7 livros para aprimorar seus conhecimentos em logística

Separamos 7 livros sobre logística para você ler e aplicar seus conhecimentos. Melhore a gestão da sua frota a partir de agora!
Conheça alguns livros sobre logística para transformar a sua gestão

Você está sempre em busca de conhecer mais da sua área e aprimorar a sua gestão? Então, uma boa lista de livros sobre logística tem o seu valor bem claro!

Confira as leituras que separamos para você aprender ainda mais sobre gestão, logística, tecnologia, inovação e dados. Cada um tem um foco e abordagens diferentes, mas uma coisa é certa: todos eles vão te ajudar a melhorar a sua gestão de frotas.

Seja através de uma mudança de visão sobre as estratégias logísticas ou da aplicação de um novo processo na cadeia de suprimentos, você terá insights esclarecedores. Veja a lista:

A loja de tudo, Jeff Bezos e a Era da Amazon

Nesse livro, Brad Stone relata a história de Jeff Bezos, desde sua infância criativa até a sua grande criação: a Amazon, um dos maiores e-commerces hoje. Através de depoimentos de algumas pessoas — entre amigos, familiares e colaboradores —, para trazer o livro à vida, aprendemos diversas lições sobre logística.

Bezos percebeu, desde cedo, que o segredo para o sucesso era agradar ao cliente. E, em seu ramo, a melhor forma de fazer isso é com entregas rápidas.

Por isso, embora não esteja tão diretamente ligado com uma gestão de frotas, o livro traz conhecimentos valiosos sobre processos logísticos — inclusive as medidas adotadas para entregas onlines e físicas de extrema rapidez.

Afinal, a Amazon depende dessas operações para sobreviver. Então, todas as estratégias desenvolvidas e usadas por Bezos são descritas e analisadas neste livro.

Gestão logística do transporte de cargas

Esse é um livro escrito em parceria entre José Vicente Caixeta-Filho e Ricardo Silveira Martins, além de outros 13 colaboradores, onde eles apresentam desafios enfrentados na gestão de transporte de mercadorias.

Um dos maiores desafios apresentados por eles é a gestão dos motoristas de caminhão.

Por meio de estudos de casos, falam sobre questões técnicas e até mesmo a importância desse meio de transporte de cargas para o desenvolvimento econômico do país. Ou seja: uma leitura bem completa!

O ponto de vista que passam para o leitor é de que, embora a redução de custos seja atrelada à logística, não é possível ter uma boa gestão sem o investimento adequado na infraestrutura de transportes — algo que sempre ressaltamos por aqui.

Acreditamos que todos os gestores com foco em economia no transporte e gerenciamento logístico devem ter essa leitura em dia!

Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégias para a redução de custos e melhoria dos serviços

Embora seja um livro mais antigo (1997), a visão futurista do autor estudioso Martin Christopher contém reflexões bastante atuais sobre negócios logísticos.

Por isso, ainda que falte uma fala em assuntos tão em alta hoje como as logtechs e o uso da tecnologia nos processos logísticos, o livro traz uma história que agrega muito conhecimento acerca da supply chain e operações de transporte. Tratando, principalmente, da agilidade e previsibilidade dos negócios através de estudos de caso.

Logística Lean em Centros de Distribuição

Escrito por Alexandre Cardoso, o livro sobre logística lean em centros de distribuição apresenta uma história fictícia, mas baseada em dados reais sobre soluções para evitar a perda de clientes por falhas e atrasos nas entregas.

A narração mostra a transformação lean por completo, se dividindo em seis partes:

  1. Começando
  2. Separando os pedidos
  3. Garantindo as entregas: outbound
  4. Garantindo o abastecimento: inbound
  5. Mantendo os resultados
  6. Aprendizados e próximos passos

O relato dessa história, dos desafios até as soluções e resultados obtidos, visa mostrar a aplicação da estratégia lean em centros de distribuição

Inclusive, a logística lean nasceu do modelo de gestão da Toyota e outro livro interessante para se aprofundar no assunto é “O Sistema Toyota de Produção: Além da Produção em Larga Escala”.

Logística Reversa: Meio Ambiente e Competitividade

Paulo Roberto Leite escreveu esse livro que se tornou uma referência no tema ao apresentar dados e exemplos voltados para a realidade do mercado. 

Nem é necessário ter uma base de logística reversa para a leitura, visto que o autor cobre desde os princípios para entender o que é, até estratégias de aplicação.

Você talvez até já tenha lido algo sobre como a sustentabilidade é uma das tendências de logística, um tema bastante relacionado com a logística reversa e a conscientização ambiental, retratadas neste livro.

Lembrete: a edição mais atual é a recomendada para leitura, pois contém dados atualizados sobre o tema.

Storytelling com dados: Um guia sobre visualização de dados para profissionais de negócios

A tomada de decisões inteligentes com rapidez é cada vez uma exigência maior no mundo atual. Por isso, saber trabalhar com dados também está se tornando parte essencial de ser um gestor em qualquer área!

O livro não retrata nenhuma especificação para o setor logístico, mas auxilia no desenvolvimento de leitura de dados e análises, assim como na montagem de apresentação destes.

Dessa forma, permitindo que qualquer pessoa consiga gerar insights realmente relevantes com as informações que têm à seu dispor.

Gestão da Tecnologia e Inovação: uma abordagem prática

João Roberto Loureiro de Mattos e Leonam dos Santos Guimarães escreveram essa obra pensando na gestão de grandes empresas como um todo. Acreditam e defendem que as inovações tecnológicas são benéficas para o desenvolvimento e aceleração da economia de qualquer setor no país.

Igualmente, falam sobre o uso da ciência e tecnologia ser o meio mais eficiente para resolução de problemas e superação de desafios e dificuldades!

Como gestor de frotas e operações logísticas na era da tecnologia, é uma leitura que você não pode dispensar.

Gostou das indicações? Confira também nosso canal do YouTube que está cheio de conteúdos bacanas sobre Tecnologia Logística e Gestão de Frotas.

Autor

Jade Zart

Há mais de 6 anos na área de marketing, hoje coordena o time da Prolog e está sempre antenada nas principais novidades e inovações do setor logístico.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.