Melhore a sua gestão de frota de ônibus com essas dicas de redução de custos

entenda como reduzir custos na frota de ônibus

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Você precisa diminuir os custos da sua frota de ônibus? As dicas a seguir com certeza serão reveladoras.

Todo e qualquer negócio busca reduzir custos frequentemente, mas para o universo das transportadoras, isso é ainda mais importante para a sobrevivência da empresa. Esses veículos são caros e necessitam de revisões constantes.

Afinal, lidar com o transporte de passageiros requer MUITA responsabilidade com a qualidade dos automóveis.

Por isso, os gestores de frota estão constantemente procurando alternativas para conseguir controlar melhor os gastos e otimizar as operações da empresa. Dá uma olhada nas dicas de redução de custos que trouxemos aqui.

Controle as entradas e saídas com uma planilha ou sistema

Saber exatamente quanto tem de orçamento e quais foram os gastos do mês é parte essencial do planejamento de redução de custos (e da empresa como um todo também). Assim, ter uma planilha de controle financeiro ou mesmo um sistema de gestão de frota de ônibus irão contribuir grandemente para esse propósito.

Quanto mais detalhado for o seu controle, melhor. É preciso anotar até os centavos em vista de conseguir otimizar, redirecionar e cortar gastos da frota.

Conheça custos fixos e variáveis

Por meio do controle realizado com o sistema ou planilha, você terá a oportunidade de entender melhor quais são os custos fixos e variáveis das suas operações de transportes.

Desse modo, conseguirá pesquisar se algum dos custos fixos pode ser menor e qual a margem de variação dos demais custos. Isso gera um planejamento mais eficiente e preciso para os próximos meses.

O GUIA DA
GESTÃO DE FROTAS

Crie metas de economia

Se você sabe exatamente quanto e quando gasta, você pode criar algumas metas de economia para as manutenções preventivas, trocas de pneus, e assim por diante.

Atenção: isto não quer dizer que você pode negligenciar ou deixar de realizar essas tarefas, mas sim que você crie metas de aumentar os cuidados, dirigir melhor, etc., para conseguir alcançar a redução de gastos buscada.

Faça o controle de combustível

Estar em contato direto com os motoristas e saber exatamente quando abastecer é tarefa do gestor de frotas, certo? Além disso, você deve conhecer o valor gasto em cada parada e qual foi o posto utilizado.

Inclusive, mais do que fazer o controle de combustível, você pode realizar negociações e criar convênios com determinados postos. Assim, terá descontos especiais, gerando maior economia nessa frente.

Estabeleça um sistema de gestão de pneus

Essa é uma dica que vai gerar economia a longo prazo para a sua frota de ônibus. O que acontece é que um sistema de gestão de pneus vai ter um custo inicial um pouco maior, mas a aquisição deste será recompensadora demais.

Ao controlar melhor os pneus, seguindo um cronograma de aferição, mantendo a calibragem em dia e cuidando do desgaste de maneira geral, você estará aumentando a durabilidade das peças e diminuindo a necessidade de trocas (ou seja: compra) de novos pneus.

E ambos sabemos como pneus novos são caros, né?

Realize a otimização de rotas

Enquanto você não prestar atenção nas rotas realizadas nas operações de transporte da sua frota, você pode estar perdendo preciosos reais de combustível. Então, sempre pesquise e otimize, como possível, as rotas utilizadas.

Considere o horário da viagem, transito em cada caminho, paradas que o ônibus precisará fazer, e assim por diante. Depois de ter todos os detalhes considerados, escolha o caminho com o melhor custo benefício.

Qualifique os motoristas

O estilo de direção determina muito o custo com combustível e manutenções corretivas, por isso, é recomendado que todos os condutores sigam um estilo de direção defensiva.

Todos devem ser igualmente treinados e qualificados para seguir uma política de frotas que inclui práticas para dirigir de maneira a reduzir os custos da frota de ônibus.

Tenha um sistema de acompanhamento de viagens

Para conseguir entender se as suas rotas estão mesmo otimizadas e se os motoristas estão seguindo com as devidas práticas de direção, você precisa acompanhar as viagens de alguma maneira.

Há diversas tecnologias que auxiliam nessa questão, uma das principais sendo a telemetria, que permite rastrear os veículos e entender outros detalhes de quilômetros percorridos e velocidade média da viagem.

Aqui no Prolog, nós queremos facilitar a sua gestão de frota de ônibus. Por isso, desenvolvemos a melhor solução de gestão de pneus: confira!

Economize mais aumentando a vida útil dos pneus de sua frota.

Entenda como a solução de Gestão de Pneus do Prolog faz isso por você.

Aproveite e leia também

como providenciar melhorias na frota com o treinamento para motorista de caminhão

Entenda a importância do treinamento para motorista de caminhão

Você já percebeu que sempre que falamos em redução de custos na frota, há uma seção “treinamento para motorista de…

Read Story
como montar e usar uma planilha de controle de frota

Como fazer controle de frota? Aprenda a montar uma planilha eficiente

Para empresas que estão em período de organização e sem uma metodologia de gestão padronizada, a planilha de controle pode…

Read Story
entenda como prevenir pneus carecas na sua frota

Fuja dos pneus carecas: confira os cuidados ideais para aumentar a durabilidade

Pneus carecas são um acontecimento recorrente, mas devem ser evitados a todo custo. Entenda por que é importante ter controle…

Read Story
Arrow-up