Entenda a importância da manutenção preventiva de caminhões

Entenda o porquê a manutenção preventiva de caminhões é o melhor dos tipos de manutenção. Confira, também, como planejar na sua frota.
Qual a importância da manutenção preventiva?

Quando falamos em gestão de frotas, a manutenção dos veículos é um tema recorrente e muito importante, mas não é o único tipo de manutenção. Para garantir os melhores resultados nas suas operações, é preciso conhecer e saber trabalhar com todos os tipos de manutenção.

Existem três principais: a preventiva, a preditiva e a corretiva. 

De maneira geral, a preditiva prevê os problemas antes que eles comecem. Enquanto isso, a manutenção corretiva é realizada quando o problema já está presente, como a quebra de alguma peça do veículo.

Na prevenção, o problema é antecipado, evitando que se torne maior, mas ele já começou a aparecer — por exemplo, pelo desgaste de alguma peça.

Apesar de a prevenção ser, sem dúvidas, a mais importante (e de melhor custo-benefício), é interessante conhecer o porquê desse fato.

Confira a seguir mais sobre:

Qual a importância da manutenção preventiva de caminhões?

Evitar problemas maiores é a principal intenção da prevenção. Além disso, você gera uma grande economia de recursos ao praticar as ações necessárias para melhorar a durabilidade dos veículos e ter o melhor desempenho possível nas rotas da empresa.

Geralmente, quem realiza a manutenção preventiva de caminhões busca dois principais resultados: redução de custos e menor número de acidentes na estrada.

Porém, podemos citar algumas outras vantagens que, longe de serem secundárias, englobam o grande foco da realização da manutenção preventiva de caminhões:

  • Aumento da vida útil da frota;
  • Valorização de venda dos veículos;
  • Segurança em operações;
  • Maior eficiência logística.

Em poucas palavras (e motivos), já se torna muito claro a importância de realizar a manutenção preventiva.

O objetivo também se trata de dividir os custos ao longo do tempo e evitar grandes gastos em uma única manutenção. Isto é: em um mês, pode ser feita uma troca de óleo, no outro, uma troca de filtros e velas, e assim por diante.

Além disso, os pequenos gastos com a prevenção permitem que você faça um planejamento melhor para quando for necessário um orçamento maior — por exemplo, para uma troca de pneus.

Quais são os tipos de manutenção de frota?

Corretiva

Quando o veículo chega no estágio de precisar de correção, é porque ocorreu alguma falha grande no caminhão. Alguma coisa quebrou, caiu, queimou etc., trazendo a necessidade de novas peças e, às vezes, de uma renovação de frota.

Para evitar os custos excessivos de uma manutenção corretiva, basta fazer a revisão de todos os componentes dos veículos com regularidade e precisão — ou seja, a prevenção.

Preditiva

Apesar de a manutenção preditiva não ser tão conhecida e utilizada em uma gestão de frota de caminhões, continua sendo uma opção válida para quem quiser um controle mais rígido de seus veículos.

Podemos ver certa semelhança com a manutenção preventiva para caminhões, mas, aqui, costuma ocorrer a substituição de peças e componentes ao menor sinal de falha na revisão — independente da avaliação de vida útil da peça.

Ainda que seja uma manutenção mais eficiente, ela também acaba sendo a manutenção mais cara. Afinal, se as peças e componentes forem trocados antes de sua vida útil, existe a necessidade de um orçamento maior e um melhor planejamento financeiro para bancar essa demanda.

Além disso, a perícia realizada em uma manutenção preditiva é rigorosa. 

Isso significa a necessidade de uma verba para adquirir equipamentos específicos para a análise e identificação de problemas assim que eles surgem.

Preventiva

Entrando agora na manutenção preventiva de fato, essa é a melhor opção se você busca reduzir custos na sua gestão de frota.

Esse tipo de revisão garante a segurança dos caminhoneiros e a confiabilidade do veículo. 

Mas como funciona essa manutenção? 

Ela nada mais é que uma checagem periódica, podendo acontecer diária, semanal ou mensalmente, de acordo com o que precisa ser revisado. E, nela, o inspetor identifica falhas ou danos que prejudicam o funcionamento do caminhão.

Ainda que seja um gasto recorrente, é mais barato que as duas manutenções citadas anteriormente, fornecendo um bom desempenho para as operações de transporte e ajudando a reduzir custos de maneira geral.

Ela é feita de maneira programada e através de um checklist (lista de verificação) para ser mais prática. Assim, os veículos não ficam parados por muito tempo e podem voltar à estrada rapidamente.

O que é necessário para planejar a manutenção preventiva de caminhões?

