Qual a importância da manutenção preventiva?

Por que fazer a manutenção preventiva de caminhões? [conheça a IMPORTÂNCIA]

Luiz Felipe
Luiz Felipe

Entenda mais sobre os tipos de manutenção na gestão de frota e como planejar a sua manutenção preventiva de caminhões. 

Quando falamos em transportadoras e gestão de frota, a manutenção preventiva é um tema recorrente e importantíssimo. Contudo, esse não é o único tipo de manutenção. E, para garantir a melhor gestão nas suas operações, é preciso conhecer e saber trabalhar com todos os tipos.

Além da preventiva, também é possível realizar a manutenção preditiva e a manutenção corretiva. De maneira geral, a preditiva realiza a correção de problemas antes que eles se tornem problemas de fato. Já a corretiva é realizada quando o problema já aconteceu, como a quebra de alguma peça do veículo.

Apesar de a prevenção ser, sem dúvidas, a mais importante (inclusive, também a de menor custo), é interessante conhecer o porquê disso ser verdade.

Confira a seguir um pouco mais sobre cada tipo de manutenção e o porquê a manutenção preventiva de caminhões é tão importante — bônus: saiba também como planejar essa revisão.

Tipos de manutenção

Antes de falarmos mais a fundo sobre a manutenção preventiva de caminhões, vamos explicar rapidamente quais são os três tipos de revisões que podem ser feitas.

Corretiva

A manutenção corretiva é o que a prevenção tenta evitar. Quando o veículo chega no estágio de precisar de correção, é porque ocorreu alguma falha grande no caminhão. Alguma coisa que quebrou, caiu, queimou etc., trazendo a necessidade de novas peças e, às vezes, um novo veículo.

Para evitar uma correção, que tem custos muito mais elevados que a realização de uma manutenção preventiva, basta fazer a revisão de todos os componentes das máquinas com regularidade e precisão.

Preditiva

Apesar de a manutenção preditiva não ser tão conhecida e utilizada em uma gestão de frota de caminhões, continua sendo uma opção válida para quem quiser um controle mais rígido de seus veículos.

Podemos ver certa semelhança com a manutenção preventiva para caminhões, mas, aqui, costuma ocorrer a substituição de peças e componentes ao menor sinal de falha na revisão — independente da avaliação de vida útil da peça.

Ainda que seja uma manutenção mais eficiente, ela também acaba sendo a manutenção mais cara. Afinal, se as peças e componentes forem trocados antes de sua vida útil, existe a necessidade um orçamento maior e um melhor planejamento financeiro para bancar esse feitio.

Além disso, a perícia realizada em uma manutenção preditiva é rigorosa. O que significa a necessidade de uma verba para adquirir equipamentos específicos para a análise e identificação de problemas assim que eles surgem, mesmo que o caminhão esteja no meio de uma operação.

Preventiva

Entrando agora na manutenção preventiva de fato, essa é a melhor opção se você gostaria de reduzir custos na sua gestão de frota.

Esse tipo de revisão garante a segurança dos caminhoneiros e a confiabilidade do veículo. 

Mas como funciona essa manutenção? Ela nada mais é que uma checagem periódica, normalmente programada para ser feita uma vez ao mês, que identifica falhas ou danos que prejudicam o funcionamento do caminhão.

Powered by Rock Convert

Ainda que seja um gasto recorrente, é mais barato que as duas manutenções citadas anteriormente. Dessa forma, fornece um bom desempenho para as operações de transporte e ajuda a reduzir custos de maneira geral.

Ela é feita de maneira programada e através de um checklist (lista de verificação) para ser realmente prática, de maneira que os veículos não fiquem parados por muito tempo e possam voltar à estrada rapidamente.

Principal foco da manutenção preventiva

Os principais benefícios de uma revisão preventiva parecem bastante claros: redução de custos e prevenção de falhas e danos na frota. 

Porém, podemos citar algumas outras vantagens que, longe de serem secundárias, englobam o grande foco da realização da manutenção preventiva de caminhões:

  • aumento da vida útil da frota;
  • valorização de venda dos veículos;
  • segurança em operações;
  • maior eficiência logística.

Em poucas palavras (e motivos), já se torna muito claro a importância de realizar a manutenção preventiva.

O objetivo também se trata de dividir os custos ao longo do tempo e evitar grandes gastos em uma única manutenção. Isto é: em um mês, pode ser feita uma troca de óleo, no outro, uma troca de filtros e velas e assim por diante.

Planejando a manutenção preventiva de caminhões

Assim, ficam algumas questões a serem respondidas: como planejar essa manutenção? Qual o primeiro passo? Qual o momento certo para fazer uma manutenção? Com que frequência fazer?

A princípio, deve-se separar uma semana todo mês para fazer a verificação dos veículos. De preferência, pelo menos uma semana antes da próxima operação de transporte começar.

Idealmente, a manutenção preventiva deveria ser feita antes de cada viagem que o veículo for fazer. Desse modo, evitando ao máximo acidentes e imprevistos.

Além disso, os pequenos gastos com a prevenção permitem que você faça um planejamento melhor para quando for necessário um orçamento maior — por exemplo, para uma troca de pneus.

Como usar a tecnologia na manutenção preventiva

Como falamos antes, é usada uma lista de verificação para tornar a manutenção preventiva de caminhões o mais rápida e prática possível. Claro, mantendo ainda a eficiência e qualidade de serviço.

Atualmente, vem crescendo o uso do checklist eletrônico. 

Isto é: ao invés de ficar com uma prancheta e papéis em mãos, todos os itens estarão facilmente visíveis em um sistema para computadores, tablets e celulares. 

Além de fornecer maior agilidade na hora de conferir o funcionamento das máquinas de uma frota, os dados são atualizados todos em tempo real. Assim, tudo que houver de errado no veículo será atualizado e marcado como necessidade de correção assim que a manutenção for finalizada.

Parece uma ferramenta muito útil para aumentar a eficiência da gestão de frota, você não acha? Aqui na Prolog nós temos um software de checklist eletrônico para atender todas as suas necessidades. 

Converse com um de nossos atendentes (chat ao lado) para conhecer mais sobre o produto!

Powered by Rock Convert

0 Comments

Deixe uma resposta

More great articles

O que faz um software para gestão de frota de ônibus

Você precisa de um software para gestão da sua frota de ônibus?

Uma boa gestão de frota de ônibus é indispensável para garantir segurança e agilidade nas operações de transporte de passageiros.…

Read Story
Dicas para a gestão de frota.

Como fazer uma melhor gestão de frota [7 dicas imperdíveis]

Uma gestão de frota sem erros não é tarefa fácil, mas pode ser simplificada com a tomada de algumas medidas…

Read Story
Como controlar a frota de caminhões.

6 maneiras de reduzir custos na frota de caminhões sem prejudicar a operação

Uma frota de caminhões possui muitos gastos que podem ser amenizados. Ao mesmo tempo, também tem muitas despesas absolutamente necessárias.…

Read Story

Never miss a minute

Get great content to your inbox every week. No spam.
[contact-form-7 404 "Not Found"]
Arrow-up
Translate »