Os principais desafios operacionais nas frotas de transporte

Conheça os principais desafios das operações de transporte, desde a gestão de custos até a eficiência operacional, e encontre soluções efetivas.
Principais desafios das operações de transporte e frotas.

Para gerenciar uma frota, é preciso conhecer não apenas as melhores práticas e soluções para otimizar a logística, mas também quais são os principais desafios das operações de transporte e como enfrentá-los.

Esse conhecimento permite aos gestores antecipar problemas, implementar medidas preventivas e responder às adversidades com rapidez e eficácia.

Desde a manutenção de veículos até a gestão de motoristas, cada aspecto requer atenção  para garantir uma operação sem interrupções.

Além disso, com a crescente necessidade de adaptações para atender às normas de sustentabilidade, os gestores são desafiados a repensar estratégias e adotar inovações tecnológicas.

Confira a seguir os principais desafios das operações de transporte:

Gestão de custos da frota

O controle dos gastos relacionados à frota, que incluem desde o combustível, manutenção, aquisição de veículos, até salários dos motoristas e seguros, exige uma análise minuciosa e estratégias bem pensadas.

A volatilidade dos preços do combustível e a necessidade de cumprir com regulamentações ambientais introduzem variáveis adicionais que podem também gerar impactos nos custos operacionais.

A melhor maneira de controlar as despesas e investimentos da frota, e até para ter sucesso na redução de custos, é mantendo uma coleta constante de dados e análise dessas informações.

Para isso, os gestores de frotas devem adotar ferramentas e tecnologias avançadas de gestão para monitorar e otimizar o uso dos recursos, identificar áreas de desperdício e implementar medidas corretivas.

Manutenção veicular

A gestão de manutenção da frota sempre é destacada como um dos principais desafios das operações de transporte. Isso acontece porque essa área abrange diversas atividades, da inspeção diária dos veículos ao agendamento de serviços preventivos e corretivos.

A complexidade dessa gestão aumenta quanto maior o tamanho da frota, exigindo sistemas para acompanhar o estado de cada veículo e garantir que todos estejam em condições ideais de funcionamento.

Além disso, uma manutenção inadequada pode levar a falhas mecânicas inesperadas, aumentando os custos operacionais devido a reparos de emergência e tempo de inatividade do veículo.

Em alguns cenários, pode levar à perda do veículo ou aumentar os riscos de acidentes na estrada.

Por isso, você deve investir na implementação de um programa de manutenção preventiva e de sistemas de gerenciamento que fornecem os dados necessários para identificar falhas e realizar intervenções rápidas.

Gerenciamento de dados

Com uma quantidade crescente de informações geradas por sistemas de gestão de frotas, os gestores enfrentam o desafio de filtrar o essencial e transformá-lo em insights relevantes para tomar decisões embasadas.

Os avanços tecnológicos possibilitam a coleta de dados em tempo real, abrangendo desde o comportamento do motorista, consumo de combustível, até o monitoramento da saúde do veículo.

Para agilizar a organização e análise de todos os dados, as tecnologias de automação de painéis de controle e relatórios são fundamentais no processo, permitindo aos gestores não apenas reagir às condições atuais, mas também a antecipar problemas e ajustar estratégias.

Treinamento e gestão de motoristas

O treinamento e gestão de motoristas na frota é fundamental para a segurança e conformidade com a legislação, mas exige um acompanhamento rigoroso da jornada de trabalho dos motoristas que, se realizado de maneira manual, torna-se um grande desafio das operações de transporte.

A coleta, análise e armazenamento de dados manualmente, aumentam o risco de erros e inconsistências, comprometendo a precisão das informações e podendo levar a penalidades legais, além de impactar diretamente na saúde e segurança dos motoristas.

Desafios ambientais e sustentabilidade

A busca por reduzir as emissões de gases poluentes, otimizar o consumo de combustível e adotar veículos mais eficientes e menos poluentes são os pontos centrais aqui.

As empresas também enfrentam a necessidade de se adequar a regulamentações ambientais, o que pode demandar investimentos em tecnologias sustentáveis e em treinamentos específicos para a equipe.

O principal desafio é conseguir medir as emissões da frota e entender onde estão os principais aspectos que precisam de melhorias. Esse desafio também pode ser enfrentado e superado com a utilização de tecnologias específicas para o setor.

Aquisição de novos veículos

A aquisição de novos veículos é um processo estratégico e essencial para as empresas de transporte, visando renovar e melhorar a frota com opções mais eficientes, seguras e sustentáveis. 

Essa ação começa por uma análise do custo benefício dos veículos e entendimento de como a escolha dos veículos se alinha com os objetivos de longo prazo da empresa, como a redução da pegada de carbono e o aumento da eficiência no consumo de combustível.

A decisão de adquirir novos veículos também passa pela inclusão de tecnologias embarcadas em modelos mais novos que podem oferecer vantagens para o monitoramento, gestão de frota e desempenho operacional.

Contudo, o desafio se intensifica com a necessidade de equilibrar investimentos iniciais elevados com os benefícios a longo prazo, exigindo um planejamento financeiro bastante detalhado.

Otimização de rotas

Otimizar rotas é um grande desafio porque envolve muitos detalhes e mudanças constantes. É preciso considerar as diferentes variáveis que compõem essa etapa da operação: trânsito, horário, tempo disponível para realizar uma entrega, clima e até mesmo o tipo de carga que está sendo transportada.

Tudo isso pode mudar de um dia para o outro, o que significa que as rotas também precisam se adaptar rapidamente para se manterem eficientes.

Soma-se a isso os objetivos do gestor relacionados à economia de combustível e redução da poluição, sem atrasar entregas, tornando o desafio ainda maior.

Enfrentar esse desafio requer investimento em sistemas de gestão de frota que integrem GPS ou telemetria e dados em tempo real, permitindo aos gestores uma adaptação rápida nas condições de operação para manter a frota rodando nas condições mais eficientes possíveis.

Tecnologia e inovação

Desde sistemas de gestão de frota até o uso de inteligência artificial, a tecnologia visa agilizar as operações de transporte. As inovações como veículos autônomos e elétricos também prometem a redução de custos operacionais e impactos ambientais.

No entanto, adotar essas novas tecnologias traz seus próprios desafios, como os valores de investimento inicial, a necessidade de treinamento especializado para a equipe e, por vezes, a adaptação a novos padrões regulatórios.

Pronto para encarar os desafios das operações de transporte? Saiba também como aumentar a economia e produtividade da sua frota fazendo o download gratuito do Guia da Gestão de Frotas.

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.