Descubra o quanto sua operação está deixando de economizar todos os meses através da calculadora do Prolog.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Gestão de frota de ônibus: faça um controle de pneus eficiente

Veja como fazer o controle de pneus de ônibus na sua empresa de transporte de passageiros. As dicas estão imperdíveis!
Faça um controle de pneus de ônibus mais eficiente.

É comum quem chega em um post sobre controle de pneus de ônibus buscando informações sobre economia e redução de custos na frota. 

Mas, por que isso acontece?

Bom, porque os pneus representam cerca de 18% dos custos operacionais da transportadora, segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção. Muitas vezes, inclusive, a empresa perde pneus antes da hora.

Contudo, ao conhecer e aplicar as táticas de uma boa gestão de pneus, esses custos são reduzidos drasticamente.

Agora…

Como marcar os pneus para controle?

A marcação de pneus é feita para que o controle seja efetivo. Você precisa ter algum tipo de código que dê uma identidade única para cada peça.

Não são todas as marcas, mas, em algum modelos, há um registro na lateral do pneu com a escrita “mark tire here”. Esse é o espaço que deve ser utilizado para fazer a marca de fogo.

Caso o pneu não tenha essa inscrição, o espaço que você deve utilizar fica logo após as informações de DOT e dados do pneu.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

O aparelho usado para realizar essa marcação é o marcador elétrico para pneu. É uma tarefa que pode ser realizada tanto na própria frota quanto em um serviço por terceiros. Basta ter o equipamento necessário.

Como fazer o controle de pneus de ônibus?

Para um controle de pneus que gera a economia esperada, você primeiro tem que investir algum tempo no seu planejamento.

O que incluir no planejamento?

Deve ser a primeira coisa passando pela sua cabeça. Nessa hora, você precisa, por exemplo, analisar os custos atuais que tem com os seus pneus para poder colocar objetivos e metas com o novo meio de controle que selecionar.

Além disso, precisa identificar quantos pneus são perdidos mensalmente e qual o tempo médio de vida deles. Essas são informações que podem ajudar e muito num planejamento mais eficiente.

De qualquer maneira, um próximo passo seria escolher e implementar um sistema de controle de pneus de ônibus — os mais recomendados são a planilha ou o software.

A implementação deve ter como uma “sub-tarefa” o treinamento de motoristas e demais responsáveis pela inspeção e cuidados com pneus. Além de aprenderem a usar o método de gestão, devem sempre receber instruções sobre direção defensiva, segurança no trânsito, entre outros temas.

No mais, o seu controle de pneus de ônibus precisa criar rotinas de aferição, calibragem, rodízio e qualquer outro serviço relacionado aos cuidados com pneus. Pode parecer bastante coisa, mas não são tarefas diárias.

Com planejamento, tudo será distribuído em um cronograma bem organizado.

Como escolher os melhores pneus para a frota?

Essa pergunta é uma que se escuta muito mesmo. E vamos responder da maneira mais simples possível, ok?

Primeiro, para escolher qualquer pneu, você precisa considerar três informações iniciais:

  1. O tamanho do pneu para o tamanho do ônibus;
  2. O tipo de banda de rodagem do modelo (ideal para asfalto? Areia? Pedras?);
  3. A severidade do pneu.

A severidade pode ser alta, média ou baixa. Respectivamente, são:

  • Pneus mais duros e pesados, para viagens urbanas (com muita aceleração e frenagem). 
  • Um meio-termo entre alta e baixa, é o estilo mais usado devido à sua versatilidade e bom desempenho tanto em viagens longas quanto viagens dentro da cidade.
  • Pneus leves e velozes, que otimizam o consumo de combustível, perfeitos para viagens estaduais ou com longas retas asfaltadas.

Depois, também há os pneus mistos, que são mais indicados para estrada que mistura asfalto e terra. Já que tem uma resistência um pouco melhor e ainda mantém um bom desempenho na estrada “comum”.

Agora, para escolher o MELHOR pneu, só tem uma coisa que você pode fazer: 

COLETAR DADOS!

Ao ter um histórico de profundidade dos sulcos e pressão dos pneus, assim como de informações como o valor de compra e de reforma (mais a quantidade de reformas realizadas), o sistema consegue calcular o CPK de cada pneu — o custo por quilômetro.

Esse valor (CPK) indica qual pneu tem o melhor custo-benefício para cada operação (ou veículo) da sua frota.

E como isso é possível?

Com um software de gestão de pneus que ainda inclui um aferidor digital. Você tem acesso ainda a um sistema que te entrega relatórios prontos e uma base de conhecimento inestimável.

Que tal conhecer melhor esse sistema? Veja todas as funcionalidades e benefícios do controle de pneus de ônibus digital!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.