Como aumentar a produtividade da sua gestão com ferramentas digitais

O que você precisa para aumentar a produtividade da frota com ferramentas digitais? Confira as nossas dicas e comece a otimizar sua gestão.
Confira como aumentar a produtividade com ferramentas digitais na sua frota.

A produtividade está diretamente relacionada com a redução de custos e melhoria dos processos na operação de transportes. Hoje, vemos que aumentar a produtividade com ferramentas digitais é a melhor alternativa.

Vamos entender mais sobre?

Confiar no trabalho da sua equipe é essencial para ter uma empresa de transportes e logística bem sucedida. No mesmo sentido, apostar em tecnologias facilitadoras não significa que a sua equipe não é boa ou qualificada, apenas que você está facilitando o trabalho dos colaboradores.


Ao invés de um motorista precisar anotar a mão todos os horários de direção e descanso que ele faz, basta usar um aplicativo e um sistema de monitoramento de frota que automatiza esses dados.

E este é apenas um exemplo entre muitos! Confira 6 outras maneiras de aumentar a produtividade com ferramentas digitais.

Gestão financeira

Realizar o controle de fluxo de caixa é trabalhoso demais em qualquer empresa. Para uma transportadora, que tem custos grandes e variáveis com combustível, pneus, imprevistos, etc., o prejuízo de um planejamento precário pode ser ainda maior.

Por isso, uma ferramenta digital com automatização de processos financeiros é muito benéfica.

Basta que você (ou os demais responsáveis) incluam os valores de entrada e saída sempre que ocorrerem e o software deve cuidar do resto.

Gestão de relacionamento com clientes

O bom relacionamento com clientes é uma parte primordial para criar fidelidade e ter lucro com recorrência. Sistemas que auxiliam nessa missão são uma boa escolha.

No mínimo, você precisa de um sistema que faça o cadastro da sua base, né? Já é parte de um controle para entender quem está comprando com você e alguns padrões de comportamento que têm.

O ideal é que você tenha acesso a algo mais completo, onde o envio de notificações é automatizado. Atualizado, por exemplo, quando a compra do cliente está a caminho e a que altura da entrega está.

Algumas empresas investem ainda na entrega com hora marcada, onde há uma conversa prévia com o cliente para este escolher o dia e hora que estará em casa para receber sua encomenda.

Sistema para roteirização

Ter roteiros otimizados de acordo com horário de partida, tráfego, tamanho e peso do veículo, entre outras informações. Isso é o que a sua frota precisa.

Às vezes, fazer um caminho maior para evitar os sinais vermelhos compensa mais.

Como descobrir isso? Através de sistemas para roteirização de frotas. Alguns funcionam até por meio da inteligência artificial. Ou seja, quanto mais você usa e roda pelas cidades, mais o sistema entende os melhores caminhos a utilizar!

Sistemas de organização de rotina

Você não precisa (ainda que possa, é claro) utilizar sistemas super sofisticados e modernos, ferramentas mais simples de gerenciamento de tarefas podem dar conta do recado. Vale a pena implementar, testar e analisar o que funciona na sua transportadora.

Para dar alguns exemplo: trello, notion e evernote.

Cada um sabe o que tem que fazer em seu dia a dia, mas a organização de tarefas permite que encontrem os melhores momentos para incluir novas demandas ou mexer na ordem das tarefas quando surgem prioridades maiores.

Automatização de relatórios e análises

Automatizar é a principal chave para a produtividade. Ainda mas quando falamos em relatórios e análises.

Você sabe o que envolve o trabalho de criar um relatório e gerar uma análise, certo? 

Principalmente o tempo que leva para conferir todas as informações! Seja em planilha ou anotações em papel, é demorado ver dado por dado, linha por linha, e repassar para um novo documento onde você vai efetivamente começar a sua análise.

Portanto, não hesite quando buscar um sistema que automatiza esse tipo de tarefa para você. Verá a diferença na sua gestão e nos seus resultados!

Torre de controle logístico, B: integração de ferramentas digitais

Para realmente ter uma operação de transportes e gerenciamento produtivos, aposte em modelos que consigam unir todas as informações da sua frota em um único lugar.

A torre de controle logístico é o meio mais completo, mas apenas a criação (ou implementação) de um sistema de business intelligence já garante maior visibilidade e facilidade para ter insights e decisões realmente inteligentes.

De qualquer maneira, ambos garantem algo em comum: a integração de todas as ferramentas digitais que você utilizar na sua gestão. 

Comece a aumentar a produtividade com ferramentas digitais imediatamente acessando nossas soluções em checklist e gestão de pneus — agende sua demonstração gratuita!

Veja outras dicas também em nosso canal do YouTube:

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.