor devem ser incluídas na tabela, a fim de manter a manutenção em dia e os pneus sempre dentro dos padrões ideais de rodagem.

Saber quando calibrar os pneus

Existem diferentes recomendações sobre o tempo certo para calibrar os pneus. Alguns especialistas defendem que é preciso calibrar todos os dias, enquanto outros sugerem uma vez por semana.

Como dica:

Nos veículos da frota que são utilizados dentro da empresa, da cidade e região, a calibragem pode ser feita semanalmente e, no máximo, a cada 15 dias. 

Já para os caminhões que percorrem longas distâncias, o recomendado é fazer uma parada para calibrar a cada 500 quilômetros rodados.

Entender como calibrar pneus corretamente

A pressão correta, adicionada no painel do calibrador, está presente no manual do fabricante ou em uma etiqueta localizada na parte inferior da porta do motorista.

No caso dos caminhões, a calibragem dos pneus pode variar de acordo com o peso da carga que está sendo transportada e os pneus traseiros podem precisar de uma pressão maior que os demais.

Por isso, é necessário muita atenção ao processo do transporte como um todo.

Com as novas tecnologias e tendências da gestão de pneus, você pode descobrir a melhor pressão para cada marca e modelo de pneu utilizado ao realizar um controle próximo através da medição habitual de pressão.

A inteligência do sistema permite descobrir não apenas uma pressão para rodar com o pneu por mais tempo, mas também se esse tipo de pneu oferece um bom CPK (custo por quilometragem) para a sua operação.

Possuir uma gestão de pneus na frota

O monitoramento da calibragem de pneus deve ser uma das tarefas dos responsáveis pela gestão dos ativos na frota. E sim, é importante possuir um setor voltado aos cuidados desses componentes.

Como vimos acima, a pressão incorreta pode ocasionar uma série de riscos que envolvem o motorista, o caminhão, a carga e até a população. 

Além disso, a gestão de pneus traz economia e produtividade para a rotina da sua operação de transportes.

Utilizar um sistema de gestão de pneus

Já que são muitos componentes dos pneus que precisam de atenção e estamos falando de um item que tem alto custo para a frota, por que não investir em um sistema que cuide de forma específica dessa peça?

Você pode e deve fazer esse investimento. O controle de pneus, com a ajuda da tecnologia, traz um método de otimização que reduz custos operacionais e aumenta a segurança com um baixo esforço.

Com o sistema, você consegue:

  • Criar um calendário de aferições de pressão;
  • Determinar o período ideal para realizar o rodízio;
  • Definir quando trocar ou reformar os pneus;
  • Sugerir práticas para redução de desgaste.

 

Excelente, não é mesmo? O Prolog oferece esse tipo de controle através de um aplicativo que pode ser acessado a qualquer hora de qualquer lugar, fornecendo todas as informações sobre os pneus da frota — conheça mais sobre a solução.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.