8 maneiras em que a baixa calibragem dos pneus pode afetar a frota

Conheça as consequências da baixa calibragem dos pneus e saiba como evitar esse problema na sua frota.
Identifique a baixa calibragem dos pneus para evitar suas consequências.

A baixa calibragem dos pneus é um problema que, muitas vezes, não é identificado na frota, mas pode gerar graves consequências, da perda precoce do pneu ao aumento do consumo de combustível.

É importante que os gestores tomem as medidas necessárias para acompanhar a pressão interna dos pneus e identificar com que frequência a calibragem precisa ser feita.

Essas ações ajudam a evitar uma calibragem de pneus incorreta e garantir que os resultados negativos não cheguem na sua operação. Entenda melhor a seguir:

O que é a baixa calibragem dos pneus?

A baixa calibragem dos pneus é um estado dos pneus onde a pressão interna deles está abaixo do ideal. Ou seja: eles estão murchos. 

O que pode causar a má calibragem dos pneus?

A má calibragem dos pneus ou a perda de pressão constante e excessiva pode acontecer por diferentes motivos. Dentre eles:

  • Furo ou corte no pneu: 

Mesmo um pequeno corte ou furo no pneu na banda de rodagem, causa a perda de pressão acelerada. O problema se acentua ainda mais quando pregos ou parafusos perfuram o seu ativo.

  • Problemas na válvula: 

Se a válvula está desgastada ou tiver outros danos, ela pode ser o motivo de uma rápida perda de pressão, que ocasiona a baixa calibragem dos pneus. É importante também verificar esse item quando estiver realizando a inspeção do pneu.

Em alguns casos, é possível que esteja faltando a tampa da válvula.

  • Erro do motorista

Geralmente, o motorista é o responsável pela calibragem dos pneus e, por uma desatenção no momento da tarefa, acaba utilizando a medida de pressão errada para os pneus do veículo.

O erro pode tanto ser para algumas libras acima, quanto abaixo.

  • Erro do gestor

Se o gestor fizer alguma análise ou preenchimento incorreto de informação em seus meios de controle da frota, existe a possibilidade de que ele passe os dados errados da calibragem dos pneus para o seu motorista.

  • Mudanças de temperatura

Esse é o motivo que temos menos controle, mas, as alterações de temperatura podem sim ser um motivador para a perda de pressão dos pneus. Quando mais frio ficar, os pneus ficam com pressões mais baixas.

Da mesma forma, quando aumentar a temperatura, a pressão será maior.

Qual a importância da calibragem do pneu?

É importante manter a calibragem ideal dos pneus para que o peso do veículo seja distribuído corretamente sobre todos os pneus, gerando maior estabilidade, equilíbrio e economia de combustível no transporte.

Além disso, a baixa calibragem dos pneus pode causar…

Redução da vida útil do pneu

Isso acontece porque, rodar com o pneu murcho gera um desgaste maior nos ombros da banda de rodagem, por essa parte ficar mais em contato com o solo, recebendo os impactos de uma rota.

Além disso, rodar sem a pressão correta dos pneus leva ao superaquecimento do ativo, causando tanto danos externos quanto internos aos seus componentes e fazendo com que rodem menos do que deveriam. 

Ou seja, esses problemas reduzem a expectativa de quilometragem rodada dos veículos.

Aumento no tempo de frenagem

Alguns podem pensar que a baixa calibragem dos pneus aumenta a capacidade de frenagem, mas não é bem assim que acontece.

Na verdade, como o pneu murcho tem maior contato com o solo, o veículo precisa de mais potência e força do motor para ganhar velocidade. Por outro lado, quando é necessário frear, é esse contato estendido que faz a ação acontecer mais rápido. 

Maior sensibilidade a impactos

A baixa calibragem dos pneus acaba deixando a borracha um pouco mais “mole”. Quando recebe impactos, como buracos ou rachaduras na estrada, ele fica mais suscetível a ter danos maiores — como cortes, furos e bolhas.

Além disso, também há mais chances de acontecer o estouro do pneu.

Queda na dirigibilidade do pneu

A dirigibilidade do pneu equivale ao conforto que ele dá ao motorista na direção do veículo. Se o volante começar a ficar mais pesado, por exemplo, é um sinal de que a dirigibilidade está sendo reduzida e a baixa calibragem dos pneus é um dos motivos para isso.

Aumento nos custos da operação de transporte

Os custos aumentam tanto porque são necessárias compras de pneus com maior frequência, já que eles são descartados antes da hora.

Além disso, também acontece um maior consumo de combustível, pelo maior esforço que o motor realiza para dar velocidade ao veículo.

Quebra ou deslocamento de peças

Embora o pneu receba as principais consequências, o veículo também é afetado, podendo apresentar desgaste, deslocamento ou danos em peças e componentes de sua estrutura.

Além de reduzir a vida útil do veículo, aumenta os seus custos de manutenção.

Detalonamento do pneu

O detalonamento acontece quando o pneu sai da roda. Apesar de não ser uma situação comum ou recorrente, pode acontecer e, ainda mais, quando o pneu está com a pressão abaixo da ideal.

Menor estabilidade em curvas

Tanto a calibragem baixa quanto a alta causam a perda de estabilidade em curvas. No caso da pressão abaixo do ideal, é porque o pneu fica mais pesado e dificulta o movimento do veículo.

Quando calibrar pneus?

Como regra geral, os pneus devem ser calibrados semanalmente. Em alguns casos, os pneus podem até ser calibrados diariamente — como quando percorrem distâncias maiores por um longo período ou em períodos de mudanças de temperatura muito bruscas.

Para identificar a frequência ideal, você deve realizar o controle de pressão dos pneus e fazer a aferição todas as semanas.

Ao coletar e analisar esses dados, entendendo a variação que acontece entre cada período, consegue identificar quando a perda de pressão está acima da média e quais os motivos para isso.

Como acompanhar a baixa calibragem dos pneus

Para fazer esse acompanhamento, você precisa de ferramentas que auxiliem e tornem a medição dos pneus em uma tarefa mais rápida e prática. 

O paquímetro foi bastante utilizado no passado, mas ele não atende mais aos requisitos de aumentar a produtividade da rotina da frota e ainda fornece dados de baixa precisão, o que pode resultar em erros ao registrar as informações em um checklist ou planilha de controle.

Atualmente, o aferidor eletrônico é a melhor solução. Tem precisão de 99% e é facilmente conectado ao sistema de gestão de pneus via conexão bluetooth.

Entenda ainda melhor essa ferramenta em nosso material gratuito: faça seu download aqui.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.