Mais de 400 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Como uma torre de controle logístico incrementa a sua gestão de frotas

Conhece a torre de controle logístico? Ela está aparecendo em todos os sites de logística como uma grande novidade. Entenda TUDO sobre ela hoje!
a sua torre de controle logística centraliza todos os processos da frota

Uma torre de controle logístico será um diferencial para o controle da sua frota e agilidade nas operações de transporte.

Há anos as tecnologias invadem todos os setores no mercado de trabalho. Para a logística, embora a necessidade de adaptação seja imediata, a adaptação tem sido gradual. Isso acontece porque são muitos processos separados em uma cadeira de suprimentos e há diversos gestores responsáveis por cada área.

Dessa forma, diferentes softwares de controle logístico foram surgindo — para controlar os veículos da frota, para ter uma visualização das finanças, para criar rotas de transporte melhores e assim por diante.

Agora, a torre de controle logístico surge como uma maneira de fazer todas as etapas do transporte conversarem entre si de apenas um lugar. A chamada visibilidade 360º das operações de transporte.

O que é a torre de controle logístico?

Também conhecida por “control tower”, ela centraliza e digitaliza todas as informações sobre a cadeia de suprimentos em tempo real.

Assim, permitindo uma visão completa de todos os processos da frota. Isso permite que as atividades da frota e entregas sejam planejadas com maior precisão e organização. O monitoramento das viagens e número de entregas também é facilitado.

Apesar de ser mais utilizada (além de ideal) para grandes empresas, onde acontece mais de uma operação de transporte em simultâneo, as pequenas transportadoras conseguem usufruir da torre de controle — inclusive, como um impulso de crescimento.

Como ela funciona?

A torre de controle logístico costuma ser vista a partir de três pilares:  processos (ou visibilidade), pessoas (ou análise de dados) e tecnologia (ou execução).

O GUIA DA
GESTÃO DE FROTAS

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Resumidamente, os processos são tudo aquilo que o controle de frota deve considerar para otimizar suas operações. As pessoas são as responsáveis por fazer análises de qualidade e buscar estratégias e melhorias na rotina da frota.

Já a tecnologia é a base que torna possível todo o resto. Por meio dela é que os dados são coletados, armazenados e centralizados no mesmo local.

Algumas tecnologias utilizadas incluem a telemetria, software de gestão de pneus, checklist eletrônico, ERP, sistema de controle de jornada, etc. Basicamente, qualquer solução SaaS que a sua transportadora usa hoje serve como “alimento” para a torre de controle logístico.

E a implementação para ter esse planejamento e controle logístico?

Idealmente, não passa de 1 semana!

Com uma  empresa que já esteja acostumada com a tecnologia na sua rotina, de 2 a 3 dias terá o sistema completamente pronto para começar a utilizar.

Se a frota já usufrui de softwares para controle de logística, vale investir apenas em um sistema API, que faça o papel de integrar as demais soluções.

Caso contrário, você deve realizar o cadastro de todos os veículos e motoristas da frota no seu sistema. Dessa forma, pode-se dar sequência ao funcionamento pleno da torre de controle logístico:

  • Coleta de informações sobre a frota;
  • Análise de indicadores;
  • Análise e previsão de resultados;
  • Decisão e tomada de ações.

Quais as vantagens de ter uma torre de controle logístico no transporte rodoviário?

Primeiro, você tem a visão de tudo que pode estar aumentando os custos operacionais da frota. Ou seja, os valores gastos com combustível, ociosidade, pneus, insumos e assim vai. 

A partir disso, o gestor pode encontrar alternativas que reduzam custos e não prejudiquem o transporte de cargas.

Incidentes e ocorrências podem ser evitados com o acompanhamento de manutenções e inspeções veiculares, assim como a análise de problemas frequentes. Igualmente, o monitoramento do comportamento dos motoristas será uma peça-chave para identificar os motivos desses problemas.

Com esse mesmo monitoramento, também conseguimos analisar a produtividade e desempenho em viagens. Número de entregas, tempo realizado, cumprimento do cronograma, etc. 

Tudo isso junto traz um grande diferencial competitivo: 

Ao passo em que controla melhor suas operações, fornece um serviço melhor aos consumidores e satisfação a todos os envolvidos.

E olha a consequência: a margem de lucro da transportadora aumenta!

Como o Prolog contribui para a sua torre de controle

Nossas soluções são duas: o checklist eletrônico e a gestão de pneus. Ambas coletam dados e os inserem em sistemas digitais para melhor controle e análise das informações. 

Você pode integrar ambos softwares em sua torre de controle logístico, ficando com todos os dados sobre os veículos e pneus na palma da sua mão.

Saiba mais sobre elas!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.