Tecnologia no transporte e as inovações mais recentes

A tecnologia no transporte é um ponto de virada positivo em todas as empresas de transporte. Conheça suas inovações e vantagens.
A tecnologia no transporte não é um diferencial, mas uma necessidade.

A tecnologia no transporte ganha cada vez mais destaque no mercado, já que consegue cumprir com facilidade o seu principal objetivo: otimizar as tarefas que fazem parte da rotina da empresa de transportes.

Um dos principais conceitos é a “logística 4.0”. Uma forma de trazer e aplicar as últimas novidades tecnológicas disponíveis, que visam maior eficiência, velocidade e redução de custos nos processos operacionais.

O termo gira em torno das novas opções de gestão para um controle mais automatizado e inteligente. Quer entender a importância da tecnologia na logística? Então, conheça agora:

O que é a logística 4.0?

Entendemos como logística 4.0 aquela que tornou os processos das empresas de transportes integrados, eficientes e produtivos através do uso das tecnologias que surgiram e se desenvolveram na quarta revolução industrial, tais como:

  • Internet das Coisas (loT);
  • Machine Learning (aprendizagem automática);
  • Inteligência Artificial (IA);
  • Big Data;
  • Computação em Nuvem;
  • Sensores;
  • Simuladores;
  • Impressoras 3D;
  • Robótica.

O principal objetivo, é estabelecer uma conexão imediata entre os diferentes setores, possibilitando fácil acesso aos procedimentos e resultados por parte dos colaboradores. Missão que, certamente, vem cumprindo com sucesso.

Qual a diferença entre a logística “tradicional” e a 4.0?

Diferente da tradicional, na logística 4.0 todas as etapas do transporte possuem soluções visando maior eficiência e produtividade. Por exemplo, o estoque é organizado e otimizado, facilitando o reconhecimento de produtos que estão presentes no armazém de forma imediata.

Possui também um centro de distribuição controlado por tecnologias que acelera o tempo que o produto chega até o seu destino, já que é muito mais rápido realizar as etapas dentro da empresa com o uso de automações inteligentes.

Além disso, reduz as perdas de informações e inventários, pois tem os dados armazenados em nuvem disponíveis a qualquer momento. Além disso, não precisa de grandes arquivos para guardar documentações — já que a maioria passa a ser online.

O uso da Inteligência Artificial (IA) para encaminhar e gerar resultados também diminui as chances de erros em dados, visto que o número de informações manuscritas e impressas passam a ser quase nulas.

Quais são as principais inovações da tecnologia no transporte?

Dentre as principais, estão: 

  • Automação: reduz as chances de falhas humanas, aumenta a produtividade e previne fraudes.
  • Inteligência Artificial (IA): cria ótimas simulações e aumenta os níveis de produtividade e serviço com sistemas inteligentes de aprendizado contínuo.
  • Armazenamento em nuvem: traz maior gerenciamento e controle de informações da frota, disponíveis a qualquer hora e lugar.
  • Big data: com a grande quantidade de dados que uma operação de transportes gera, o big data vem como uma forma de facilitar o controle de informações.
  • Torre de controle logístico: literalmente uma central onde ficam todos os painéis de controle para visualização de dados e como estão as operações em tempo real. Agiliza as tomadas de decisões e centraliza os dados da empresa.

Qual o impacto da tecnologia no transporte?

É claro que a tecnologia na logística surge com milhares de vantagens. Por exemplo, a redução de perda dos ativos, onde os problemas nos veículos são detectados mais rapidamente e, assim, solucionados.

A otimização das rotas e o monitoramento dos veículos e cargas auxiliam em um trajeto mais seguro, reduzindo significativamente os riscos de acidentes, roubos de cargas e congestionamentos nas rodovias.

Um sistema de gerenciamento de estoque permite que não faltem peças para as manutenções, evitando que os veículos fiquem ociosos e, consequentemente, atrasando as entregas.

Por fim, a criação de eficiência com enormes chances de crescimento, entregando um trabalho de excelência com transporte de qualidade e sem danos aos produtos.

Como escolher ferramentas tecnológicas para a frota?

O primeiro passo para trazer a tecnologia no transporte para a sua empresa é analisar a estrutura da frota e se perguntar:

  1. Qual processo é preciso melhorar?
  2. Em qual setor eu desejo reduzir as chances de erros?
  3. Onde eu quero aplicar a redução de custos?
  4. Todos têm acesso imediato e facilitado aos dados e documentos dos serviços prestados?
  5. O cliente possui bom acompanhamento de status de entrega?
  6. Qual procedimento é lento quando realizado por mão de obra humana?

Para obter as respostas e escolher um sistema adequado, tenha em mãos os procedimentos realizados pela transportadora dividido em setores e os últimos resultados de entregas, observando principalmente os erros mais frequentes.

Assim, você consegue planejar a otimização de todas as áreas que se encaixarem como resposta. Faça uma lista de prioridades e inicie o processo de implementação tecnológica na rotina da sua operação.

Para conhecer as principais tecnologias disponíveis no mercado e otimizar os processos da sua frota, baixe o nosso material gratuito: “Tecnologias para incluir no seu planejamento em 2022“.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.