Mais de 400 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Marcação a fogo: o primeiro passo para o controle de pneus

A marca de fogo dos pneus é o básico do básico. Sem ela, você não tem efetivamente uma gestão de pneus. Saiba em detalhes o que é (e como fazer).
Faça a marca de fogo dos pneus para dar início ao controle

A marca de fogo é o primeiro passo para iniciar a gestão de pneus da sua frota. Quer saber por que?

Primeiro de tudo, sem essa marcação você não tem como diferenciar os pneus. A partir disso, muitos erros podem acontecer. Na verdade, você nem chega a cometer erros pois fica travado. Afinal, não há como fazer o controle de pneus sem ter uma identificação individual para cada peça.

Então, vamos entrar em mais detalhes:

A marca de fogo

Caso ainda esteja em dúvida, vamos esclarecer agora: a marca de fogo é um registro feito no pneu com uma ferramenta de ferro quente que grava números de identificação na carcaça.

Em outras palavras, é o RG dos pneus. A melhor maneira de conseguir identificar cada pneu individualmente na sua frota. Como você deve saber, é extremamente necessário ter esse registro para conseguir acompanhar um pneu entre tantos — sendo que cada veículo tem, pelo menos, 4 pneus.

Importante lembrar: nenhum pneu vem com essa identidade “pronta”, é preciso fazê-lo assim que chegar na frota.

Por que ela é necessária?

Para fazer a gestão de pneus da sua frota! Ela é crucial não apenas para ter um controle eficiente, mas para ter qualquer tipo de controle. Sem ela, você fica sem um fator de diferenciação entre os pneus.

E, você pode perguntar, qual a necessidade do controle de pneus?

E-BOOK
GESTÃO DE PNEUS

Economia e produtividade com a gestão de pneus.

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Bom, aí a gente entra em um enorme universo de importâncias e benefícios. Mas, para simplificar, você precisa entender a durabilidade de cada marca de pneu, o custo por quilômetro de cada uma e quanto tempo dura sob determinadas condições de uso.

Ainda tem mais: com esse controle, você consegue identificar o momento certo para enviar para a recapagem, você localiza o pneu com facilidade (se está aplicado, em qual veículo e posição está sendo usado), etc.

É um controle realmente bem completo.

Como fazer a marca de fogo na sua frota?

Existe um aparelho específico para isso, o marcador elétrico para pneu. Você pode notar que os pneus novos tem um espaço próximo aos dados do pneu aplicados pela fornecedora e este é determinado para a marcação a fogo. Dessa forma, evita que a informação se perca numa eventual reforma de pneu.

Assim, cada frota pode registrar o pneu com uma identificação adequada para controle próprio. Você pode querer saber: por que esse número não vem “de fábrica”?

Nem sempre você compra pneus de uma mesma empresa e se cada uma usasse um sistema de marcação para identificar pneus poderiam acontecer de ter o mesmo número de ID para dois pneus de marcas diferentes. Ou seja: dificultando o controle do gestor.

Por isso, a marca de fogo deve ser feita por cada gestor em sua frota.

Após marcado, o pneu só precisa ser registrado no seu software de gestão e estará pronto para iniciar o uso e acompanhamento.

O controle de pneus

É fato: a gestão de pneus é essencial, ajudando a evitar perda precoce de pneus e carcaças. Além disso, gerando uma economia a longo prazo na sua frota.

Inclusive, ao contrário do que podemos ouvir por aí, essa gestão não tem nada de complicado, desde que você utilize as ferramentas certas para isso. Tentar fazer todo o controle através de planilhas e inspeções manuais se torna maçante e consome muito tempo dos colaboradores.

Porém, com a ajuda de uma sonda de aferição eletrônica e de um sistema de pneus digital que automatiza os processos de análise dos pneus, é só vantagem. Por isso, a Prolog App desenvolveu uma solução única para a sua frota — conheça nossa ferramenta!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.