Você já usa tecnologia logística na sua transportadora?

Qual a importância da tecnologia logística? Entenda porque você precisa usá-la nas operações de transporte (maximizando a eficiência)!
Use a tecnologia logística para melhorar suas operações de transporte.

Você sabe a melhor maneira de tornar suas operações de transporte mais ágeis e eficientes? A tecnologia logística tem um grande papel nessa tarefa.

A tecnologia mudou o ritmo do mercado em todos os segmentos e o transporte de cargas está incluso. Esse impacto da tecnologia na logística se dá muito por conta da exigência dos clientes.

Vou explicar melhor: 

Um cliente faz uma compra online, a empresa conta com a entrega da transportadora em até X horas ou dias e, você, como um colaborador no setor do transporte, precisa trabalhar para tornar essa meta possível.

E qual o papel da tecnologia nesse sistema? Ele pode variar dependendo do tipo de tecnologia que você decidir investir — pois pode variar de um sistema de gestão até um caminhão movido a energia elétrica, por exemplo. 

Mas, de maneira geral, ela deve ter um objetivo final e máximo de aumentar a eficiência nas operações de transporte.

Tecnologia logística: ganhando mais agilidade e eficiência no transporte

Todo o sistema de logística de uma transportadora pode ser afetado (positivamente) pela tecnologia. Inclusive, um dos trabalhos de um gestor de frota atualmente é estar antenado nas novidades e que tipo de tecnologia vai atender às necessidades da empresa.

As ferramentas e softwares podem variar desde processos internos até o estilo do veículo. Assim, incluindo sistemas de gestão da empresa, para manutenção do veículo e rastreamento do momento da entrega e, também, caminhões que gastam menos combustível, possuem piloto automático, etc.

Então, como saber qual tecnologia escolher? Qual a mais indicada?

Essas perguntas não tem uma resposta única e definitiva. Cada transportadora vai ter seus próprios problemas e demandas. Dessa maneira, cada gestor precisa analisar seu caso e conhecer as soluções oferecidas por cada tecnologia.

Porém, podemos aconselhar o seguinte: leve em consideração que os recursos tecnológicos devem tornar todos os processos mais simples e rápidos e, da mesma forma, reduzir os custos operacionais.

Tecnologias para transporte de cargas disponíveis hoje

Atualmente, temos diversas alternativas para implementar tecnologias no setor logístico. Podendo variar de um sistema completo de gestão para um software específico de uma área da transportadora, opções é o que não falta no mercado.

Dentre essas opções, podemos citar:

  • sistema de monitoramento e rastreamento de veículos;
  • identificador por radiofrequência;
  • geolocalização;
  • sistema de gestão de transportes;
  • sistema de gestão de armazéns;
  • sistemas de roteirização;
  • sistemas completos de gestão de frotas;
  • software de gestão de pneus;
  • software de checklist eletrônico.

Inclusive, cada solução tem versões de diferentes desenvolvedores. Ou seja, cada empresa que disponibiliza um checklist eletrônico, por exemplo, pode ter algumas funcionalidades particulares e, até, exclusivas. Assim, permitindo que você pesquise e escolha a opção que mais se adequa tanto à necessidade de gestão quanto ao orçamento disponível para investimento.

Cada um desses tem suas particularidades, de modo que, se a empresa quer apenas um sistema para auxiliar na manutenção preventiva da frota, pode escolher um software mais simples e de menor investimento.

Porém, se busca um sistema para fazer a gestão da transportadora inteira, incluindo planejamento estratégico, controle de estoque, cadastro de colaboradores e controle financeiro entre outros, precisa de um investimento maior.

Tendências de tecnologia logística para os próximos anos

Apesar de já haver diversas tecnologias no mercado, isso é algo que está em constante evolução. A tecnologia é uma área que cresce com muita rapidez e é preciso estar conectado 24 horas por dia para acompanhar todos os novos lançamentos.

Algumas inovações na logística e transporte de cargas que estão surgindo e podem ser grandes mudanças para os próximos anos incluem o caminhão com piloto automático. Isto é, o transporte autônomo, que não precisa de um motorista no comando e faz a viagem toda sozinho. 

Além disso, os veículos movidos à energia elétrica também estão se popularizando. Eles podem trazer uma grande economia às empresas transportadoras e, ainda, ajudar a reduzir o impacto ambiental que caminhões costumam causar.

O business intelligence (BI) é uma área em alta também. O que isso significa? Essa “inteligência de negócios” é um recurso que trabalha com a coleta e uso de dados do cliente em tempo real. Na logística, isso pode ser usado para acelerar entregas e economizar em outros recursos.

Claro que precisamos acompanhar de perto para ver o que realmente vai acontecer e onde iremos investir daqui 1, 5 ou 10 anos. 

No ritmo que tudo acontece hoje em dia, fica difícil fazer um planejamento a longo prazo. É preciso ir um pouco de cada vez e adequar a projeção para os próximos anos conforme os acontecimentos presentes.

Dito isso, HOJE você pode adquirir algumas ferramentas para atender as demandas do seu negócio e tornar as operações de transporte bem melhores. Quer conhecer as principais tecnologias para gestão de transporte de cargas do momento?

Confira aqui mesmo no nosso blog: O que são e para que servem essas 5 tecnologias logísticas?

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.