Mais de 400 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Você precisa de um processo de logística reversa? Entenda mais sobre o assunto

Entenda mais sobre o que é logística reversa, qual a sua importância e qual o papel do gestor de frotas nessa questão. Explicamos tudo.
O que é logística reversa?

Onde a logística reversa se encaixa na gestão de frotas? Todas as frotas precisam dela? Aqui está o essencial que você precisa saber sobre a logística reversa.

Embora seja um assunto pouco discutido dentro da gestão de frotas, é importante conhecer esse conceito e o que ele significa. Estamos falando, é claro, da logística reversa. Desde 2010 esse assunto vem sendo debatido.

Isto porque esse foi o ano em que surgiu a lei apresentando o conceito e estabelecendo algumas regras e obrigações sobre o retorno de determinadas mercadorias para seu ponto de origem.

A principal questão que queremos trabalhar aqui é: toda empresa que trabalha com transporte precisa aplicar a logística reversa? Se você é um gestor de frotas ou tem algum outro papel dentro da gestão de frotas, já se deparou com a necessidade de aprender mais sobre o assunto?

Aqui separamos algumas informações fundamentais sobre o tema que você não pode deixar de conhecer.

O que é a logística reversa?

Esse é um conceito relativamente novo, surgiu em torno de 2010 com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, através da Lei nº 12.305

Mas o que ela é? O que ela faz?

Vamos pensar assim: se a logística é o processo de levar um produto até o cliente, então a logística reversa é o transporte do produto de volta para a empresa. Aliás, dos resíduos deste produto.

E-BOOK
GESTÃO DE PNEUS

Economia e produtividade com a gestão de pneus.

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Trata-se de um processo para reduzir a “produção” de lixo, além de conscientizar a população e empresas do seu papel na sustentabilidade.

Um grande exemplo que podemos dar é o McDonald ‘s. Essa rede de fast food tem filiais no Brasil inteiro e, dentro dos pedidos feitos nos restaurantes, um dos mais populares é a batata frita. Ou seja, muito óleo é utilizado.

O que acontece então? Para não causar desperdício, os caminhões que fazem as rotas para entregar produtos em cada filial também fazem o trabalho de recolher o óleo usado. Este que é encaminhado para uma análise e reutilização como combustível para os próprios caminhões. Interessante, né?

Qual a importância da logística reversa?

Mais do que a questão da sustentabilidade, que já é de grande importância, a logística reversa tem outros fatores que podem ser considerados pela transportadora. Um deles é o estabelecimento de uma imagem positiva para a empresa.

Mostrar-se como uma marca que está preocupada em melhorar o meio ambiente e buscando soluções para reduzir o impacto de suas ações é uma maneira de humanizar a empresa. Isso é algo crucial hoje em dia, os clientes dão valor para quem tenta se conectar com eles de maneiras criativas.

Igualmente, e algo que talvez seja de maior interesse seu, a logística reversa pode diminuir seus custos. Como isso é possível? Se você trabalha com cascos de vidro, estes podem ser retornados à empresa e reutilizados, por exemplo.

Outros tipos de embalagens e produtos podem ser desfeitos e reutilizados na produção de novos produtos.

Ainda que pareça um investimento alto de início, ele irá compensar e diminuir os custos na sua estratégia a longo prazo. Basta criar um plano de logística reversa eficiente.

Qual o papel do gestor na logística reversa?

Primeiro de tudo, se você está envolvido no mundo da logística, é essencial pelo menos conhecer o conceito. 

Você deve entender que toda empresa pode implantar uma estratégia de logística reversa, mas para algumas, é uma obrigatoriedade. Dentre elas: 

  • agrotóxicos;
  • pilhas e baterias;
  • pneus;
  • óleos lubrificantes (seus resíduos e embalagens);
  • lâmpadas fluorescentes;
  • produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

A sua empresa se encaixa nessa lista? Então você precisa saber mais do que apenas o conceito. Você precisa entender todo o processo da logística reversa e como aplicá-la no transporte de cargas da sua frota.

Se a sua empresa não está na lista, algo a menos que você deve estudar a fundo. Mas, antes de parar a sua leitura, você sabe qual é o processo correto para descarte dos pneus da sua frota? Afinal, eles estão inclusos como obrigação na prática de logística reversa.

A responsabilidade não é de todo sua, o fornecedor de pneus da sua frota que deve ter um plano próprio para recolher os resíduos e lhe explicar como será feita a coleta. No caso, dos pneus velhos e desgastados que você não irá mais utilizar.

Se o provedor não cuida dessa questão, você deve ir atrás do mesmo e se informar sobre isso.

Ficou claro o seu papel? Que tal entender mais sobre a gestão de frotas e seu papel como gestor? Baixe nosso e-book GRATUITO:

GUIA DA GESTÃO DE FROTAS: TORNANDO SUA GESTÃO MAIS EFICIENTE

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.