Primeiro, é preciso que você tenha as ferramentas necessárias: checklist, cronograma e planilha ou sistema. Ainda, deve instruir os motoristas sobre  a importância do processo e como eles também se beneficiam disso.

Caso contrário, você pode acabar com checklists vazios ou preenchidos de qualquer jeito. Acredite, não é incomum. Principalmente se utilizar checklist de papel, que são mais chatos e demorados de realizar.

Como planejar essa manutenção? 

Comece listando todas as placas da frota e identifique quantas marcas e modelos de veículos tem. Você pode tanto organizar as inspeções por tipo de veículo quanto por outras características, separando veículos de cargas secas e cargas perigosas, por exemplo.

O mais importante é que tenha pleno conhecimento do que deve ser inspecionado e qual a frequência que os itens costumam apresentar problemas, podendo identificar o tempo ideal de revisão das peças.

Esse passo também é importante para a resposta da próxima questão:

Qual é o momento certo para fazer uma manutenção?

Antes de chegar na data limite em que o veículo costuma apresentar problemas. Se a cada 6 meses a suspensão de um caminhão dá problemas, você deve incluir essa parte no checklist de inspeção a cada, pelo menos, 4 meses.

Dessa forma, você consegue entender se já há itens desgastados, peças tortas ou outros tipos de problemas no local. Igualmente, podendo encaminhar o veículo para um serviço de manutenção planejado e preventivo. 

Com que frequência fazer o checklist de inspeção?

Idealmente, a manutenção preventiva deve ser feita antes de cada viagem que o veículo faz, evitando ao máximo acidentes e imprevistos.

Hoje em dia, os checklists diários já são bastante comuns e você deve implementá-los na sua rotina, caso ainda não o realize. Além disso, há itens que devem ser verificados todas as semanas, alguns todos os meses, e assim por diante.

Por isso, a etapa de listagem de veículos e itens inspecionados em cada um é essencial. 

Não existe uma única frequência ideal para a inspeção veicular, sendo algo que deve acontecer constantemente na sua operação de transportes.

Como fazer o controle de manutenções?

Você pode controlar as manutenções da frota, tanto preventivas quanto corretivas, de algumas formas diferentes:

Planilha de gestão de manutenção

Nas planilhas, você pode cadastrar seus veículos e processos, assim como os colaboradores responsáveis. 

Nesses casos, através de fórmulas e automações específicas, que você mesmo faz ou contrata alguém que conheça de excel para fazer, cada vez que alguém preencher algum dado, tudo se preenche com maior agilidade.

Para montar uma planilha, você deve entender o que é fundamental no seu controle e que precisa ser registrado. Para auxiliar, tente se perguntar:

  • Qual o objetivo da frota?
  • Quais indicadores devo acompanhar para bater as metas?
  • O que preciso analisar para tomar as decisões na frota?

Com as respostas, você entende se é mais importante ter um registro diário de rotas realizadas e itens que deram problema ou, se é preciso ter um controle de estoque.

Sistema de gestão de manutenção

Com o sistema pronto, você tem um controle bastante semelhante ao da planilha, a diferença está em você já receber tudo pronto para usar. Inclusive, com todas as automações necessárias e até a criação automática de relatórios a partir da alimentação de dados no sistema.

Cada solução disponível pode apresentar funcionalidades que sejam interessantes, vale você avaliar qual é a mais importante para os seus objetivos e qual facilita o controle dos dados e indicadores que precisa acompanhar.

Como o checklist de inspeção de veículos é uma ferramenta fundamental no processo de manutenção preventiva, você deve priorizar uma alternativa que o disponibilize também.

Entenda ainda melhor na próxima questão:

Como usar a tecnologia na manutenção preventiva de caminhões?

Atualmente, vem crescendo o uso de sistemas de gestão e, também, do checklist eletrônico. 

Ao invés de ficar com uma prancheta e papéis em mãos, e transferindo dados manualmente para sua planilha, todos os itens já estão facilmente acessíveis em um sistema para computadores — ou aplicativo, para tablets e celulares. 

Além de fornecer maior agilidade na hora de conferir o funcionamento dos veículos de uma frota, os dados são atualizados em tempo real. 

Ou seja, sempre que um erro é encontrado na inspeção, acontece, de forma automática, uma abertura de ordem de serviço na hora e é atualizada a visualização de placas — marcando a necessidade do serviço no Farol de Checklist.

Essa é uma forma de aumentar a eficiência da gestão de frota e produtividade diária da sua equipe. O que acha de conhecer mais sobre?

Com o Prolog App, é o que você oferece à sua operação. Conheça melhor nossa solução.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.