Entenda a importância do treinamento para motorista de caminhão

Qual a responsabilidade do motorista na frota? Entenda por que o treinamento para motorista de caminhão é tão importante.
como providenciar melhorias na frota com o treinamento para motorista de caminhão

Você já percebeu que sempre que falamos em redução de custos na frota, há uma seção “treinamento para motorista de caminhão”?

Aliás, não apenas redução de custos, mas quando o objetivo é aumentar a produtividade da frota e prolongar a vida útil dos pneus, os condutores treinados ajudam a atingir as metas.

Por isso, decidimos trazer um texto exclusivo para falar mais sobre a importância de ter motoristas bem instruídos na sua frota. 

Por que o treinamento para motorista de caminhão é tão importante?

A maneira de dirigir de cada motorista da frota pode impactar os resultados das suas operações de transporte, tanto para o bem quanto para mau.

Ou seja, você pode reduzir os custos com combustível, diminuir o desgaste dos pneus, aumentar a produtividade das entregas, etc.

Porém, se as práticas de direção do motorista são precárias, você pode acabar com prejuízos: entregas atrasadas, quebra de veículos, maior número de multas, acidentes em estradas, e assim por diante.

Vamos entrar em mais detalhes sobre cada benefício que o treinamento para motorista de caminhão pode trazer?

Otimização da manutenção

Quando o motorista sabe quais passos seguir e como fazê-lo corretamente, o trabalho se torna mais prático e rápido. Se você adquirir soluções como o checklist eletrônico, além de fornecer o treinamento, será uma motivação extra para os condutores melhorarem seu desempenho.

Redução de custos

Uma direção mais cuidadosa e prudente significa reduzir os gastos de várias maneiras: com multas, troca de peças, compra de novos veículos, entre outros.

Por exemplo, quando o veículo é bem dirigido, os impactos de buracos e detritos na pista são menores, diminuindo os danos nos pneus e no caminhão como um todo. Igualmente, tornando o consumo de combustível mais eficiente.

Menos acidentes

São diversas as situações em viagens onde o veículo pode sofrer impactos e danos, mas se o condutor souber como agir, estes serão minimizados. Isso pode ser realizado com treinamentos de direção defensiva e segurança no trânsito.

Aumento de produtividade

Ao contrário do que alguns podem pensar, produtividade não é fazer mais entregas no menor tempo possível. Sabe o que é? Fazer entregas dentro de um período com segurança!

O gestor de frotas é quem determina e otimiza as rotas, cabe ao motorista respeitar o planejamento e dirigir prezando pela segurança, leis de trânsito e instruções de uso do veículo.

Menor rotatividade de funcionários

Uma empresa que investe na capacitação de seus colaboradores costuma apresentar uma taxa de rotatividade menor. Com os treinamentos, os funcionários se sentem mais parte da transportadora e motivados a se tornarem melhores no que fazem.

Funciona como um incentivo para a equipe e você colhe todos os benefícios no final.

Quais são as demandas da equipe?

Antes de pensar em qual treinamento para motorista de caminhão realizar, observe quais as demandas que a sua frota apresenta hoje. Você com certeza acompanha alguns indicadores de desempenho que podem mostrar um caminho inicial a seguir.

Então, busque nos dados de número de multas, combustível utilizado durante o mês, número de manutenções corretivas realizadas, horas de trabalho e intervalos, e assim vai.

Qual fator mais se repete no momento? Se o número de multas estiver alto, por exemplo, você pode direcionar o treinamento para o Código de Trânsito Brasileiro ou algo sobre a conscientização da responsabilidade do motorista na segurança em trânsito.

Quais treinamentos podem ser oferecidos?

Você pode oferecer o que achar necessário, claro. Contudo, estamos aqui para dar algumas ideias dos treinamentos para motorista de caminhão que são mais comuns e super importantes:

  • direção defensiva: irá focar em quais são as atitudes responsáveis no trânsito e que respeitam as leis do CTB, como evitar o excesso de velocidade;
  • direção eficiente: dará foco para economia de recursos e conservação do veículo;
  • ética profissional e pessoal: tão importante quanto mostrar a importância de cuidar dos veículos e ter boas práticas de direção, é conscientizar os condutores de comportamentos empáticos e positivos, relembrando também, atitudes que podem ser consideradas uma infração, como resolver problemas pessoais no horário de trabalho e usando os recursos da empresa;
  • sustentabilidade: os motoristas, com seu estilo de direção, podem auxiliar na redução dos impactos ambientais causados pelo automóvel, entre outros temas da área;
  • Código de Trânsito Brasileiro: conhecer as principais leis de trânsito é uma obrigação de todos, sejam motoristas profissionais ou não, mas é sempre bom realizar treinamentos na área para apontar as atualizações no código;
  • política de frota da empresa: cada empresa tem suas próprias regras e condutas padronizadas para determinadas situações e todos os colaboradores devem estar cientes destas, além de disponibilizar a política de forma impressa ou digital em uma sala de funcionários, realizar um treinamento sobre é uma boa alternativa;
  • gerenciamento de riscos: embora seja uma tarefa primária do gestor de frotas, todo motorista deve ter noções para minimizar prejuízos, ameaças e danos durante o transporte de cargas.

Aprenda mais sobre tornar a sua Gestão de Frotas eficiente e produtiva com nosso ebook gratuito: BAIXE AQUI.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.