IoT na gestão de frotas: entenda o papel da Internet das Coisas no transporte

Entenda como funciona a IoT na gestão de frotas e veja como essa tecnologia pode atender às necessidades de uma operação de transporte.
Conheça o uso da IoT na gestão de frotas e seus benefícios.

A Internet das Coisas (IoT) representa uma evolução no mundo da gestão de frotas, se integrando à era da Logística 4.0. 

Essa inovação vai além da simples conexão de veículos à internet, abrangendo os veículos como geradores de dados e abrindo novas frentes em eficiência, segurança e gestão.

A IoT tem o potencial de remoldar o setor de transporte, transformando os dados coletados em informações para a tomada de decisões mais estratégicas e efetivas na gestão de frotas.

Confira a seguir:

O que é IoT na gestão de frotas e porque é importante?

A IoT (Internet das Coisas) na gestão de frotas é uma inovação tecnológica que integra veículos e dispositivos de monitoramento através de conexões de internet, permitindo a coleta, o envio e a análise de dados em tempo real.

Por exemplo, sobre sua localização, estado de funcionamento, padrões de uso e muito mais.

Dessa forma, resulta em uma comunicação contínua entre os veículos, a central de controle e outros dispositivos relacionados.

A importância da IoT na gestão de frotas está diretamente relacionada à sua capacidade de oferecer uma visão integral e atualizada das operações de transporte.

Com a capacidade de monitorar aspectos como comportamento do motorista, uso de combustível e condições do veículo, a IoT se torna uma ferramenta indispensável na tomada de decisões estratégicas e na manutenção preventiva.

Essa tecnologia não apenas aumenta a eficiência operacional, mas também contribui para a segurança, a redução de custos e a sustentabilidade ambiental das operações de transporte.

Principais benefícios da IoT na gestão de frotas

Melhor eficiência operacional

Com dispositivos IoT, os gestores podem obter dados em tempo real sobre a localização dos veículos, condições de tráfego, padrões de condução e uso de combustível.

Essa informação permite otimizar rotas, prever tempos de chegada com maior precisão e reduzir períodos de inatividade.

Além disso, a manutenção pode ser programada de forma mais eficaz, usando como base a condição real dos veículos, evitando paradas não planejadas e mantendo a frota em operação contínua.

Redução de custos da frota

A IoT na gestão de frotas oferece uma oportunidade para reduzir os custos operacionais, monitorando aspectos como o consumo de combustível e o desgaste dos veículos, apoiando os gestores na identificação de áreas onde é possível economizar.

Por exemplo, a análise de dados de telemetria pode levar a uma condução mais eficiente e econômica, enquanto a manutenção preventiva, baseada na coleta de dados em tempo real, pode reduzir custos com reparos de emergência e prolongar a vida útil dos veículos.

Aumento da segurança no transporte

Um dos benefícios mais significativos da IoT na gestão de frotas é o aumento da segurança no transporte.

Os dispositivos IoT podem monitorar o comportamento do motorista, alertando os gestores sobre práticas de condução perigosas como velocidade excessiva, frenagens bruscas ou desvios de rota.

Além disso, a manutenção proativa dos veículos garante que estes estejam sempre em condições ideais de uso, reduzindo o risco de falhas mecânicas que poderiam levar a acidentes.

Como funciona a Internet das Coisas na frota?

A IoT na gestão de frotas funciona através da instalação de sensores e dispositivos inteligentes nos veículos, que coletam e transmitem dados em tempo real para um sistema central.

Esse sistema analisa os dados, fornecendo informações valiosas sobre a operação dos veículos, como localização, condições de funcionamento e padrões de condução.

Esses dados, integrados aos demais sistemas da operação, permitem um controle mais apurado sobre a frota, facilitando a tomada de decisões rápidas e informadas, além de possibilitar a automação de diversas tarefas operacionais.

Qual o papel da internet das coisas nas operações de transporte?

Através da interconexão de dispositivos inteligentes, veículos e sistemas de gestão, a IoT permite uma comunicação e análise de dados em tempo real, tornando as operações mais ágeis, adaptativas e eficientes.

O avanço tecnológico facilita a tomada de decisões baseadas em dados, otimização de rotas, manutenção proativa e melhoria contínua nos processos de transporte.

Alguns exemplos práticos da IoT na gestão de frotas incluem:

  • Monitoramento em tempo real: rastreamento da localização dos veículos para otimizar rotas e tempos de entrega.
  • Manutenção preditiva: uso de sensores para prever necessidades de manutenção, evitando avarias e paradas inesperadas.
  • Gestão de consumo de combustível: análise de padrões de condução e uso de combustível para identificar oportunidades de economia.
  • Aumento da segurança: monitoramento do comportamento do motorista e condições do veículo para prevenir acidentes.
  • Integração com outros sistemas: sincronização com sistemas de gestão de armazéns e cadeia de suprimentos para melhor coordenação e eficiência.
  • Sustentabilidade ambiental: as tecnologias podem ajudar a encontrar quais veículos emitem mais poluentes e identificar as soluções adequadas para cada caso.

Quais são as tecnologias de IoT na gestão de frotas?

As tecnologias de IoT utilizadas na gestão de frotas abrangem uma variedade de sensores e dispositivos inteligentes, bem como softwares robustos de análise de dados.

Sensores instalados nos veículos coletam dados como localização via GPS, velocidade, padrões de frenagem, uso de combustível e condições do motor.

Também podem incluir dispositivos para monitoramento de temperatura, câmeras para vigilância, e sistemas para detecção de falhas mecânicas. 

Esses dados são transmitidos em tempo real para uma plataforma central de gerenciamento, onde softwares de análise de dados os processam para fornecer insights operacionais e estratégicos, gerando todos os benefícios esperados da Internet das Coisas na gestão de frotas.

Quer ficar por dentro das últimas inovações em IoT e gestão de frotas? Assine nossa newsletter gratuita!

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.