Descubra o quanto sua operação está deixando de economizar todos os meses através da calculadora do Prolog.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Quais são as competências do gestor de frotas?

Entendas as principais competências do gestor de frota para uma gestão econômica e eficiente.
Saiba quais as competências do gestor de frota necessárias para uma gestão de excelência.

Os gerentes de frota são responsáveis pela operação eficiente e econômica da frota de veículos. Para ter sucesso nessa função, você precisa ser capaz não apenas de determinar tarefas e rotinas, mas também entender as principais competências do gestor de frota e soft skills necessárias para ser um profissional bem-sucedido.

A princípio, os deveres variam de acordo com a empresa e o tamanho de sua frota, mas podem incluir tarefas como seleção de veículos, pedidos e alocação; gerenciamento e treinamento de motoristas; gerenciamento de combustível; agendamento de manutenção e orçamento.

Para dar conta de todas essas responsabilidades, você precisa ter (ou desenvolver) diversas habilidades de gestão. Então, vamos lá:

Quais as principais competências do gestor de frotas?

Na busca de resultados positivos para a sua gestão, você precisa ter fortes habilidades organizacionais, bem como boas habilidades de comunicação e resolução de problemas. Você também deve conseguir trabalhar de forma eficaz sob pressão, cumprir prazos e gerenciar orçamentos.

Além dessas habilidades mais práticas, você também precisa das soft skills — habilidades voltadas para o desenvolvimento interpessoal e de inteligência emocional. Isso inclui, então, domínio na construção de equipe, capacidade de networking e de pensar estrategicamente.

Não apenas referente ao dia a dia da frota, mas para a efetivação de planos de longo prazo no departamento, a análise de como as mudanças em outras áreas da empresa terão impacto no transporte de cargas e até mesmo prever problemas antes que eles aconteçam.

Os gestores também precisam conseguir trabalhar com equipes de setores diferentes na transportadora, como a equipe de gestão do armazém ou do centro de distribuição. Para isso, as competências do gestor de frota devem incluir se comunicar de forma eficaz, saber falar em público e passar informações sem que nada se perca no caminho.

Um bom gerente de frota também terá uma compreensão das tendências atuais do setor para poder tomar decisões informadas sobre o futuro de sua frota. Assim como precisa ter uma compreensão de todo o negócio para tomar decisões inteligentes e que tragam resultados reais.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

5 competências do gestor de frota para você aprimorar sua liderança

Conhecimento teórico e prático

Aqui é o famoso “caminho de mão dupla”. Para uma gestão completa, é preciso tanto ter conhecimento teórico para uma gestão de frotas quanto de experiência no setor logístico.

O conhecimento teórico diz respeito aos diferentes aspectos desta atividade, desde seu planejamento organizacional e estratégico até as áreas técnicas específicas: frotas de veículos, combustíveis, lubrificantes, emissões, etc.

Embora um gerente precise dessa formação, ele também deve ter experiência para colocar seu aprendizado em prática. É aqui que entram os estágios e o trabalho com uma frota – algo que muitas empresas oferecem como parte de seus programas de pós-graduação. A experiência pode abranger todos os tipos de áreas, como orçamento, atendimento ao cliente, logística e compras.

De maneira geral, os gestores precisam ser capazes de ver o ‘quadro geral’ do transporte e levar em conta fatores como tendências econômicas e mudanças legislativas ao planejar e organizar suas frotas.

Por isso, a junção do teórico e prático, assim como a diversidade de setores em sua experiência profissional são fundamentais no sucesso da gestão.

Raciocínio lógico e estratégico

Em outras palavras, entre as competências do gestor de frota, ele deve manter uma linha de pensamento clara e com foco em resultados.

É preciso saber lidar com planilhas, finanças, pesquisas e dados estatísticos. Será uma vantagem e tanto para a sua gestão, principalmente na hora de tomar decisões sob pressão — quando você terá todas as informações necessárias para uma decisão informada.

Ademais, um gestor estratégico deve estar antenado nos sucessos e defeitos dos concorrentes. Saber o que o outro está fazendo e o que está funcionando em diferentes frentes sempre é válido para otimizar sua própria estratégia.

Relacionamento e comunicação

Uma das principais soft skills é a construção de relações de trabalho com todos os colaboradores da transportadora. Para isso, a comunicação é crucial. Inclusive, é uma habilidade que falta no mercado de trabalho.

Então, desenvolver e praticá-la traz um diferencial à sua gestão de frotas. Algumas consequências (positivas) disto são a melhoria na qualidade dos processos, atendimento ao cliente e produtividade da equipe.

O que significa ter uma boa comunicação?

Saber ouvir, questionar, falar em palavras claras e objetivas, entre outros. É importante também saber lidar com conflitos — mesmo que não sejam comuns, você precisa saber como lidar com a situação quando ela surgir.

Capacidade de adaptação

Se tem algo que a pandemia nos ensinou, é a capacidade de se adaptar diante de novas situações e acontecimentos emergenciais. Para os gestores de frota, significou a capacidade de liderar à distância.

Isso significa trabalhar com tecnologias para realizar o controle de pessoas, processos e veículos.

Claro, a adaptação deve estar presente no dia a dia também. Afinal, se tem algo difícil de encontrar em uma operação de transportes é uma rotina diária repetitiva.

Resiliência emocional

Como humanos, estamos atrelados às emoções e, em muitos casos, pode ser complexo desviar delas. Ainda mais em um ambiente agitado com o das frotas. Portanto, na hora que as emoções estiverem afloradas entre colaboradores da empresa, o gestor precisa ter a competência para interpretar e responder de maneira sensata, educada e responsável.

A resiliência emocional ainda representa outro fator: ainda que o gestor sinta que está incomodado com alguma ação ou processo da frota, ele deve reconhecer isto e tomar uma atitude mais consciente para evitar que prejudique seu trabalho e dos demais colaboradores.

O que mais é preciso para uma boa gestão de frotas?

Saber as competências do gestor de frota foi um início, trabalhar elas e praticar todos os dias é um segundo passo. Além disso, você precisa ter uma compreensão completa do que é a gestão de frotas e como será o seu dia nas operações, certo?

Para isso, baixe nosso material gratuito: Guia da Gestão de Frotas 

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.