Identifique o custo mensal de um caminhão na sua operação de frotas

Conheça os fatores que compõem e como calcular o custo mensal de um caminhão em sua operação de frotas.
Conheça o custo mensal de um caminhão da frota,

Para compreender o custo mensal de um caminhão, é preciso conhecer o que compõem esses custos e qual a melhor maneira de calcular cada um.

Por isso, manter um registro de quais são os custos, a data em que as despesas aconteceram e o motivo do ocorrido é fundamental para uma gestão mais eficiente e de alta precisão.

Conheça a seguir:

Qual é o custo mensal de um caminhão?

O custo mensal de um caminhão é influenciado por diversos fatores, desde seu custo de aquisição até a quantidade de serviços corretivos realizados ao longo do tempo. 

No entanto, esse custo não é constante de mês em mês. Ele pode variar significativamente, sendo mais alto em meses em que ocorrem falhas mecânicas necessitando de grandes correções, e mais baixo em meses que apenas passa por inspeções preventivas.

Para determinar o custo mensal de um caminhão, é preciso entender todos os custos que esse tipo de veículo gera na frota. Além de compreender como esses valores devem ser considerados no cálculo geral do custo mensal do caminhão.

Tipos de custo mensal de um caminhão

Custos fixos de um caminhão

Custos que permanecem constantes ao longo do tempo são considerados custos fixos da frota. Para um caminhão, isso inclui despesas de: licenciamento, IPVA, depreciação e seguro obrigatório. 

Esses valores devem ser utilizados para o cálculo de custo fixo do caminhão:

Custo fixo do caminhão = (Custo anual / 12 meses) / número de dias que esse veículo é utilizado

Custos variáveis de um caminhão

Todo custo que possui variação ao longo do tempo é categorizado como um custo variável da frota. Quando se trata de um caminhão, isso engloba despesas como abastecimento, manutenção dos veículos, aquisição e conservação de pneus, lubrificantes, entre outros.

Gerenciar os custos variáveis é mais complexo e desafiador do que os custos fixos, pois não há uma maneira precisa de criar padrões. Por isso, é essencial implementar métodos e sistemas de gestão que facilitem a coleta e armazenagem de dados. 

Isso torna mais prático o acesso e interpretação das informações relacionadas à rotina da frota.

Por exemplo, um dos aspectos dos custos variáveis é o custo médio de manutenção de caminhão que, por natureza, requer controle próximo e individualizado. Afinal, ele considera desde a aquisição de peças para substituição até revisões dos veículos. 

Custos de estoque, limpeza interna e externa dos veículos, mão de obra para serviços preventivos e corretivos e ferramentas utilizadas no processo também são considerados. 

Isso reforça a necessidade de um planejamento de frotas sólido e uma organização eficiente em cada setor da sua operação.

Outros tipos de custo mensal de um caminhão

Para um conhecimento mais aprofundado do funcionamento de veículos pesados, é possível calcular diferentes tipos de custos, além dos custos fixos e variáveis de um caminhão.

O custo do ativo do caminhão é um exemplo disso, que considera todos os valores desde a aquisição do veículo até o descarte no final de sua vida útil. Esse cálculo é crucial para avaliar a aquisição de novos veículos e identificar quais modelos apresentam as melhores métricas e custo benefício para a sua frota.

Outra alternativa é calcular o custo por viagem, um indicador que avalia a quilometragem rodada, gastos com o motorista (alimentação, hospedagem, hora extra, etc.) e a depreciação do veículo. Com esses dados em mãos, você pode analisar fatores de melhoria, como a otimização de rotas.

Realizar o levantamento dos custos com multas também é importante, pois pode sinalizar problemas na sua gestão de motoristas e rotas. Identificar as principais ocorrências e os valores mais altos (que, geralmente, são as infrações mais graves) oferece uma base sólida para implementar as medidas corretivas mais adequadas.

Custos de um caminhão parado

O custo do caminhão parado inclui, principalmente, a perda de oportunidades e a diária do motorista. A perda de oportunidades surge quando o veículo não está em operação para gerar ou atender novas demandas de serviço, seja por estar em uma etapa de carga/descarga de produtos ou parado para correção de falhas mecânicas.

Segundo a legislação brasileira, o período máximo que o caminhão pode permanecer parado para carga ou descarga é de 5 horas. Para evitar problemas, é fundamental possuir evidências do horário de chegada e saída das instalações onde isso ocorre. 

Ultrapassar esse limite estabelecido resulta em um valor de ressarcimento determinado pela lei.

A diária do motorista é um custo adicional relevante, porque cada motorista tem um limite diário de horas trabalhadas e exceder essas horas requer a aplicação de valores de hora extra. Além disso, em rotas mais longas, já há mais despesas envolvidas, como de alimentação e hospedagem.

O custo da hora parada (CHP) é calculado a partir do custo fixo mensal do caminhão (CFM), o total de horas trabalhadas com o caminhão e a taxa de remuneração e administração do serviço

O cálculo é: CHP = CFM / horas trabalhadas X taxa de remuneração

Como calcular o custo operacional de um caminhão?

Além de calcular cada item individualmente, como demonstrado nos cálculos de custos fixos, variáveis e de caminhão parado, também é preciso entender o custo total de um caminhão por mês.

Para isso, você deve utilizar todos os valores obtidos e soma-los em uma única conta: 

Custo Total do Caminhão = Custos Fixos + Custos Variáveis + CHP 

Para avaliar o custo mensal de um caminhão, aplique essa fórmula utilizando apenas os dados referentes ao período em questão. Repita esse procedimento mês após mês para entender a variação dos custos ao longo do tempo.

Quer começar a entender melhor o custo mensal de um caminhão? Então utilize nossos materiais gratuitos! Temos desde a planilha de custos de manutenção de caminhão até para controle de multas e gastos associados. Confira todos eles aqui.

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.