O que é o rastreamento de cargas?

Conheça mais sobre o funcionamento do rastreamento de cargas

Luiz Felipe
Luiz Felipe
Powered by Rock Convert

Você sabia que, em 2018, foram registrados 22 mil ataques a motoristas de transporte de cargas? Esse é um dos motivos que torna o rastreamento de cargas essencial na gestão de frotas.

Um dos papéis do gestor de frotas é acompanhar todos os processos da operação de transportes, evitando danos e aumentando a eficiência. Afinal, falhas em qualquer parte do processo podem levar a grandes prejuízos.

O rastreamento de cargas é um dos recursos que surgiram para auxiliar o gestor de frotas a melhorar seu trabalho. Isto é, tornando algumas funções mais rápidas e precisas, como a realização de um melhor planejamento de rotas.

Além disso, outros detalhes podem ser observados por meio desse rastreamento, incluindo a velocidade média dos motoristas. Assim, a sua visão sobre o funcionamento da frota irá se tornar muito mais clara.

Primeiro, vamos entrar mais a fundo nesta questão:

O que é rastreamento de cargas?

Resumidamente, é o acompanhamento em tempo real da mercadoria que está sendo transportada, desde o momento que ela sai do estoque até a chegada no destino final.

Essa função costuma ser feita através de mapas digitais que permitem melhor visualizar a localização das cargas, muitos, com visualização do movimento das cargas em tempo real. Como mencionado anteriormente, os casos de roubos aqui no Brasil são excessivos, então o rastreamento de cargas surgiu devido à preocupação com a segurança do transporte

Apesar disso, o rastreamento não evita completamente os roubos, mas ajuda a tomar decisões e precauções mais rapidamente caso algo aconteça. Por exemplo, se o veículo sai da rota planejada e/ou para por muito tempo em um local não previsto, o analista da rota deve ligar e entender o que está acontecendo.

Outras funcionalidades desse artifício da logística incluem:

  • conferir se as rotas planejadas estão sendo cumpridas;
  • por qual motivo uma rota precisou ser alterada;
  • qual a velocidade média do veículo na viagem;
  • entender dados de aceleração excessiva e freadas bruscas;
  • tempo de pausa dos caminhões;
  • jornada de trabalho dos motoristas.

Em adição, o rastreamento é mais do que um auxílio para a empresa, ele ajuda o cliente a saber em que andamento está a chegada da sua compra.

Quais são os benefícios do rastreamento?

Dentre os benefícios do rastreamento de cargas, podemos citar:

Otimização dos roteiros de viagem

O rastreamento ajuda a entender como ocorreu a viagem, se tiveram paradas inesperadas, entre outros detalhes. Ou seja, para a próxima viagem, o planejamento do roteiro vai levar todas essas informações em consideração para melhorar a rota.

Powered by Rock Convert

Assim, evitando fatores que atrasam a viagem ou a tornam mais cara. Por exemplo, pedágios, obras na estrada/rodovia, ruas de mão única e assim por diante. Nesse sentido, a economia da sua gestão de frota irá melhorar muito, pois você estará, de maneira geral, reduzindo custos.

Maior agilidade nas entregas

Com o rastreamento, existe uma necessidade maior de o planejamento e cronograma de entregas ser cumprido. Por isso, existe um esforço maior em cumprir com a promessa de prazo feita ao cliente.

Além disso, com o rastreamento, é possível resolver problemas inesperados que acontecem durante a viagem com maior facilidade.

Prevenção e redução de erros, roubos e extravios

Como você já sabe, o rastreamento de cargas surgiu para ajudar a evitar roubos em estrada. Dessa maneira, esse também é um de seus principais benefícios. As chances de roubos, assim como de erros na viagem e extravios de mercadoria, são reduzidas drasticamente.

Isso acontece porque, caso ocorra algo nesse sentido, sempre terá alguém observando, analisando e esperando para entrar em contato e lidar com os problemas que surgirem. Assim, é mais difícil alguém se arriscar a tentar qualquer coisa.

Tecnologias para auxiliar no rastreamento de cargas

Antes de mais nada, é preciso falar que o rastreamento de cargas, por si só, já é uma tecnologia. Os seus tipos incluem:

  • GPS;
  • RFID;
  • Telemetrias.

E no que consiste cada um desses?

Primeiro, o GPS é, com certeza, o principal meio sendo utilizado hoje. Ele pode ser através de satélite ou operadoras de telefone móvel. Nesse meio de rastreamento, é instalado um receptor no veículo que lê os sinais de satélites, calculando longitude e latitude, e envia à transportadora informações sobre a localização do veículo.

Depois, o RFID, ou radio-frequency identification, é um meio de rastrear e também ter uma comunicação mais clara acerca do transporte de cargas. Através de uma etiqueta fixada na carga que capta e transmite sinais de radiofrequência, pontos de monitoramento ao longo da cadeia de distribuiçao sao capazes de ler e repassar todas as informações para um sistema central na transportadora.

O diferencial aqui é que, mesmo que a carga seja retirada do veículo, o rastreamento continua sendo feito.

Por último, o que é e como funciona a telemetria? 

Essa é a principal tecnologia para dar ao gestor de frota informaçoes como a velocidade do veículo, o consumo de combustível e o tráfego em diversas regiões. Ela pode funcionar via rádio ou satélite e é a melhor escolha se você deseja entender todo o funcionamento da operação de transporte.

Curtiu o conteúdo até aqui? Entenda mais sobre o uso da tecnologia dentro da logística!

Powered by Rock Convert

0 Comments

Deixe uma resposta

59 − = 52

More great articles

Como fazer um planejamento de frotas?

Entenda o que você precisa para o seu planejamento de gestão de frotas 2021

O ano de 2021 está se aproximando rapidamente e queremos te perguntar: você já fez o planejamento de frotas? A…

Read Story
principais riscos do transporte de cargas

Quais são os principais riscos das operações de transporte de cargas?

Você sabe quais são os riscos do transporte de cargas? Pois bem, eles são muitos! Desde a saída até a…

Read Story
Entenda o que considerar no cálculo de frete de caminhão.

Como calcular frete de caminhão de cargas

Sem dúvida alguma, saber como calcular o frete de caminhão é uma das principais dores de cabeça para os gestores…

Read Story

Never miss a minute

Get great content to your inbox every week. No spam.
[contact-form-7 404 "Not Found"]
Arrow-up
Translate »

O GUIA DA
GESTÃO
DE FROTAS