Dicas para a gestão de frota.

Como fazer uma melhor gestão de frota [7 dicas imperdíveis]

Luiz Felipe
Luiz Felipe

Uma gestão de frota sem erros não é tarefa fácil, mas pode ser simplificada com a tomada de algumas medidas de planejamento e análise.

Sem dúvida alguma, uma gestão de frota que é realizada com precisão potencializa os resultados da empresa como um todo. Porém, muitas vezes ela pode ser deixada de lado enquanto o gestor cuida de outros problemas “mais urgentes”.

Muitos momentos de quedas de produtividade ou até o congelamento de faturamento podem acontecer devido à negligência com a boa gestão de veículos. Independente do tamanho da frota e do tipo de veículo, a gestão deve ser considerada o fator mais importante para garantir (e até aumentar) os lucros da transportadora.

Inclusive, o aumento de lucros não vem, necessariamente, da aquisição de novos clientes. Ele pode vir da redução de custos desnecessários pela má gestão dos ativos. Por isso, aumentar a vida útil dos veículos é um dos quesitos para realizar uma boa gestão de frota.

Continue lendo para conferir muito mais detalhes sobre o assunto.

O que inclui um trabalho de gestão de frota?

De maneira geral, uma gestão de frota inclui todas as tarefas que estão diretamente relacionadas com a escolha de componentes, análise de dados, manutenção e supervisão dos veículos e colaboradores.

Construir estratégias para otimizar resultados também é uma parte essencial para garantir o bom funcionamento de uma empresa na área de logística.

Para realizar um bom trabalho, o gestor de frota precisa saber tudo nos mínimos detalhes. Qualquer informação que passe despercebida pode causar danos à frota e altos custos de reparos.

Assim, deve estar incluso na lista de tarefas para uma gestão de frota competente:

  • saber quantos veículos a frota possui (e quais são);
  • qual a potência do motor e quilometragem rodada de cada veículo;
  • ter conhecimento dos custos de consumo de cada veículo;
  • realizar compra, manutenção e renovação de veículos da frota;
  • providenciar capacitação e treinamento de colaboradores;
  • saber o momento certo para troca de pneus e peças dos veículos.

Quais os maiores desafios na gestão de frota?

Claramente, existem desafios para realizar uma gestão apropriada. Nem sempre eles são evidentes, mas eles estão aí e precisam ser superados. Dentre os que mais se destacam, pode-se citar:

  • elaboração de previsão de despesas;
  • otimização de recursos e processos;
  • conhecimento interno e tecnológico pelo gestor;
  • conhecimento específico da área de logística pelo gestor;
  • corte de custos sem prejudicar a empresa e operação.

Se você se identificou com pelo menos uma dessas dificuldades, as dicas a seguir vão ajudar a enfrentar seus problemas.

Dicas para melhorar a sua gestão de frota

Sabendo os passos ideais e as dificuldades da área, torna-se mais fácil de entender onde fazer diferente na sua gestão de frota. Contudo, para você conseguir chegar o mais próximo possível da perfeição, seguem aqui algumas dicas para melhorar sua tarefa:

Fazer um planejamento

Toda e qualquer estratégia de negócios precisa passar pela fase de planejamento. Ela é inevitável e você não deve nunca pular essa etapa. Afinal, é através dela que será possível visualizar erros, acertos e quais os próximos passos para alcançar os objetivos e metas estabelecidos.

Além disso, também é essencial planejar para estar mais apto a enfrentar mudanças e eventuais imprevistos.

Nesse momento, deve-se planejar rotas e veículos, prevenção de problemas, análise de riscos e todos os detalhes que considerar mais importante. Para ter mais precisão no planejamento, monte uma visão geral da frota como é atualmente — desde quais veículos formam a frota até a frequência de manutenção de cada um.

Para isso, o próximo item da lista é um bom auxílio:

Powered by Rock Convert

Fazer análise de dados

A análise de dados reais e concretos é necessária para que o gestor de frota possa estruturar seu planejamento e direcionar sua estratégia. Claro, esses dados precisam apresentar informações que realmente ajudem a entender o progresso da frota.

