Como se tornar um gestor de frota de sucesso?

O que é preciso para aumentar o nível de desempenho da sua frota? Primeiro, que você saiba como se tornar um gestor de frota de sucesso.
Saiba como se tornar um gestor de frota de sucesso.

Uma profissão de tanta responsabilidade e peso quanto esta, exige que a pessoa que assumirá o cargo esteja apta a aprender e crescer sempre. Por isso, entender como se tornar um gestor de frota de alto nível é de seu interesse, certo?

Inclusive, apenas alguns anos atrás, era comum ver o crescimento de colaboradores da frota como uma “aposta”. Ou seja, o cargo era assumido por pessoas que estavam há muitos anos trabalhando na empresa e ganharam a confiança dos donos.

Isso quer dizer que a posição de gestor era assumida mesmo se o indivíduo não tivesse as capacitações e habilidades necessárias. Hoje, porém, já existem até formações específicas para ser um gestor de frota.

Afinal, lidar com todas as tarefas e processos de uma operação logística precisa que o responsável conheça de estratégia, tanto quanto sabe do operacional. Ele deve saber gerir ainda as finanças, pessoas e veículos. Continue lendo para saber:

Como se tornar um gestor de frotas de sucesso: conhecimentos e habilidades

Habilidades de planejamento

Um gestor precisa entender que o seu dia a dia não é apenas em relação ao operacional da frota. Muito mais importante que entender de veículos e viagens, é preciso que tenha noção de como realizar planejamentos de diversas áreas, como:

  • Manutenção de veículos e pneus;
  • Financeiro;
  • Administrativo;
  • Rotas;
  • Consumo de combustível;
  • Pessoas;
  • etc.

Conhecimentos gerais e específicos

Na mesma linha, para conseguir realizar todos esses planejamentos, é preciso ter conhecimentos gerais, para a estratégia, e também específicos, de veículos e pneus, por exemplo.

Como é bem conhecido, o papel do gestor não é apenas de cuidar da frota, mas sim, de determinar todos os planos e ações que ocorrem. Assim como o de analisar o resultado desses movimentos e, também, determinar o que pode continuar acontecendo e o que deve parar.

Ainda que ele tenha o auxílio de outros gestores, analistas e mesmo assistentes na sua gestão, é importante que tenha, no mínimo, noções gerais sobre esses diversos aspectos que englobam uma gestão de frotas.

Além disso, para uma gestão completa, o conhecimento teórico e a experiência no setor logístico se complementam. Ou seja, se você queria saber como se tornar um gestor de frota, agora você só precisa buscar aprimorar seus conhecimentos e começar a aplicá-los no seu dia a dia.

Capacidade de gerir sob pressão

A rotina de uma operação de transportes é exigente e apressada. Você não tem muito tempo para ficar considerando diferentes cenários e deve ter sempre uma solução “na ponta da língua”.

Inclusive, nesse sentido, o planejamento anual de frota é uma prática que você precisa adotar. Assim, você já tem essa visualização de cenários possíveis e quais as alternativas viáveis para cada caso.

Além de ser uma maneira de evitar conflitos e problemas na frota, você consegue manter a cabeça mais tranquila para tomar decisões mesmo sob pressão. 

Sabe o que isso traz? Uma gestão de alto nível, eficiente e produtiva.

O papel da tecnologia na rotina do gestor de alto nível

Usar a tecnologia nos processos de uma operação logística hoje já se tornou comum. Contudo, é preciso adquirir soluções com parcimônia, selecionando apenas o que a frota realmente precisa.

Por mais que a tecnologia seja uma aliada, se você utilizar muitos sistemas, ou sistemas com recursos que não competem ao seu negócio, elas podem acabar atrapalhando a sua gestão.

A dica é: 

Busque entender as necessidades do seu dia a dia, quais tarefas precisam ser realizadas com mais rapidez, que informações você gostaria de coletar para análises de eficiência, economia e produtividade, e assim por diante.

Em segundo lugar, tente usar uma visão geral sobre a operação antes de escolher os seus sistemas. Embora seja intuitivo buscar um software de gestão de frota, nem sempre eles podem atender o seu problema. Muitos faltam com uma gestão de manutenção adequada, ou mesmo uma gestão de combustível, que gera os principais gastos de uma frota.

Confira alguns dos principais sistemas que você pode analisar sistemas de gestão para:

  • Manutenção;
  • Pneus;
  • Combustível;
  • Motoristas;
  • Financeiro e administrativo;
  • Entre outros.

Como se tornar um gestor de frota: as melhores formações para você

Como mencionado, já existem hoje algumas graduações e especializações para essa função do mercado. Principalmente, pelo crescimento da necessidade de pessoas especialistas na área.

Então, uma coisa você pode levar consigo: oportunidade não falta.

Mas nenhuma conquista é sem esforço, certo? Você pode começar por uma graduação de administração de empresas e fazer especialização em gestão de transporte e logística. 

Outra possibilidade é fazer diretamente um curso de gestão de frotas e, após, das demais áreas:

  • Logística;
  • Produção e Operações;
  • Gestão da Cadeia de Suprimentos.

Por outro lado, você pode continuar aprendendo com portais onlines. O próprio Prolog é um meio, e há ainda outros bastante completos e interessantes.

Mas, que tal começar baixando o nosso Kit de Gestão de Frotas grátis?

Além de saber como se tornar um gestor de frota de alto nível pelo nosso guia completo, você recebe as ferramentas para transformar seu desejo em realidade!

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.