Mais de 400 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Você está cuidando bem dos pneus da frota?

Conheça 7 cuidados essenciais com os pneus da frota e entenda se você está no caminho certo para a economia e conservação dessas peças.
Quais são os melhores cuidados para os pneus da frota?

Os pneus da frota podem ter um custo altíssimo, mas não necessariamente. Você pode diminuir MUITO o orçamento voltado para pneus ao realizar um controle mais rigoroso.

E ser rigoroso não significa cobrar mais dos motoristas pelas boas práticas na direção, embora a direção defensiva e econômica seja importante também. Na verdade, ser rigoroso significa adotar uma rotina de gestão de pneus.

Isto é, seguir um cronograma de inspeções para acompanhar a profundidade dos sulcos e pressão de cada pneu. Assim, permitindo prever problemas e providenciar soluções a tempo de conservar o pneu por mais tempo e possibilitar a recapagem — até 3 processos!

Algumas tarefas que dizem se você está fazendo um bom controle dos pneus da frota são:

Cronograma de inspeções

O cronograma é a primeira coisa que você deve estabelecer: quando é preciso realizar a inspeção? Qual a frequência que o motorista deve cumprir essa tarefa? Determinar um plano de inspeções é essencial para que os veículos e pneus estejam sempre em boas condições de rodar.

Seguir o cronograma é uma questão de prevenir problemas. 

Calibragem correta

Acompanhar a pressão através da aferição eletrônica ajuda a entender qual a pressão ideal para cada marca e modelo de pneu. Embora todos tenham uma recomendação do fabricante, às vezes você precisa adaptar considerando o veículo, rota, etc.

A inspeção e o sistema inteligente de gestão de pneus fazem a análise e indicam se o desgaste está irregular ou acelerado, dando a alternativa de aumentar ou diminuir a pressão para melhorar o desempenho do pneu.

E-BOOK
GESTÃO DE PNEUS

Economia e produtividade com a gestão de pneus.

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Rodízio de pneus

O rodízio ajuda a equilibrar o desgaste dos pneus dianteiros e traseiros. Os pneus dianteiros costumam sofrer um pouco mais de desgaste principalmente por conta do peso da cabine e motor, portanto fazer o rodízio garante o desgaste equivalente em todos os itens e permite uma troca de pneus completa ao invés de ter veículos com pneus de diferentes idades em um veículo — não que isso seja necessariamente ruim, mas ajuda na organização e controle.

Balanceamento e alinhamento

O balanceamento e alinhamento das rodas tem funções diferentes, mas costumam ser realizados ao mesmo tempo por serem trabalhos na mesma parte do veículo. Enquanto o primeiro tem funções de dar estabilidade ao veículo, o segundo evita que o caminhão “puxe” para os lados.

Essa tarefa deve estar numa manutenção regular da sua frota, ou, no mínimo, para ser realizada a cada 10 mil km rodados. Certifique-se de que isso esteja acontecendo.

Monitorar o desgaste

Se não acompanhar o desgaste dos pneus da frota e não buscar soluções em antecipação, você vai continuar perdendo pneus e gastando em excesso com a compra de novas peças enquanto poderia estar recapando e aumentando a vida do pneu.

O monitoramento do desgaste permite ainda que você descubra as condições ideais de rodagem de cada marca e modelo de pneu. Ou seja, mesmo que a recomendação seja rodar a 100 psi, em determinado veículo e/ou estrada, 110 psi podem ter um desempenho melhor e desacelerar o desgaste.

Utilizar sistema de gestão

O sistema simplesmente agiliza o controle, análise e tomada de decisões. Planilhas podem ser uma alternativa, mas elas não têm a automatização e o gestor precisa analisar item por item para tirar conclusões — o que, além de pouco produtivo, é demorado.

Com a rotina ocupada que têm, podem levar semanas para analisar os dados de uma única inspeção. Por isso, para realmente ter bons resultados com a gestão de pneus, um software é a melhor escolha para uma gestão de frotas de alto nível.

Conscientizar a equipe (motoristas principalmente)

Claro, você terá um controle e desempenho ainda melhor com a colaboração dos motoristas. Portanto, também é importante que eles conheçam a necessidade de cuidar dos pneus.

Todo mundo já sabe que freadas bruscas são prejudiciais, mas nem todo motorista sabe que a pressão influencia na economia de combustível e mesmo na eficiência da viagem. Ensine isso a eles e veja como irão melhorar o desempenho geral nas rotas.

Além do mais, ensine-os a importância de realizar as inspeções e registrar tudo corretamente no sistema. 

A gestão de pneus Prolog é a solução ideal para sua frota — fácil de usar e com suporte em tempo real!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.