Desse modo, tudo que afeta diretamente as operações de transporte pode ser usado para maximizar a vida útil da frota e, igualmente, entender quando é a hora de “aposentar” algum veículo.

Alguns exemplos de dados importantes incluem:

  • quais veículos formam a frota;
  • qual a situação atual de cada um;
  • como está o gasto mensal para cada veículo;
  • com que frequência é feita a manutenção preventiva;
  • quantas vezes houve necessidade de manutenção corretiva;
  • etc.

Dar atenção aos pneus

Os pneus dos veículos podem ser não apenas motivo de gastos excessivos, mas também causa de acidentes nas estradas. Investir na gestão de pneus é um requisito básico para uma gestão de frota de qualidade.

Adicionalmente, a calibragem, alinhamento e balanceamento corretos dos pneus ajudam a aumentar a vida útil deles. Assim, aumentando também o tempo para planejar e orçar a troca dos pneus.

Monitorar a frota

Ao planejar rotas otimizadas, tentando prever ao máximo detalhes como engarrafamentos e obras nas estradas, o monitoramento da frota já se torna mais simples. Ainda assim, é necessário prestar atenção nos caminhos que o caminhão realmente percorreu durante o transporte. Afinal, nem sempre as rotas conseguem ser seguidas à risca.

O estilo de condução dos motoristas também precisa ser considerado, trocas de marcha e freadas bruscas resultam em custos desnecessários na manutenção. Por esse motivo, vale a pena investir na capacitação de motoristas.

Manter manutenção preventiva em dia

A manutenção preventiva é um gasto recorrente, mas que tem um benefício maior: 

Prevenir gastos maiores no futuro.

Mas como isso acontece? Através da identificação de problemas antes que eles realmente causem danos no veículo, deixando a frota prejudicada e atrasando entregas.

Todas as peças em um caminhão possuem vida útil, elas precisam ser constantemente trocadas ou reparadas. Por mais que haja esse gasto constante na prevenção, ele reduz custos excessivos à longo prazo.

Mais importante: a manutenção preventiva garante que a frota não fique fora de circulação.

Estabelecer metas

Com todas as informações coletadas ao longo do planejamento e monitoramento de frota, as metas devem ser estabelecidas visando as melhorias da gestão. Por exemplo, se há um gasto excessivo em determinada área, serão criadas metas que foquem na redução de custos. 

Apenas lembre-se de que usar dados é crucial para desenvolver metas que realmente façam alguma diferença na sua gestão de frota.

Usar tecnologias inovadoras

Como um bom gerente de operações, estar atento às tecnologias na área de logística é uma parte significativa. Por vezes, não precisa de uma solução completa que cubra todas as áreas da gestão. Algo mais simples como um software para gestão de pneus ou checklist automatizado já consegue cumprir a tarefa de facilitar o controle de frota.

O Prolog oferece exatamente isso: um checklist eletrônico e altamente personalizável para o melhor e mais efetivo controle de veículos da frota. O sistema permite que você crie sua própria lista de verificação, dando importância aos itens que realmente fazem a diferença na sua frota.

Entre em contato para entender mais sobre essa solução e como ela funciona!

Powered by Rock Convert

0 Comments

Deixe uma resposta

More great articles

Principais riscos de operações de transporte

Toda empresa tem riscos envolvidos na sua operação. No caso de operações de transporte, são muitos os elementos de risco.…

Read Story
Como fazer um bom controle de frotas.

Saiba como encarar os maiores desafios de um controle de frotas

O controle de frotas pode ser desafiador por muitos motivos, seja na hora de montar um orçamento ou de encontrar…

Read Story
Checklist para manutenção de ônibus.

Qual a importância do checklist para manutenção de ônibus em uma gestão de frota?

Segurança com o passageiro é o centro de todo o cuidado com uma frota de ônibus. Por isso, a manutenção…

Read Story

Never miss a minute

Get great content to your inbox every week. No spam.
[contact-form-7 404 "Not Found"]
Arrow-up
Translate »