Qual é a calibragem ideal para os pneus de empilhadeira?

Entenda como funciona a tabela de calibragem de pneus de empilhadeira e aprenda mais sobre os tipos de pneus ideais para cada situação.
Entenda a tabela de calibragem de pneus de empilhadeira.

Os pneus de empilhadeira são bem diferentes de outros tipos de pneus. Por isso, eles tem uma tabela de calibragem própria.

Antes de mostrar ela de verdade (mas nada impede que você role ali embaixo para conferir antes de ler o resto do post), vamos falar um pouco sobre como funciona essa tarefa para as empilhadeiras.

Vamos então:

Como funciona a calibragem do pneu de empilhadeira?

Esses pneus devem ser calibrados toda semana (ou antes disso, se for notada alguma alteração no pneu).

Os pneus devem estar frios para a calibragem ser efetiva. Calibrar com pneus quentes gera o risco de eles murcharem mais rapidamente. A inspeção também deve ser realizada com alguma frequência para evitar uma perda precoce dos pneus — seja por desgaste ou algum outro problema.

A calibragem é realizada em PSI ou BAR.

Se começar a ter problemas de desgaste excessivo e anormal, observe a rotina de calibragem dos pneus, pois eles podem estar com pressão abaixo ou acima do recomendado.

Tabela de calibragem de pneus de empilhadeira

A tabela abaixo considera a medida do pneu e a pressão apenas em PSI. 

MEDIDAPRESSÃO EM PSIMEDIDAPRESSÃO EM PSI
5.00-814527×10-12102
18×7-81457.00-15134
6.00-91457.50-15134
21×8-913028×9-15 (8.15-15)145
6.50-101128.25-15116
23×9-10145250-15145
7.00-12131300-15135

Diferentes tipos de pneus de empilhadeira

Há X tipos de pneus de empilhadeira, cada um com suas características e pressão de calibragem ideal. E você pode também conversar com os fabricantes ou fornecedores de cada pneu para saber as indicações de manutenção e pressão recomendadas.

Resumidamente, os tipos de pneus são:

Pneumático

Indicados para superfícies mais difíceis, com irregularidades no terreno. Eles são pneus de fácil manutenção e são bastante comuns, pois suportam bem os impactos do solo.

Sólidos

O tipo menos utilizado. A explicação: são produzidos com borracha dura e o amortecimento de impactos não acontece. Deve-se sempre evitar o uso em superfícies irregulares, mas pode ser usado tanto interna quanto externamente.

Poliuterano

Para ambientes internos e empilhadeiras elétricas: é a sua escolha. Eles são desenhados para funciona como a roda da empilhadeira, praticamente substituindo esta.

O poliuretano liquido é injetado e, entre 24 a 48 horas, o material fica sólido. No geral, pode funcionar por meio pneumático, câmara de ar ou hidráulico.

Cushion

É, como o pneu superelástico, um pneu maciço. Deve ser utilizado em operações pavimentadas de pisos lisos (apenas em ambientes internos). Apesar de ter um uso limitado, é uma escolha que pode ter bom custo-benefício, visto que sua durabilidade e resistência são altas.

Superelásticos

Para terrenos regulares, como asfalto ou cimento queimado, eles são ótimos — inclusive, você tem a opção de comprá-los na cor branca. Ou seja, são a escolha ideal para indústrias farmacêuticas, químicas e alimentícias.

Eles têm o mesmo formato e medidas do pneumático, montando também nas mesmas rodas. Outra semelhança é o baixo custo com manutenção.

Porém, quando falamos de calibragem, as regras não se aplicam. Isto porque esse tipo de pneus para empilhadeira não possui câmara de ar e não precisa ser calibrado.

O que é preciso saber sobre pneus de empilhadeira

Se você trabalha com uma operação de empilhadeiras e, ainda mais, com a gestão dos pneus dessas máquinas, precisa saber tudo sobre os pneus. Para isso, temos um post-guia. Mas, para já dar uma visão geral das informações:

  • Escolha o tipo certo de pneu;
  • Saiba a hora exata de trocar e/ou descarta um pneu de empilhadeira;
  • Analise os dados coletados na inspeção dos pneus e a tabela de calibragem de pneus de empilhadeira para conhecer a pressão ideal de cada modelo;
  • Entenda o processo de recapagem para os pneus desse tipo de veículo;
  • Conheça os motivos de desgaste desses pneus;
  • Faça a manutenção preventiva do veículo com frequência (os cuidados com o veículo também impactam os pneus).

Confira o post completo aqui.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.