Mais de 400 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

[TESTE] As suas operações de transporte são eficientes?

Será que você está fazendo tudo o que precisa para ter operações de transporte realmente eficientes? Confirme agora!
Aumente a eficiência das suas operações de transporte.

As suas operações de transporte têm resultados satisfatórios? Será que dá para deixar ainda melhores? Faça o teste conferindo as perguntas e respostas abaixo.

Há muitas maneiras de otimizar a frota de veículos pesados, seja com treinamentos ou implementação de tecnologias. Hoje, você vai testar seus conhecimentos e gestão com onze perguntas específicas sobre produtividade e eficiência.

Confira o quanto você sabe e o quanto você ainda pode melhorar nas operações de transporte de cargas da sua frota.

Os indicadores de desempenho e produtividade das operações de transporte estão claros?

Você não consegue fazer nada com total certeza e clareza se não estiver medindo os resultados. Acompanhar as métricas é uma tarefa essencial. Afinal, através delas você entende os detalhes de cada processo de transporte — como o tempo de execução das tarefas.

Portanto, você precisa saber quais são e como acompanhar cada indicador, além de constantemente atualizá-las. Apenas desta maneira será viável tomar decisões inteligentes e que trazem melhorias para a sua frota.

Existe um mapeamento de processos internos?

Se sim, ótimo! Caso contrário, inicie o mapeamento imediatamente.

Para que ele serve? Você tem uma visibilidade aumentada da operação de transporte, desde o início até o final da entrega. Dessa forma, você entende o que funciona e o que precisa melhorar. Assim como prevê possíveis falhas e pensa nas soluções com antecedência.

O planejamento da frota é feito a curto ou longo prazo?

Em outras palavras, você está pensando apenas na próxima viagem ou já está planejando o próximo ano inteiro? Ainda que seja desafiador pensar em tantos meses à frente, é extremamente necessário.

O GUIA DA
GESTÃO DE FROTAS

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Claro, a cada dia, semana e mês, você deve estar sempre analisando o que aconteceu e se é possível fazer algo diferente. Isso não anula a necessidade de ter um plano a longo prazo.

Sabia que arquitetar o futuro da frota traz tanto crescimento quanto receita maiores? Pois é. Se você ainda não tem o seu 2022 definido, comece agora.

Há integração entre fornecedores e colaboradores?

Uma das tendências na logística é a quarteirização (4PL). Isso significa que todos os 4 pilares de uma cadência logística de transporte estão centralizados e conectados por um sistema em comum — fornecedor, comprador, operador de logística e gestor da cadeia de suprimentos.

Caso as suas operações de transporte ainda não tenham essa integração, você pode estar perdendo eficiência visto que o objetivo da 4PL é ter uma comunicação mais direta e se tornar mais competitiva.

A frota já tem processos automatizados?

Investir em automatização é uma decisão sensata. Inclusive, outra tendência, sabia? Com os gestores de frota precisando de medidas para aumentar a produtividade e diminuir custos e erros, a tecnologia é uma solução bastante capaz de oferecer esse resultado.

Sendo assim, use os softwares que automatizam processos, seja na coleta de dados ou análise destes, por exemplo.

Você sabe todos os custos envolvidos nas operações de transporte?

Ah, o controle financeiro! Essencial para uma boa gestão  e para garantir a lucratividade de um negócio. Se não souber cada centavo gasto e a finalidade deste custo, algo está errado. Óbvio, você não precisa ter tudo na ponta da língua, mas é importante que tenha um sistema de gestão que tenha tudo registrado e de fácil acesso.

Esse é o tipo de conhecimento que permite encontrar oportunidades de redução de custos e novos investimentos para a frota.

As operações de transporte são padronizadas?

Padrão é importante para garantir a eficiência das operações. Para você entender melhor, pense na realização do checklist.

Em teoria, ela é um processo simples, certo? Contudo, sem um sistema que forneça padronização, cada motorista acaba preenchendo de um jeito diferente durante a inspeção dos veículos.

Ainda mais se o procedimento for feito com papel e caneta. Alguns colaboradores podem usar abreviações para economizar tempo, enquanto outros nem sabem o que significa. Alguns podem marcar algo com “X” enquanto outros usam o “✓”.

Não parecem problemas tão graves, mas atrapalham a compreensão e comunicação da equipe. Sobretudo quanto for necessária a abertura de uma ordem de serviço.

Você tem as habilidades necessárias?

O gestor de frotas precisa ter e/ou exercitar algumas habilidades para oferecer os melhores resultados para a sua equipe. Por exemplo, você precisa conhecer o mercado de logística e transporte rodoviário, as tecnologias voltadas para este setor, a capacidade de planejar e cumprir metas, entre outros.

São coisas que você, ou o gerente de operações de transportes, já tem em prática? Com uma resposta positiva, parabéns! Continue o que está fazendo. Por outro lado, já sabe o que precisa começar a fazer, né? Se estiver em dúvida, leia este post.

Os processos e setores da frota estão integrados e centralizados?

Além de ter a integração de pessoas envolvidas nas operações de transporte, você precisa certificar a integração de processos e setores. Isto é, a movimentação de produtos no armazém precisa estar conectada com o transporte da mercadoria até o consumidor final. 

Cada operação terá uma finalidade, então este exemplo pode não servir para você. Porém, ele passa a ideia geral: todos os processos devem estar conectados. 

Assim, a visualização da sua operação é completa e você tem mais dados para analisar e planejar as próximas viagens.

Por falar nisso:

Você faz a análise de dados das operações de transporte?

Todos os dados são importantes, basta determinar qual o seu objetivo para saber o que analisar. Quer diminuir o descarte antecipado de pneus? Busque os dados de inspeção de pneus e analise o desgaste ao longo dos meses, assim como as possíveis causas para o ocorrido.

Com um recurso tão facilitador quanto os dados, não tem erro, a eficiência da sua frota está em boas mãos.

E claro, para fazer isso, você precisa investir em tecnologias. Por isso, nossa última pergunta:

Você está adquirindo soluções tecnológicas e inteligentes?

Sem elas, você está perdendo vantagem e ficando para trás dos concorrentes. Com o acompanhamento das suas operações de transporte e entendendo as maiores necessidades, você faz investimentos acertados.

A manutenção de veículos precisa de mais rapidez e padronização? Adquira um checklist digital.

As rotas de transporte precisam ser pensadas com mais cuidado? Busque uma solução inteligente em roteirização.

Quer aumentar a segurança do transporte? Invista nas tecnologias de rastreamento e monitoramento de frotas!

Agora, se quiser um sistema completo de gestão de pneus, entre em contato com o Prolog!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.