Mais de 400 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

8 Perguntas frequentes sobre o controle de pneus da frota

Várias perguntas surgem quando falamos em controle de pneus, a maioria, tem respostas simples. Tire todas as suas dúvidas agora mesmo!
quer realizar um controle de pneus realmente eficiente?

Para fazer o melhor controle de pneus para a sua frota, você precisa saber a respostas para todas essas questões. Vamos testar seus conhecimentos?

Brincadeiras à parte, é, sim, super importante fazer todas estas perguntas e entender o motivo de cada resposta.

Quando você conhece a fundo o funcionamento dos veículos e dos pneus e quais os cuidados que precisa ter com cada detalhe, é aí que você vai realmente tomar decisões que trazem melhorias à frota.

Então, primeiro:

O que é a gestão de pneus?

A gestão de pneus, também chamada de “controle de pneus”, nada mais é do que cuidar dos pneus dos  veículos da sua frota. A partir de tarefas como a aferição e calibragem você mantém os componentes em um estado próprio para rodar em suas viagens.

Inclusive, o ideal é reunir dados sobre os pneus durante a gestão.

Dessa forma, você sempre tem consciência de qual o estado do pneu, quando realizar o rodízio deles, quando é a hora de trocar, e assim por diante.

 

E-BOOK
GESTÃO DE PNEUS

Economia e produtividade com a gestão de pneus.

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Por que é importante ter dados sobre pneus?

Além do que já foi mencionado na questão anterior, também é essencial anotar e arquivar todas as informações por alguns outros motivos. 

Dentre eles: para poder analisar o nível de desgaste de cada peça, levantar possíveis causas e decidir quais serão as medidas adotadas para resolver cada situação.

Quais são os principais cuidados para ter um bom controle de pneus?

Fora os cuidados básicos, como a calibragem de pneus, o que classifica uma gestão como boa e eficiente inclui outros cuidados principais. 

Por exemplo, você já tem um plano de acompanhamento e metas? Com o planejamento, você cria um histórico de informações, levantando os principais problemas e objetivos a alcançar, é uma excelente maneira de realizar melhorias na frota.

Ainda mais, deve-se conhecer bem a frota, seus veículos e quais os tipos de pneus corretos. Assim, avaliando as compras de pneus e escolhendo os modelos ideais. 

Analisar os danos recorrentes também é um cuidado essencial. Por meio dessa análise, entende-se os principais erros cometidos em relação aos pneus e, então, você pode buscar as melhores soluções.

Quais são os riscos de não fazer controle de pneus?

Você pode ter diversos prejuízos por conta de pneus mal cuidados. O mais óbvio é, com certeza, o desgaste excessivo e perda precoce dos pneus.

Contudo, há outras ameaças adjacentes:

  • aumento no consumo de combustível;
  • maiores chances de acidentes;
  • quebra de componentes do veículo;
  • recebimento de multas;
  • perda de produtividade.

Usar um controlador de pneus é bom?

O controlador de pneus pode ser entendido como um sistema de gestão, tal como o do Prolog. E não é apenas bom, como a melhor escolha que você pode fazer.

Fazer uso da tecnologia para auxiliar nas tarefas da frota um dia já foi diferencial, mas hoje, é apenas “de praxe”. Sem sistemas digitais, você está perdendo agilidade e produtividade.

Qual é a melhor opção para ter um controle de pneus eficiente?

Se não ficou claro até o momento, a melhor opção é entender tudo sobre a gestão de pneus e realizar as tarefas necessárias.

Aliás, mais do que você, como gestor, tomar conhecimento sobre essas informações, disponha elas para os demais colaboradores da frota. Em especial, os motoristas. Afinal, eles têm um papel importante demais no controle de pneus e na redução de custos da sua gestão como um todo.

Ademais, faça tudo certinho: a aferição, a calibragem, a lavagem e rodízio de pneus, etc.

O que é importante saber sobre pneus?

Talvez você não precise saber tudo sobre pneus, como os materiais de que eles são feitos e quais são suas camadas, mas por que não aprender? Na chance de tornar sua gestão ainda melhor, ler sobre o assunto vai custar 3 minutinhos do seu tempo

Entenda, por exemplo, o que é a banda de rodagem e para que ela serve, qual o tipo de pneu certo para cada veículo da sua frota e, mais, para cada tipo de viagem realizada. 

Quando trocar de pneus?

Você vai entender que é a hora de trocar o seu pneu quando ele atingir um limite de desgaste. Se você realiza o rodízio de acordo com o planejado, você provavelmente vai precisar trocar todos os pneus do veículo ao mesmo tempo.

Embora seja um processo mais caro, a longo prazo ele é mais acessível. Sabe o porquê? Porque os seus pneus vão durar muito mais tempo! O necessário para você fazer uma previsão e planejar a compra com bastante antecedência.

Ah, e não esqueça que ainda existe a recapagem de pneus! Ela ajuda a aumentar a vida dos pneus em até 2 anos.

Que tal dar uma olhada na solução para controle de pneus do Prolog? Conheça o que é, como funciona e todos nossos benefícios: Gestão de Pneus Prolog.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.