Mais de 400 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Você está desperdiçando recursos na frota? Veja 9 itens que indicam a resposta

É mesmo possível fazer uma redução de custos que não impacta negativamente a frota? Sim! Descubra como aqui.
A redução de custos na frota é desafiadora, mas totalmente possível

A redução de custos é desafiadora em um setor que gasta tanto quanto o do transporte rodoviário.

Embora a maioria já conheça combustível e pneus como os principais gastos de uma frota, há diversos outros fatores que ajudam a criar um plano de redução de custos.

Por isso, você precisa rastrear todos os gastos e entender a verdadeira necessidade deles. Ao negligenciar o controle financeiro da frota, você não apenas deixa de economizar em questões importantes, como o consumo de combustível.

Na realidade, você também contribui para que os gastos mensais extrapolam o orçamento da empresa.

Ou seja, você precisa conferir os principais elementos que podem estar atrapalhando a economia da sua empresa de transportes.

Ociosidade de veículos e equipe

A ociosidade se classifica como o tempo parado. Sejam veículos ou equipe parados, o desperdício acontece — assim como uma queda na produtividade.

Já sabia que um caminhão parado com motor ligado consome cerca de 2 litros de combustível por hora?

Tendo isso em vista, é  preciso que a organização e planejamento sejam impecáveis. De modo a evitar o estendimento do tempo de carga e descarga, que os motoristas sejam detidos por falta de documentação, que uma entrega seja feita fora do período planejado para o cliente, entre muitos outros motivos.

O GUIA DA
GESTÃO DE FROTAS

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Um veículo que peca na inspeção diária também pode acabar com danos e inativos para manutenção corretiva, o que pode demorar dias ou semanas dependendo do problema ocorrido.

Por isso, é preciso ter uma organização melhor e comunicação entre processos. Assim, determinando a hora certa de movimentar um produto do estoque para entrega, tendo toda a carga pronta para entrar no veículo, a equipe está preparada para descarga quando for necessário, e assim por diante. 

A roteirização que considera condições climáticas e trânsito para evitar atrasos e períodos de espera também é essencial:

Roteirização e monitoramento

Um planejamento de rotas pouco efetivo resulta em poucas entregas por viagem, no aumento do número de entregas e aumento da quilometragem percorrida. Sabe qual é a consequência disso?

Maiores custos com manutenção, correções e combustível.

Além disso, se não há o cuidado no planejamento para otimizar as entregas, as possibilidades de haver atrasos e imprevistos no caminho são grandes.

Já existem diversas ferramentas de roteirização disponíveis, tanto gratuitas como o Maps do Google, quanto pagas, que funcionam através de uma inteligência artificial mais avançada. Portanto, faça uso destas e garanta a redução de custos operacionais!

A maioria das ferramentas (principalmente as pagas) também permitem acompanhar o veículo em tempo real. Isso auxilia o aprendizado do sistema e auto-melhoria dele, assim como a confirmação se o motorista está seguindo os planos de viagem.

Gastos administrativos

A redução de custos é mais difícil quando falamos em gastos administrativos, mas ainda é possível. Os gastos aqui incluem aluguéis, tributos e impostos, salários e também trabalhos de marketing e comunicação da empresa.

O que você pode fazer para economizar nesses setores?

Contratar com inteligência, planejar muito antes de abrir novas filiais, entender a verdadeira necessidade de novos galpões de armazenagem, considerar os impostos no preço do frete (até mesmo por região, já que há impostos federais, estaduais e municipais), etc.

Peso da carga por capacidade do veículo

Sabia que tanto o excesso de carga quanto pouca carga podem ser prejudiciais à sua frota? No caso de veículos rodando com pouca carga, não é necessariamente ruim para o veículo em si, mas para o orçamento da sua operação.

Um veículo com capacidade maior do que a que você precisa gasta mais combustível, gera multas e deixa a viagem mais lenta.

Logo, é importante ter veículos diversos para operações de transporte de diferentes portes e saber quando usá-los.

Condução inadequada

Dirigir em velocidade excessiva, fazer freadas bruscas, usar o ar condicionado em baixa velocidade ou manter as janelas abertas em alta velocidade, todas essas são ações que prejudicam a eficiência do veículo em viagens.

Para exemplificar: acelerações e frenagens bruscas podem aumentar em até 40% o consumo de combustível. Além de gerarem multas, aumentar a possibilidade de acidentes e custos com manutenção de frota.

Segundo o Guia do Transporte, a velocidade ideal para um caminhão está entre 80 km/h e 88 km/h. A cada 1 km/h acima disso, o consumo de combustível aumenta em 1%. 

Por consequência, um veículo a 100 km/h consome 12% a mais de combustível do que deveria.

O desperdício de recursos pela condução é evitado com o treinamento de motoristas e criação de uma cultura de direção defensiva e econômica. Através da qual você ainda precave os veículos de desgaste mecânicos e aumenta a segurança em rota.

Lembre-se de monitorar os veículos para saber se as ações e treinamentos estão sendo efetivos.

Depreciação de veículos

A falta de cuidados com os veículos resulta na depreciação acelerada de veículos e aumenta os gastos com manutenção. 

Como um dos bens mais valiosos da frota, você não quer que isso aconteça.

É preciso que eles estejam em boas condições. Você pode garantir que eles sejam bem aproveitados e mantenham seu valor — tanto quanto possível — por meio da inspeção de veículos diária e pré-viagem (mais completa).

Falta de entendimento e visualização dos recursos e gastos

Não saber quanto é gasto e o que é gasto. Se isso não soa absurdo para você, tem algo muito errado na sua gestão.

Os custos de uma empresa de transportes podem ser fixos (independente do número de operações e serviços) ou variáveis (mudam conforme distância da entrega e número de pedidos).

Seja com uma planilha de custos ou um sistema de gestão automatizado, você deve ter controle sobre todas as contas. É a única maneira de prever e gerar uma redução de custos logísticos.

Conheça a Prolog App

Nossa empresa é focada em soluções tecnológicas para o dia a dia da sua frota. Fornecemos economia, produtividade e padronização para as suas operações de transporte.


Conheça mais sobre o Prolog e junte-se à comunidade de mais de 400 operações que já têm uma gestão de frotas mais simples e eficiente!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.