5 maneiras de aumentar a produtividade da sua frota

Já pensou em aumentar a produtividade da sua frota sem precisar de grandes investimentos? Aqui, você vai descobrir como isso é possível.
O que fazer para aumentar a produtividade da frota.

O que faz aumentar a produtividade da frota? Você precisa de mais caminhões? Precisa de veículos maiores? Precisa de motoristas mais rápidos?

Todas essas perguntas são válidas, mas, na realidade, você não precisa obrigatoriamente de mais veículos ou de máquinas maiores. O que, de fato, vai ajudar a melhorar essa produtividade é a reorganização das atividades e entendimento de onde estão os pontos chave.

Isto é, essencialmente, analisar dados e tomar decisões a partir deles.

Mas antes de nos aprofundarmos em como aumentar a produtividade da frota, vamos primeiro entender melhor o que está incluso nela:

O que é a produtividade da frota?

É fazer mais viagens em menos tempo? É reduzir o tempo das viagens? O que isso quer dizer, “produtividade da frota”? Quando falamos em produtividade, já pensamos em horas de trabalho, é automático.

Porém, em relação à produtividade da frota, podemos pensar um pouco além disso. É claro, as horas de viagem também estão inclusas, mas, adicionalmente:

  • quantidade de carga enviada em cada viagem e caminhão;
  • capacidade de cada veículo da frota;
  • percentual de entregas realizadas nos prazos determinados;
  • tempo gasto com embarque e desembarque de mercadorias;
  • custos com manutenção;
  • tempo médio de ociosidade dos veículos;
  • quantidade de viagens por motorista;
  • velocidade e quilometragem rodada por motorista;
  • etc.

Realmente, são muitos os fatores que influenciam na produtividade da frota, desde o motorista até o planejamento da rota. Desse modo, não se pode depositar a responsabilidade de não estar sendo produtivo o suficiente apenas nos condutores.

Afinal, o gestor da frota é o principal responsável por fazer o planejamento das viagens e das cargas distribuídas. Logo, todos os envolvidos na operação de transportes devem trabalhar juntos para otimizar os resultados e aumentar a produtividade da frota.

O que fazer para ajudar a aumentar a produtividade da frota?

Analisar os resultados do ano anterior

Nada fala mais claro do que os dados reais e concretos obtidos durante um ano de gestão de frota. Assim, se você analisar as informações certas, vai saber exatamente por onde trilhar no próximo ano de gestão.

Para exemplificar o tipo de estudo que você deve fazer para trazer resultados ainda melhores, pense em levantar dados sobre a performance dos motoristas, a eficiência dos veículos e os locais com mais demanda de frete, entre outros.

Treinar os motoristas

Ao analisar quais motoristas tiverem mais ou menos resultados, você pode entender que tipo de treinamento eles estão precisando. Desse modo, o investimento em treinamentos e capacitações será melhor direcionado.

Além disso, para saber se os motoristas estão seguindo corretamente as normas de trânsito, dicas e determinações gerais da empresa, é necessário acompanhar e fazer o controle dos transportes de cargas.

Inclusive, esse controle também pode ajudar a identificar quais veículos estão performando bem e quais precisam ser revistos. Usando esse gancho, o próximo ponto é um que você com certeza já sabe:

Manter a manutenção em dia

A manutenção preventiva do veículo existe para auxiliar no aumento da vida útil do veículo ou, ao mesmo, no cumprimento da expectativa de vida do mesmo. De maneira geral, todas as tarefas de rotina de um caminhão serão realizadas nesse momento. Por exemplo, a troca de óleo e a calibragem de pneus.

Ainda mais, essa é a hora para trocar peças quebradas ou no limite de desgaste e descobrir, num geral, os problemas que o caminhão está apresentando com muita frequência.

Com esse trabalho em dia e mantendo o cronograma previsto de manutenções, você evita prejuízos financeiros e de produtividade da frota.

Fazer acompanhamento e análise dos KPIs

A fim de aumentar a produtividade da frota e, ainda, prevenir desperdícios, é essencial fazer o controle dos indicadores de desempenho (também chamados KPIs). Quando você tem controle do que acontece na frota, fica bem mais fácil de ter uma ideia e controlar o que ainda está por vir.

Manter um histórico e analisar indicadores como o consumo de combustível e os gastos com manutenção, por exemplo, é a melhor maneira de fazer um planejamento efetivo para cumprir com os seus objetivos.

Aliás, a própria produtividade pode ser considerada um KPI, onde você vai explorar informações como o tempo médio de conclusão de um trabalho, o tempo médio de paradas feitas, a quantidade de viagens realizadas dentro de X meses, a capacidade dos veículos, etc.

Realizar a gestão de pneus

A gestão de pneus é uma parte do controle de frotas que pode ser negligenciada, mas ela é bastante importante. Mais do que ajudar a aumentar a vida útil dos pneus, quando essa gestão é bem feita, ela pode aumentar a produtividade da frota também.

Além disso, pode ajudar na economia de combustível. Só vantagens até aqui!

Seja na compra dos pneus, que precisam ser os tipos corretos para cada veículo, ou no planejamento de rotas, cada cuidado será vital para garantir um desempenho melhor — tanto do veículo quanto do motorista.

Confira algumas dicas para aumentar a produtividade da sua frota:

O que o Prolog pode fazer para aumentar a produtividade da sua frota?

Sabia que nós temos uma funcionalidade chamada controle de jornada? Pois é, com ela, você consegue ter uma visibilidade melhor de como os seus motoristas estão se comportando durante o horário de trabalho.

Com essa ferramenta, você vai saber exatamente quando começaram uma viagem, quanto tempo de intervalo tiverem, entre outros dados. Ainda além, as atualizações são em tempo real e tudo é legalmente válido dentro do Prolog App.

Então, por que você não adquire o controle de jornada para ajudar a aumentar a produtividade da sua frota? Converse com um de nossos especialistas para saber ainda mais sobre as funcionalidades e benefícios do produto!

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.